A utilização da Diferenciação Pedagógica pelos educadores e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Cristina Dinis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2508
Resumo: O presente relatório é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do estágio profissionalizante, em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, realizado ao longo de um período específico, apresentando as práticas vivenciadas neste âmbito, com o objetivo de enriquecer a formação da estagiária. No decorrer da prática profissionalizante, a criança/aluno foi sempre considerada/o um participante ativo, com capacidade para construir o seu próprio conhecimento, através de experiências significativas, centrando o seu processo de ensino-aprendizagem na diferenciação pedagógica. Considerando que o educador de infância/professor é um agente educativo muito importante para a formação de crianças/alunos, este deve organizar e aplicar os meios educativos adequados ao desenvolvimento integral das crianças para que, no futuro, sejam cidadãos interventivos, responsáveis, solidários e autónomos. Este relatório tem como principal objetivo fazer uma reflexão sobre a ação realizada nos contextos de estágio, no jardim de infância e 1º ciclo do Ensino Básico, tendo como ponto de partida pressupostos teóricos que serão analisados ao longo deste documento. Dos diferentes conceitos abordados, evidencia-se a pedagogia centrada na diferenciação pedagógica vista como prática fundamental do papel do educador de infância/professor do 1º ciclo na sua intervenção educativa
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