Dar vida às histórias : leitura e estratégias no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1717 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), inserida no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação, de Viana do Castelo. Desenvolvido num grupo de vinte e cinco crianças, com idades compreendidas entre os três e quatro anos, o estudo circunscreveu-se ao domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. Com efeito, sobrevém como relatório final de PES, vocacionado para a promoção da leitura com contexto Pré-Escolar. Neste sentido, procurou-se compreender como pode o Jardim de Infância contribuir para a formação de leitores, através do recurso a estratégias narrativas e, por sua vez, que comportamentos manifestam as crianças em atividades de animação de leitura. Para o efeito, formularam-se duas questões de investigação: 1) Como pode o Jardim de Infância contribuir para a formação de leitores? e 2) Que atitudes manifestam crianças de três/quatro anos às atividades de animação de leitura? Tendo em consideração as questões de investigação, delineou-se os seguintes os objetivos para sustentar o estudo: a) sensibilizar as crianças para a importância da leitura; b) dinamizar a área da biblioteca; desenvolver estratégias de animação de leitura para apresentar histórias; d) promover o livro como fonte de prazer e conhecimento. Com base nestes critérios estabelecidos, planearam-se quatro atividades a implementar com o grupo de crianças. O caráter metodológico incidiu sobre uma investigação qualitativa, através do qual, se recolheram dados a partir de entrevistas, da observação, registos audiovisuais e documentos produzidos pelas crianças. Com a implementação de quatro atividades estruturadas verifica-se a necessidade de proporcionar momentos de leitura agradáveis, através da diversidade de estratégias de animação de leitura. Além disso, constata-se a recetividade das crianças face os elementos exploratórios envolventes no estudo, ou seja, as estratégias narrativas. Com isto, apela-se para a necessidade do adulto, enquanto mediador de leitura, tomar consciência da importância da leitura, para a formação e educação da criança, proporcionando desta forma, momentos prazerosos de leitura, tendo em atenção todo o ambiente envolvente e recorrendo a estratégias de animação de leitura, no sentido de sustentar o interesse da criança para a literatura. |
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Dar vida às histórias : leitura e estratégias no pré-escolarLiteratura infantilLeituraEstratégias de animação de leituraChildren’s literatureReadingExpressive reading strategiesO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), inserida no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação, de Viana do Castelo. Desenvolvido num grupo de vinte e cinco crianças, com idades compreendidas entre os três e quatro anos, o estudo circunscreveu-se ao domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. Com efeito, sobrevém como relatório final de PES, vocacionado para a promoção da leitura com contexto Pré-Escolar. Neste sentido, procurou-se compreender como pode o Jardim de Infância contribuir para a formação de leitores, através do recurso a estratégias narrativas e, por sua vez, que comportamentos manifestam as crianças em atividades de animação de leitura. Para o efeito, formularam-se duas questões de investigação: 1) Como pode o Jardim de Infância contribuir para a formação de leitores? e 2) Que atitudes manifestam crianças de três/quatro anos às atividades de animação de leitura? Tendo em consideração as questões de investigação, delineou-se os seguintes os objetivos para sustentar o estudo: a) sensibilizar as crianças para a importância da leitura; b) dinamizar a área da biblioteca; desenvolver estratégias de animação de leitura para apresentar histórias; d) promover o livro como fonte de prazer e conhecimento. Com base nestes critérios estabelecidos, planearam-se quatro atividades a implementar com o grupo de crianças. O caráter metodológico incidiu sobre uma investigação qualitativa, através do qual, se recolheram dados a partir de entrevistas, da observação, registos audiovisuais e documentos produzidos pelas crianças. Com a implementação de quatro atividades estruturadas verifica-se a necessidade de proporcionar momentos de leitura agradáveis, através da diversidade de estratégias de animação de leitura. Além disso, constata-se a recetividade das crianças face os elementos exploratórios envolventes no estudo, ou seja, as estratégias narrativas. Com isto, apela-se para a necessidade do adulto, enquanto mediador de leitura, tomar consciência da importância da leitura, para a formação e educação da criança, proporcionando desta forma, momentos prazerosos de leitura, tendo em atenção todo o ambiente envolvente e recorrendo a estratégias de animação de leitura, no sentido de sustentar o interesse da criança para a literatura.The present report comes within the framework of the course unit Supervised Teaching Practice II (PES II - Prática de Ensino Supervisionada in Portuguese), regarding the Master’s degree in Pre-School Education, at the Higher School of Education of Viana do Castelo. Developed in group of twenty-five children aged three and four, this study has been confined in the field of Oral Language and the Approach to Writing. This study developed as the final PES report is devoted to reading promotion in pre-school context. In this way, we tried to understand how can kindergarten contribute to the formation of readers, through the use of narrative strategies and, in turn, manifest attitudes that children in reading animation activities.Therefore, two research questions were raised in order to support the study: 1) How can a Kindergarten contribute to the training of readers? 2) Which attitudes can be seen on three/four year old children during expressive reading activities? Given the research questions and the goals involved in the study: a) make children aware of the importance of reading; b)advancing area of the library; c) developing reading strategies animation to present stories; d) promote the book as a source of pleasure and knowledge. This context, pleaned four activities were planned to be implemented in the group of children. The methodological aspect focused on the qualitative research, through which, data was collected from interviews, observation, audio-visual records and documents made by the children. By implementing four structured and planned activities as a mean of supporting the study, it is proven the need to offer enjoyable reading moments, through the usage of different expressive reading strategies. Moreover, it is shown the receptiveness of children towards the exploratory elements of the study, that is, the narrative strategies. This calls upon the need of an adult, acting as a reading mediator, to become aware of the importance of reading related to the training and education of a child, thus enabling enjoyable reading moments, paying attention to the surrounding environment and using expressive reading strategies, with the objective of feeding the child’s interest for reading.2016-12-30T14:34:18Z2015-07-03T00:00:00Z2015-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1717TID:201509350porPereira, Mafalda Monteiro Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:33:44Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:06.179787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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