A educação escolar e o currículo na formação da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Paula Diniz Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5392
Resumo: O currículo oculto é um termo com diferentes conceitos, derivados das diversas formas como a educação é compreendida historicamente, também pode ser entendido como um canalizador de mensagens subliminares, com relevante influência na formação da criança, pois são nos primeiros anos de escola que regras e valores podem ser incutidos e/ou assimilados pela criança. São elementos do currículo oculto as relações hierárquicas, regras e modos de estruturar o espaço e o tempo escolar, a forma como se distribuem as crianças em turmas, enfim, mensagens implícitas no discurso pedagógico, presente no material didático, indo além do currículo prescrito, constantes no projeto político pedagógico da escola. A finalidade do estudo aqui proposto é compreender quais as mensagens subliminares contidas no currículo prescrito, especialmente no material pedagógico que influenciam significativamente na formação da criança dos anos iniciais, repercutindo na construção de sua identidade. Portanto, consideramos pertinente desenvolver uma pesquisa que esclareça aspectos do currículo oculto, atualmente pouco estudado. Inicialmente, faremos uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo, cuja coleta de dados se dará através de consulta documental e observação de campo. O campo selecionado para o estudo é uma escola municipal, localizada na Zona Centro-Sul da cidade de Manaus. Acreditamos que esta pesquisa contribuirá, significativamente com a reflexão e redimensionamento do currículo escolar, algo, de suma importância para a construção da formação cidadã.
id UFAM-1_7f4532f810072b209903e0c305f10f90
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5392
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling A educação escolar e o currículo na formação da criançaEducaçãoCurrículo OcultoCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO currículo oculto é um termo com diferentes conceitos, derivados das diversas formas como a educação é compreendida historicamente, também pode ser entendido como um canalizador de mensagens subliminares, com relevante influência na formação da criança, pois são nos primeiros anos de escola que regras e valores podem ser incutidos e/ou assimilados pela criança. São elementos do currículo oculto as relações hierárquicas, regras e modos de estruturar o espaço e o tempo escolar, a forma como se distribuem as crianças em turmas, enfim, mensagens implícitas no discurso pedagógico, presente no material didático, indo além do currículo prescrito, constantes no projeto político pedagógico da escola. A finalidade do estudo aqui proposto é compreender quais as mensagens subliminares contidas no currículo prescrito, especialmente no material pedagógico que influenciam significativamente na formação da criança dos anos iniciais, repercutindo na construção de sua identidade. Portanto, consideramos pertinente desenvolver uma pesquisa que esclareça aspectos do currículo oculto, atualmente pouco estudado. Inicialmente, faremos uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo, cuja coleta de dados se dará através de consulta documental e observação de campo. O campo selecionado para o estudo é uma escola municipal, localizada na Zona Centro-Sul da cidade de Manaus. Acreditamos que esta pesquisa contribuirá, significativamente com a reflexão e redimensionamento do currículo escolar, algo, de suma importância para a construção da formação cidadã.VoluntárioUniversidade Federal do AmazonasBrasilMétodos e TécnicasFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2015UFAMMaria de Jesus Campos de Souza BelémAna Paula Diniz Fernandes2017-05-29T18:57:26Z2017-05-29T18:57:26Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5392application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T20:00:45Zoai:localhost:prefix/5392Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T20:00:45Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação escolar e o currículo na formação da criança
title A educação escolar e o currículo na formação da criança
spellingShingle A educação escolar e o currículo na formação da criança
Ana Paula Diniz Fernandes
Educação
Currículo Oculto
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short A educação escolar e o currículo na formação da criança
title_full A educação escolar e o currículo na formação da criança
title_fullStr A educação escolar e o currículo na formação da criança
title_full_unstemmed A educação escolar e o currículo na formação da criança
title_sort A educação escolar e o currículo na formação da criança
author Ana Paula Diniz Fernandes
author_facet Ana Paula Diniz Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria de Jesus Campos de Souza Belém
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Paula Diniz Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Currículo Oculto
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Educação
Currículo Oculto
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O currículo oculto é um termo com diferentes conceitos, derivados das diversas formas como a educação é compreendida historicamente, também pode ser entendido como um canalizador de mensagens subliminares, com relevante influência na formação da criança, pois são nos primeiros anos de escola que regras e valores podem ser incutidos e/ou assimilados pela criança. São elementos do currículo oculto as relações hierárquicas, regras e modos de estruturar o espaço e o tempo escolar, a forma como se distribuem as crianças em turmas, enfim, mensagens implícitas no discurso pedagógico, presente no material didático, indo além do currículo prescrito, constantes no projeto político pedagógico da escola. A finalidade do estudo aqui proposto é compreender quais as mensagens subliminares contidas no currículo prescrito, especialmente no material pedagógico que influenciam significativamente na formação da criança dos anos iniciais, repercutindo na construção de sua identidade. Portanto, consideramos pertinente desenvolver uma pesquisa que esclareça aspectos do currículo oculto, atualmente pouco estudado. Inicialmente, faremos uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo, cuja coleta de dados se dará através de consulta documental e observação de campo. O campo selecionado para o estudo é uma escola municipal, localizada na Zona Centro-Sul da cidade de Manaus. Acreditamos que esta pesquisa contribuirá, significativamente com a reflexão e redimensionamento do currículo escolar, algo, de suma importância para a construção da formação cidadã.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
2017-05-29T18:57:26Z
2017-05-29T18:57:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5392
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274306980872192