A utilização da Diferenciação Pedagógica pelos educadores e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2508 |
Resumo: | O presente relatório é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do estágio profissionalizante, em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, realizado ao longo de um período específico, apresentando as práticas vivenciadas neste âmbito, com o objetivo de enriquecer a formação da estagiária. No decorrer da prática profissionalizante, a criança/aluno foi sempre considerada/o um participante ativo, com capacidade para construir o seu próprio conhecimento, através de experiências significativas, centrando o seu processo de ensino-aprendizagem na diferenciação pedagógica. Considerando que o educador de infância/professor é um agente educativo muito importante para a formação de crianças/alunos, este deve organizar e aplicar os meios educativos adequados ao desenvolvimento integral das crianças para que, no futuro, sejam cidadãos interventivos, responsáveis, solidários e autónomos. Este relatório tem como principal objetivo fazer uma reflexão sobre a ação realizada nos contextos de estágio, no jardim de infância e 1º ciclo do Ensino Básico, tendo como ponto de partida pressupostos teóricos que serão analisados ao longo deste documento. Dos diferentes conceitos abordados, evidencia-se a pedagogia centrada na diferenciação pedagógica vista como prática fundamental do papel do educador de infância/professor do 1º ciclo na sua intervenção educativa |
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A utilização da Diferenciação Pedagógica pelos educadores e professores do 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação pré-escolarEnsino básico (1º Ciclo)Diferenciação pedagógicaDiversidadeAvaliaçãoO presente relatório é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do estágio profissionalizante, em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, realizado ao longo de um período específico, apresentando as práticas vivenciadas neste âmbito, com o objetivo de enriquecer a formação da estagiária. No decorrer da prática profissionalizante, a criança/aluno foi sempre considerada/o um participante ativo, com capacidade para construir o seu próprio conhecimento, através de experiências significativas, centrando o seu processo de ensino-aprendizagem na diferenciação pedagógica. Considerando que o educador de infância/professor é um agente educativo muito importante para a formação de crianças/alunos, este deve organizar e aplicar os meios educativos adequados ao desenvolvimento integral das crianças para que, no futuro, sejam cidadãos interventivos, responsáveis, solidários e autónomos. Este relatório tem como principal objetivo fazer uma reflexão sobre a ação realizada nos contextos de estágio, no jardim de infância e 1º ciclo do Ensino Básico, tendo como ponto de partida pressupostos teóricos que serão analisados ao longo deste documento. Dos diferentes conceitos abordados, evidencia-se a pedagogia centrada na diferenciação pedagógica vista como prática fundamental do papel do educador de infância/professor do 1º ciclo na sua intervenção educativaThe Present study is the result of a trainee experience as a kindergarten teacher that took place during a specific term, presenting practices experienced in the mentioned context with the aim of enriching the traineeship of the trainee. During this vocational practice the child/student was always approached as an active participant with the ability of building his own knowledge through his significant experiences, focusing its teaching learning process on an individual pedagogic Approach. Considering that the educator is an extremely important educational agent in children´s lives, he has to organize and to apply all educational means and skills adapting them to the children´s integral development, so that they can become responsible intervenient and solidary citizens. Having some theoretical principles in mind, this study aims mainly to reflect and to analyze in detail the teaching experience during the traineeship, in the Kindergarten. Among different concepts, this study will be focusing on the pedagogic approach of the Individual Differences in Learning, seen here as the essential role of the educator in his teaching practice2017-09-25T15:24:18Z2017-09-08T00:00:00Z2017-09-082017-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2508TID:201734958porCosta, Ana Cristina Dinisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:07Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:17.931961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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