A identidade do vinho do Porto e sua relação com o turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Filipa Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9136
Resumo: O Vinho do Porto é mais do que um produto comercial e de consumo, este assumiu um carácter identitário de uma nação. Desde o século XIX, que o Vinho do Porto utiliza o suporte iconográfico com o objetivo de vender e posicionar o Vinho do Porto nos mercados internacionais. A mensagem transmitida é sobretudo de confiança, prestígio, luxo e de qualidade: se no início do século tal imagem era dada pela quantidade de medalhas que um vinho recebia, hoje essa garantia é dada ao consumidor pela assinatura do enólogo ou pelas características do vinho. O objetivo desta dissertação centra-se na análise dos meios comunicacionais da marca Vinho do Porto, nomeadamente dos rótulos e cartazes. Pretendo assim, ao longo deste estudo dar resposta as seguintes perguntas: O que é a marca Vinho do Porto? Qual a relação entre a marca e o turismo? Essa relação tem resultado num aumento do turismo no Porto? Para Ricardo Magalhães, chefe da estrutura de Missão do Douro, deve-se apostar na promoção mundial e que não há nada melhor que a promoção no exterior feita à boleia do Vinho do Porto, que é conhecido em todos os cantos do mundo (Soares, 2010).
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