Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10482 |
Resumo: | Os estudos curriculares têm evidenciado crescente interesse em investigar os manuais escolares, adotando uma generalizada crítica face a tal recurso educativo, tradicionalmente associada a dinâmicas de reprodução de estereótipos sociais e ao entendimento hegemónico e monocultural do conhecimento ou concertada com uma tendência homogeneizadora aí patente.Assim, este ensaio tem como principal propósito apresentar uma sustentada reflexão sobre o papel do manual escolar na dinâmica pedagogico-didática das aulas (de História) contemporâneas e, simultaneamente, perspetivar linhas estruturais que aquele recurso poderia seguir se concebido como mais um contributo para o desenvolvimento das competências de pensamento histórico dos estudantes. |
id |
RCAP_6446e0df9ae08c94d5edf701b173efe5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10482 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação HistóricaEducação Histórica; currículo apresentado; manual escolar; currículo ocultoOs estudos curriculares têm evidenciado crescente interesse em investigar os manuais escolares, adotando uma generalizada crítica face a tal recurso educativo, tradicionalmente associada a dinâmicas de reprodução de estereótipos sociais e ao entendimento hegemónico e monocultural do conhecimento ou concertada com uma tendência homogeneizadora aí patente.Assim, este ensaio tem como principal propósito apresentar uma sustentada reflexão sobre o papel do manual escolar na dinâmica pedagogico-didática das aulas (de História) contemporâneas e, simultaneamente, perspetivar linhas estruturais que aquele recurso poderia seguir se concebido como mais um contributo para o desenvolvimento das competências de pensamento histórico dos estudantes.FLUP-CITCEM2021-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10482oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10482CEM Cultura, Espaço & Memória; N.º 12 (2020): CEM2182-1097reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10482https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10482/9582Direitos de Autor (c) 2021 CEM Cultura, Espaço & Memóriainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Ana IsabelDuarte, Pedro2022-11-24T20:00:12Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:54.266495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica |
title |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica |
spellingShingle |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica Moreira, Ana Isabel Educação Histórica; currículo apresentado; manual escolar; currículo oculto |
title_short |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica |
title_full |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica |
title_fullStr |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica |
title_full_unstemmed |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica |
title_sort |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica |
author |
Moreira, Ana Isabel |
author_facet |
Moreira, Ana Isabel Duarte, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Pedro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Ana Isabel Duarte, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Histórica; currículo apresentado; manual escolar; currículo oculto |
topic |
Educação Histórica; currículo apresentado; manual escolar; currículo oculto |
description |
Os estudos curriculares têm evidenciado crescente interesse em investigar os manuais escolares, adotando uma generalizada crítica face a tal recurso educativo, tradicionalmente associada a dinâmicas de reprodução de estereótipos sociais e ao entendimento hegemónico e monocultural do conhecimento ou concertada com uma tendência homogeneizadora aí patente.Assim, este ensaio tem como principal propósito apresentar uma sustentada reflexão sobre o papel do manual escolar na dinâmica pedagogico-didática das aulas (de História) contemporâneas e, simultaneamente, perspetivar linhas estruturais que aquele recurso poderia seguir se concebido como mais um contributo para o desenvolvimento das competências de pensamento histórico dos estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10482 oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10482 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10482 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10482 https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10482/9582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 CEM Cultura, Espaço & Memória info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 CEM Cultura, Espaço & Memória |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FLUP-CITCEM |
publisher.none.fl_str_mv |
FLUP-CITCEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
CEM Cultura, Espaço & Memória; N.º 12 (2020): CEM 2182-1097 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130603498504192 |