Plano de marketing do evento Football All Star Azores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Bruno Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/6037
Resumo: Mestrado (Trabalho de Projeto), Ciências Económicas e Empresariais (Marketing), 24 de março de 2021,
id RCAP_648773fdce19b07ade57c886f069da33
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/6037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing do evento Football All Star AzoresComunicação DigitalFutebolMarketing TerritorialOrganização de EventosAçoresEvents OrganizationMarketing PlanAzoresDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMestrado (Trabalho de Projeto), Ciências Económicas e Empresariais (Marketing), 24 de março de 2021,O presente projeto está enquadrado no contexto do plano curricular do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, na especialização de Marketing. Este projeto consiste na elaboração de um plano de marketing e comunicação de um evento desportivo, bem como a planificação e organização do mesmo. O evento intitula-se Football All Star Azores e, como o próprio nome indica, está diretamente relacionado com o futebol. A ideia surgiu após identificação da inexistência de um acontecimento com as características que este evento apresenta, seja a nível regional ou nacional. Este projeto faz referência inicialmente ao aparecimento e constante evolução do conceito de marketing ao longo dos tempos e explica alguns tipos de marketing. Aborda também a evolução do futebol e a sua influência histórica. Posteriormente, observa o que é necessário para a organização do evento destacando iniciativas desportivas nacionais e regionais. Segue-se a apresentação e caracterização do evento que pretende promover o desenvolvimento da vertente social e da vertente económica através de parcerias estratégicas, aliado a um formato diferenciador da oferta desportiva regional. Examinase a importância de um bom planeamento, indispensável ao sucesso do evento, planeamento este adaptado à realidade onde é esperada a realização do mesmo. Expõe-se toda a imagem oficial do evento e as suas formas de comunicação, explicando-se de que forma esta irá ter impacto diante do público alvo. Do enquadramento teórico, verifica-se a cada vez maior importância do marketing territorial nos Açores, do marketing desportivo e do marketing de eventos. O futebol temse revelado como um fenómeno social que tem uma grande importância a nível social e a nível político. Todas as fases que integram a organização de um evento constituem um grande desafio para as organizações, sendo o público indispensável às mesmas. O formato diferenciador do evento é um dos fatores de sucesso do mesmo aliado à importância de um bom planeamento para a organização de um evento. Parcerias e ações de comunicação bem delineadas são vitais para o evento. Deste projeto resulta um planeamento de um evento de um dia, que contará com várias atividades e desafios para todos os envolvidos.ABSTRACT: The present project is framed in the context of the curricular plan of the Master in Economic and Business Sciences, in the specialization of Marketing. This project consists of preparing a marketing plan for a sporting event, as well as planning and organizing it. The event is called Football All Star Azores and, as its name implies, is directly related to football. The idea arose after identifying the non-existence of an event with the characteristics that this event presents, whether at a regional or national level. This project initially refers to the appearance and constant evolution of the concept of marketing over time and explains some types of marketing. It also addresses the evolution of football and its historical influence. Subsequently, it observes what is necessary for the organization of the event, highlighting national and regional sports initiatives. This is followed by the presentation and characterization of the event that aims to promote the development of the social and economic aspects through strategic partnerships, combined with a different format for the regional sports offer. It examines the importance of good planning, which is essential for the success of the event, which is adapted to the reality where the event is expected to take place. The official image of the event and its forms of communication are exposed, explaining how it will have an impact towards the target audience. From the theoretical framework, there is an increasing importance of territorial marketing in the Azores, sports marketing and event marketing. Football has revealed itself as a social phenomenon that has great social and political importance. All the phases that make up the organization of an event are a great challenge for organizations, and the public is indispensable to them. The exclusive format of this event is one of the success factors. Those coupled with the importance of good planning for the organization of an event. Well-designed partnerships and communication actions are vital to the event. This project results in the planning of a one-day event, which will feature various activities and challenges for all involved.Teixeira, João Carlos AguiarCâmara, Gualter Fernandes MartinsRepositório da Universidade dos AçoresRaposo, Bruno Gonçalves2021-09-09T09:27:30Z2021-03-242021-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6037202695611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:29Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:14.534409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing do evento Football All Star Azores
title Plano de marketing do evento Football All Star Azores
spellingShingle Plano de marketing do evento Football All Star Azores
Raposo, Bruno Gonçalves
Comunicação Digital
Futebol
Marketing Territorial
Organização de Eventos
Açores
Events Organization
Marketing Plan
Azores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Plano de marketing do evento Football All Star Azores
title_full Plano de marketing do evento Football All Star Azores
title_fullStr Plano de marketing do evento Football All Star Azores
title_full_unstemmed Plano de marketing do evento Football All Star Azores
title_sort Plano de marketing do evento Football All Star Azores
author Raposo, Bruno Gonçalves
author_facet Raposo, Bruno Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, João Carlos Aguiar
Câmara, Gualter Fernandes Martins
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Bruno Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Digital
Futebol
Marketing Territorial
Organização de Eventos
Açores
Events Organization
Marketing Plan
Azores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comunicação Digital
Futebol
Marketing Territorial
Organização de Eventos
Açores
Events Organization
Marketing Plan
Azores
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Mestrado (Trabalho de Projeto), Ciências Económicas e Empresariais (Marketing), 24 de março de 2021,
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-09T09:27:30Z
2021-03-24
2021-03-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/6037
202695611
url http://hdl.handle.net/10400.3/6037
identifier_str_mv 202695611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130739955990528