Planificar e avaliar garantindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no ensino básico 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3207 |
Resumo: | A planificação e avaliação são, há muito tempo, práticas recorrentes na realidade educativa, ainda que as metodologias utilizadas tenham sofrido alterações, até aos dias de hoje. Já a diferenciação pedagógica, surgiu após o conceito de inclusão se destacar no âmbito da educação. Este relatório centra-se na compatibilidade entre os três conceitos anteriormente referidos: Planificar, Avaliar e Diferenciação Pedagógica, de tal modo que o enquadramento teórico vai ao encontro dos mesmos. Posteriormente, numa perspetiva de investigação, através de um método qualitativo, a aluna e estagiária procurou encontrar formas e estratégias de planificar e avaliar, garantindo a diferenciação pedagógica, durante o seu estágio. Neste sentido, serão explanados os procedimentos e instrumentos aplicados. O presente relatório foi realizado no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas I e II, nas valências de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Planificação; Avaliação; Diferenciação Pedagógica; Educação Pré-Escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_645329655d375f8a8b33efb47f3851a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3207 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planificar e avaliar garantindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no ensino básico 1º cicloEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º ciclo)Diferenciação PedagógicaPlanificaçãoAvaliaçãoEducação inclusivaA planificação e avaliação são, há muito tempo, práticas recorrentes na realidade educativa, ainda que as metodologias utilizadas tenham sofrido alterações, até aos dias de hoje. Já a diferenciação pedagógica, surgiu após o conceito de inclusão se destacar no âmbito da educação. Este relatório centra-se na compatibilidade entre os três conceitos anteriormente referidos: Planificar, Avaliar e Diferenciação Pedagógica, de tal modo que o enquadramento teórico vai ao encontro dos mesmos. Posteriormente, numa perspetiva de investigação, através de um método qualitativo, a aluna e estagiária procurou encontrar formas e estratégias de planificar e avaliar, garantindo a diferenciação pedagógica, durante o seu estágio. Neste sentido, serão explanados os procedimentos e instrumentos aplicados. O presente relatório foi realizado no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas I e II, nas valências de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Planificação; Avaliação; Diferenciação Pedagógica; Educação Pré-Escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico2023-01-16T15:12:53Z2022-07-27T00:00:00Z2022-07-272022-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3207TID:203158059porMorais, Júlia Ana Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:50.316543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planificar e avaliar garantindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no ensino básico 1º ciclo |
title |
Planificar e avaliar garantindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no ensino básico 1º ciclo |
spellingShingle |
Planificar e avaliar garantindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no ensino básico 1º ciclo Morais, Júlia Ana Lopes Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Diferenciação Pedagógica Planificação Avaliação Educação inclusiva |
title_short |
Planificar e avaliar garantindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no ensino básico 1º ciclo |
title_full |
Planificar e avaliar garantindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no ensino básico 1º ciclo |
title_fullStr |
Planificar e avaliar garantindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no ensino básico 1º ciclo |
title_full_unstemmed |
Planificar e avaliar garantindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no ensino básico 1º ciclo |
title_sort |
Planificar e avaliar garantindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no ensino básico 1º ciclo |
author |
Morais, Júlia Ana Lopes |
author_facet |
Morais, Júlia Ana Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Júlia Ana Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Diferenciação Pedagógica Planificação Avaliação Educação inclusiva |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Diferenciação Pedagógica Planificação Avaliação Educação inclusiva |
description |
A planificação e avaliação são, há muito tempo, práticas recorrentes na realidade educativa, ainda que as metodologias utilizadas tenham sofrido alterações, até aos dias de hoje. Já a diferenciação pedagógica, surgiu após o conceito de inclusão se destacar no âmbito da educação. Este relatório centra-se na compatibilidade entre os três conceitos anteriormente referidos: Planificar, Avaliar e Diferenciação Pedagógica, de tal modo que o enquadramento teórico vai ao encontro dos mesmos. Posteriormente, numa perspetiva de investigação, através de um método qualitativo, a aluna e estagiária procurou encontrar formas e estratégias de planificar e avaliar, garantindo a diferenciação pedagógica, durante o seu estágio. Neste sentido, serão explanados os procedimentos e instrumentos aplicados. O presente relatório foi realizado no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas I e II, nas valências de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Planificação; Avaliação; Diferenciação Pedagógica; Educação Pré-Escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-27T00:00:00Z 2022-07-27 2022-07-08 2023-01-16T15:12:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3207 TID:203158059 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3207 |
identifier_str_mv |
TID:203158059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131634147000320 |