Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Isabel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Duarte, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10482
Resumo: Os estudos curriculares têm evidenciado crescente interesse em investigar os manuais escolares, adotando uma generalizada crítica face a tal recurso educativo, tradicionalmente associada a dinâmicas de reprodução de estereótipos sociais e ao entendimento hegemónico e monocultural do conhecimento ou concertada com uma tendência homogeneizadora aí patente.Assim, este ensaio tem como principal propósito apresentar uma sustentada reflexão sobre o papel do manual escolar na dinâmica pedagogico-didática das aulas (de História) contemporâneas e, simultaneamente, perspetivar linhas estruturais que aquele recurso poderia seguir se concebido como mais um contributo para o desenvolvimento das competências de pensamento histórico dos estudantes.
id RCAP_6446e0df9ae08c94d5edf701b173efe5
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10482
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação HistóricaEducação Histórica; currículo apresentado; manual escolar; currículo ocultoOs estudos curriculares têm evidenciado crescente interesse em investigar os manuais escolares, adotando uma generalizada crítica face a tal recurso educativo, tradicionalmente associada a dinâmicas de reprodução de estereótipos sociais e ao entendimento hegemónico e monocultural do conhecimento ou concertada com uma tendência homogeneizadora aí patente.Assim, este ensaio tem como principal propósito apresentar uma sustentada reflexão sobre o papel do manual escolar na dinâmica pedagogico-didática das aulas (de História) contemporâneas e, simultaneamente, perspetivar linhas estruturais que aquele recurso poderia seguir se concebido como mais um contributo para o desenvolvimento das competências de pensamento histórico dos estudantes.FLUP-CITCEM2021-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10482oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10482CEM Cultura, Espaço & Memória; N.º 12 (2020): CEM2182-1097reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10482https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10482/9582Direitos de Autor (c) 2021 CEM Cultura, Espaço & Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Ana IsabelDuarte, Pedro2022-11-24T20:00:12Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:54.266495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
title Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
spellingShingle Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
Moreira, Ana Isabel
Educação Histórica; currículo apresentado; manual escolar; currículo oculto
title_short Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
title_full Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
title_fullStr Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
title_full_unstemmed Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
title_sort Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
author Moreira, Ana Isabel
author_facet Moreira, Ana Isabel
Duarte, Pedro
author_role author
author2 Duarte, Pedro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Isabel
Duarte, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Histórica; currículo apresentado; manual escolar; currículo oculto
topic Educação Histórica; currículo apresentado; manual escolar; currículo oculto
description Os estudos curriculares têm evidenciado crescente interesse em investigar os manuais escolares, adotando uma generalizada crítica face a tal recurso educativo, tradicionalmente associada a dinâmicas de reprodução de estereótipos sociais e ao entendimento hegemónico e monocultural do conhecimento ou concertada com uma tendência homogeneizadora aí patente.Assim, este ensaio tem como principal propósito apresentar uma sustentada reflexão sobre o papel do manual escolar na dinâmica pedagogico-didática das aulas (de História) contemporâneas e, simultaneamente, perspetivar linhas estruturais que aquele recurso poderia seguir se concebido como mais um contributo para o desenvolvimento das competências de pensamento histórico dos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10482
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10482
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10482
identifier_str_mv oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10482
https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10482/9582
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 CEM Cultura, Espaço & Memória
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 CEM Cultura, Espaço & Memória
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FLUP-CITCEM
publisher.none.fl_str_mv FLUP-CITCEM
dc.source.none.fl_str_mv CEM Cultura, Espaço & Memória; N.º 12 (2020): CEM
2182-1097
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130603498504192