Relatório de estágio de qualificação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Angelina Conceição Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8677
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Pré-Escolar, integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico, foi realizado o presente relatório de qualificação profissional. Todo o trabalho desenvolvido no presente relatório teve o objetivo de dar a conhecer, de forma crítica, sustentada e refletida as competências desenvolvidas pela mestranda, associadas ao saber agir em ação. Desta forma, importa referenciar a metodologia de investigação-ação, uma vez que permitiu à mestranda desenvolver uma prática pedagógica investigativa e reflexiva, proporcionando-lhe um desenvolvimento da sua capacidade para formular questões sobre a sua prática, identificar objetivos a prosseguir e escolher as estratégias e metodologias apropriadas, para regular tanto os processos como os efeitos da sua ação. Assim, ao longo de toda a prática a mestranda, foi adotando momentos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, que facilitaram a planificação de atividades que fossem ao encontro das necessidades e interesse das crianças. É de evidenciar que só através da exploração dos processos educativos enunciados é que foi possível compreender a realidade, por forma a modificá-la. Todas as ações que a mestranda foi promovendo na prática pedagógica contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais, não só relacionadas com a prática pedagógica, mas também referentes ao processo de desenvolvimento das crianças. Neste sentido, também as intervenções realizadas pelas crianças contribuíram para o desenvolvimento pessoal e para o crescimento profissional da mestranda.
id RCAP_71bca189fd2993153f8b1b654e7342be
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8677
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de qualificação profissionalRelatório de estágioInvestigação-açãoReflexãoProcesso educativo e desenvolvimento profissionalInvestigation-actionReflectionEducative process and professional developmentDocência generalistaProfissional reflexivoDesenvolvimento profissionalGeneral teachingReflexive professionalProfessional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Pré-Escolar, integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico, foi realizado o presente relatório de qualificação profissional. Todo o trabalho desenvolvido no presente relatório teve o objetivo de dar a conhecer, de forma crítica, sustentada e refletida as competências desenvolvidas pela mestranda, associadas ao saber agir em ação. Desta forma, importa referenciar a metodologia de investigação-ação, uma vez que permitiu à mestranda desenvolver uma prática pedagógica investigativa e reflexiva, proporcionando-lhe um desenvolvimento da sua capacidade para formular questões sobre a sua prática, identificar objetivos a prosseguir e escolher as estratégias e metodologias apropriadas, para regular tanto os processos como os efeitos da sua ação. Assim, ao longo de toda a prática a mestranda, foi adotando momentos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, que facilitaram a planificação de atividades que fossem ao encontro das necessidades e interesse das crianças. É de evidenciar que só através da exploração dos processos educativos enunciados é que foi possível compreender a realidade, por forma a modificá-la. Todas as ações que a mestranda foi promovendo na prática pedagógica contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais, não só relacionadas com a prática pedagógica, mas também referentes ao processo de desenvolvimento das crianças. Neste sentido, também as intervenções realizadas pelas crianças contribuíram para o desenvolvimento pessoal e para o crescimento profissional da mestranda.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: In the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice in Preschool Education, integrated in the cycle of studies of the Masters in Preschool Education and Teaching of the first Cycle of Basic Education, the present report of professional qualification was accomplished. All the work developed in the present report had the purpose of showing, in a critical, sustained and thought way, the skills developed by the graduate student, associated to the knowing how to act in action. This way, it is important to refer the investigation-action methodology, since it allowed the graduate student to develop an investigative and reflective teaching practice, providing a development of its ability to formulate questions about its practice, identify objectives to follow and pick the appropriate strategies and methods, to control both the processes and the consequences of its action. So, throughout all its practice the graduate student, kept picking moments of observation, planning, action, evaluation and reflection, which made for an easier planning of activities that met the needs and interest of the children. It should also be referred that only through the exploration of the stated educative processes it was possible to understand the reality of the educative context, in order to change it. All the actions the graduate student promoted throughout the teaching practice contributed to the development of professional skills, not only related to the teaching practice, but also to the growth process of the children. In this sense, the interventions made by the children also add to the graduate student’s personal and professional growth.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório de qualificação profissional visa uma reflexão crítica e sustentada sobre o que se foi concretizando nos distintos níveis educativos, designadamente na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A Educação Pré-Escolar e o Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico evidenciam-se valências basilares no processo de educação ao longo da vida, por isso torna-se essencial e incontornável a sua articulação. Desta forma, o presente trabalho teve como pressuposto o desenvolvimento de competências associadas ao saber agir na prática pedagógica de ambos níveis educativos, partindo de um quadro teórico-concetual, que terá que ser adequado às características específicas de cada um. Como tal, foi fundamental desenvolver uma atitude de permanente questionamento, de caráter investigativo e crítico-reflexivo, por forma a proporcionar práticas verdadeiramente significativas e intencionais, para cada situação e contexto. Portanto, ao longo de todo o trabalho adotou-se a metodologia de investigação-ação modelada por momentos de observação, intervenção, reflexão e avaliação, que permitiram a planificação de atividades contextualizadas e intencionais. O presente relatório estrutura-se em três capítulos e uma reflexão final, sendo que estes caraterizam o quadro teórico-concetual da mestranda, o contexto onde esta se inseriu e a prática investigativa e reflexiva. Assim, todas as ações contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais, percecionando que é através de processos de investigação e reflexão que se definem os projetos de formação pessoal e profissional.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This report of professional qualification offers a reflexion, both sustained and critical, about what was made on the diferent educacional degrees, namely on the Pre-school Education and the First Degree of Basic Education, on the ambit of the Curricular Unit Pedagogical Supervise, a part of the Master's Degree in Pre-school Education and First Degree of Basic Education. Pre-school Education and First Degree education stand as the basic valences on the process of education in the life period, and so it becomes essencial and undeniable his articulation. The present report had as pressupposition the develpment of skills associated with knowing how to act on the pedagogical pratice of booth educacional levels, starting from a teoretical and conceptual board, wich will have to be suitable to the specific characteristics of each one. As so, it was fundamental to develop an actitude of permanent questioning, with researching character and both critic and reflective, in such a way it could provide practices trully significant and intentional for each situation and context. Therefore, during the whole working process it was adopted the methodology of investigation-action, shaped by the observation times, intervention, reflection and evaluation, wich allowed a planification of activities in context and with purpose. This report is organized in three chapters and final observation, in wich is characterized the theoretical-conceptual chart of the graduate student, the context she was inserted, the researching pratice and reflective practice. Thereby, all the actions contributed for the develpment of professional skills, putting in perspective that is through processes of research and reflexion that we can define the projects for personal and professional formation.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoGuimarães, Maria de Fátima Silva Santos MarquesSá, Susana MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPacheco, Angelina Conceição Sousa2016-11-21T15:26:45Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8677TID:201358743porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:01Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:28.382709Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de qualificação profissional
Relatório de estágio
title Relatório de estágio de qualificação profissional
spellingShingle Relatório de estágio de qualificação profissional
Pacheco, Angelina Conceição Sousa
Investigação-ação
Reflexão
Processo educativo e desenvolvimento profissional
Investigation-action
Reflection
Educative process and professional development
Docência generalista
Profissional reflexivo
Desenvolvimento profissional
General teaching
Reflexive professional
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de qualificação profissional
title_full Relatório de estágio de qualificação profissional
title_fullStr Relatório de estágio de qualificação profissional
title_full_unstemmed Relatório de estágio de qualificação profissional
title_sort Relatório de estágio de qualificação profissional
author Pacheco, Angelina Conceição Sousa
author_facet Pacheco, Angelina Conceição Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Guimarães, Maria de Fátima Silva Santos Marques
Sá, Susana Marques
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Angelina Conceição Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação-ação
Reflexão
Processo educativo e desenvolvimento profissional
Investigation-action
Reflection
Educative process and professional development
Docência generalista
Profissional reflexivo
Desenvolvimento profissional
General teaching
Reflexive professional
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Investigação-ação
Reflexão
Processo educativo e desenvolvimento profissional
Investigation-action
Reflection
Educative process and professional development
Docência generalista
Profissional reflexivo
Desenvolvimento profissional
General teaching
Reflexive professional
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Pré-Escolar, integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico, foi realizado o presente relatório de qualificação profissional. Todo o trabalho desenvolvido no presente relatório teve o objetivo de dar a conhecer, de forma crítica, sustentada e refletida as competências desenvolvidas pela mestranda, associadas ao saber agir em ação. Desta forma, importa referenciar a metodologia de investigação-ação, uma vez que permitiu à mestranda desenvolver uma prática pedagógica investigativa e reflexiva, proporcionando-lhe um desenvolvimento da sua capacidade para formular questões sobre a sua prática, identificar objetivos a prosseguir e escolher as estratégias e metodologias apropriadas, para regular tanto os processos como os efeitos da sua ação. Assim, ao longo de toda a prática a mestranda, foi adotando momentos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, que facilitaram a planificação de atividades que fossem ao encontro das necessidades e interesse das crianças. É de evidenciar que só através da exploração dos processos educativos enunciados é que foi possível compreender a realidade, por forma a modificá-la. Todas as ações que a mestranda foi promovendo na prática pedagógica contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais, não só relacionadas com a prática pedagógica, mas também referentes ao processo de desenvolvimento das crianças. Neste sentido, também as intervenções realizadas pelas crianças contribuíram para o desenvolvimento pessoal e para o crescimento profissional da mestranda.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-11-21T15:26:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8677
TID:201358743
url http://hdl.handle.net/10400.22/8677
identifier_str_mv TID:201358743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390837522432