Ensino da exposição oral: uma experiência no 4º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Sara Isabel da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9905
Resumo: O presente estudo aborda a aprendizagem da exposição oral, mediante a mobilização do dispositivo de sequência didática, numa turma do 4.º ano de escolaridade do Ensino Básico. Grosso modo, pretendemos avaliar os efeitos de uma sequência didática, construída pela professora-investigadora, na aprendizagem discente, através da comparação das exposições orais produzidas pelos alunos no início e no fim do trabalho realizado junto destes últimos. A metodologia adotada para a realização do nosso projeto foi a investigação-ação. A recolha de dados efetuou-se mediante a gravação audiovisual das exposições orais realizadas e do preenchimento das grelhas de avaliação pelos alunos e pelo professor. Quanto à análise propriamente dita dos dados recolhidos, foi possível verificar que, de facto, houve uma pequena melhoria das exposições orais estudadas. No entanto, não podemos escamotear que foram também vários os aspetos em que a mudança não foi significativa.
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