Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18288 |
Resumo: | Os estudos curriculares têm evidenciado crescente interesse em investigar os manuais escolares, adotando uma generalizada crítica face a tal recurso educativo, tradicionalmente associada a dinâmicas de reprodução de estereótipos sociais e ao entendimento hegemónico e monocultural do conhecimento ou concertada com uma tendência homogeneizadora aí patente. Assim, este ensaio tem como principal propósito apresentar uma sustentada reflexão sobre o papel do manual escolar na dinâmica pedagogico-didática das aulas (de História) contemporâneas e, simultaneamente, perspetivar linhas estruturais que aquele recurso poderia seguir se concebido como mais um contributo para o desenvolvimento das competências de pensamento histórico dos estudantes. |
id |
RCAP_f3ccab51242781b82eb350f110022eab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18288 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação HistóricaEducação históricaCurrículo apresentadoManual escolarCurrículo ocultoOs estudos curriculares têm evidenciado crescente interesse em investigar os manuais escolares, adotando uma generalizada crítica face a tal recurso educativo, tradicionalmente associada a dinâmicas de reprodução de estereótipos sociais e ao entendimento hegemónico e monocultural do conhecimento ou concertada com uma tendência homogeneizadora aí patente. Assim, este ensaio tem como principal propósito apresentar uma sustentada reflexão sobre o papel do manual escolar na dinâmica pedagogico-didática das aulas (de História) contemporâneas e, simultaneamente, perspetivar linhas estruturais que aquele recurso poderia seguir se concebido como mais um contributo para o desenvolvimento das competências de pensamento histórico dos estudantes.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Ana IsabelDuarte, Pedro2021-09-02T08:26:46Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18288porMoreira, A. I., & Duarte, P. (2020). Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a educação histórica. Revista CEM / Cultura, Espaço & Memória, 113-134.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:57.205295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica |
title |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica |
spellingShingle |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica Moreira, Ana Isabel Educação histórica Currículo apresentado Manual escolar Currículo oculto |
title_short |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica |
title_full |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica |
title_fullStr |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica |
title_full_unstemmed |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica |
title_sort |
Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica |
author |
Moreira, Ana Isabel |
author_facet |
Moreira, Ana Isabel Duarte, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Pedro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Ana Isabel Duarte, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação histórica Currículo apresentado Manual escolar Currículo oculto |
topic |
Educação histórica Currículo apresentado Manual escolar Currículo oculto |
description |
Os estudos curriculares têm evidenciado crescente interesse em investigar os manuais escolares, adotando uma generalizada crítica face a tal recurso educativo, tradicionalmente associada a dinâmicas de reprodução de estereótipos sociais e ao entendimento hegemónico e monocultural do conhecimento ou concertada com uma tendência homogeneizadora aí patente. Assim, este ensaio tem como principal propósito apresentar uma sustentada reflexão sobre o papel do manual escolar na dinâmica pedagogico-didática das aulas (de História) contemporâneas e, simultaneamente, perspetivar linhas estruturais que aquele recurso poderia seguir se concebido como mais um contributo para o desenvolvimento das competências de pensamento histórico dos estudantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-09-02T08:26:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18288 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Moreira, A. I., & Duarte, P. (2020). Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a educação histórica. Revista CEM / Cultura, Espaço & Memória, 113-134. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131469123158016 |