Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rute Alexandra Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14533
Resumo: O presente relatório de estágio espelha a formação desenvolvida em contexto de ação no âmbito da Prática Educativa Supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com vista à obtenção do grau de mestre que habilita para a docência nos dois níveis educativos. Neste documento destacam-se os referenciais legais e teóricos caraterísticos dos dois níveis educativos que se mobilizam e articulam com o conhecimento das caraterísticas particulares das crianças e dos contextos para potenciarem uma prática educativa adequada, criativa e significativa para o desenvolvimento das crianças e da futura profissional. Assim, inscreveu-se a prática educativa no paradigma construtivista, no qual a criança se encontra no epicentro da ação, desempenhando um papel ativo na construção do seu conhecimento ao ter a oportunidade de ser escutada e valorizada. O processo de formação profissional sustentou-se numa aproximação da metodologia de investigação-ação que devido às suas caraterísticas de uma espiral cíclica e dinâmica de observação, planificação, ação e reflexão permitiu à futura docente uma atitude investigativa, crítica e reflexiva que conduziu a práticas inovadoras e transformadoras. Assim, preconizaram-se vivências e experiências em ambientes educativos e democráticos pautados por dinâmicas de colaboração e de cooperação entre todos os intervenientes educativos e formativos ao longo deste ciclo de estudos.
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