“Audiências cativas" em espaço escolar? O fenómeno das marcas-ilustração no manual escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farinha, Isabel Maria Bernardo Pereira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/647
Resumo: O fenómeno do Marketing Escolar inscreve-se numa forma de publicitação do espaço escolar, a que não é alheio o papel da criança na sociedade de consumo actual. Centra-se esta pesquisa, na problematização da relação entre manual escolar – livro de carácter didáctico-pedagógico, em estreita conexão com os Programas Curriculares Nacionais – e product placement, ferramenta do Marketing, catalisadora da esfera do consumo, por outro. Em síntese, constata-se que, num mundo de marcas e bens globalizado, as fontes que conjuntamente constituem o mercado de influência das crianças são, afinal, múltiplas e dispersas, neutralizando portanto os efeitos da comercialização do currículo no modelo tridimensional de mercado.
id RCAP_648777f6b4d414e975e781dd5926f9ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/647
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Audiências cativas" em espaço escolar? O fenómeno das marcas-ilustração no manual escolarMarketingMarketing escolarConsumoAudiênciasCriançasMarcasO fenómeno do Marketing Escolar inscreve-se numa forma de publicitação do espaço escolar, a que não é alheio o papel da criança na sociedade de consumo actual. Centra-se esta pesquisa, na problematização da relação entre manual escolar – livro de carácter didáctico-pedagógico, em estreita conexão com os Programas Curriculares Nacionais – e product placement, ferramenta do Marketing, catalisadora da esfera do consumo, por outro. Em síntese, constata-se que, num mundo de marcas e bens globalizado, as fontes que conjuntamente constituem o mercado de influência das crianças são, afinal, múltiplas e dispersas, neutralizando portanto os efeitos da comercialização do currículo no modelo tridimensional de mercado.CPIESCSRCIPLFarinha, Isabel Maria Bernardo Pereira2011-11-28T10:29:25Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/647por1646-1479info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:37:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:53.327238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Audiências cativas" em espaço escolar? O fenómeno das marcas-ilustração no manual escolar
title “Audiências cativas" em espaço escolar? O fenómeno das marcas-ilustração no manual escolar
spellingShingle “Audiências cativas" em espaço escolar? O fenómeno das marcas-ilustração no manual escolar
Farinha, Isabel Maria Bernardo Pereira
Marketing
Marketing escolar
Consumo
Audiências
Crianças
Marcas
title_short “Audiências cativas" em espaço escolar? O fenómeno das marcas-ilustração no manual escolar
title_full “Audiências cativas" em espaço escolar? O fenómeno das marcas-ilustração no manual escolar
title_fullStr “Audiências cativas" em espaço escolar? O fenómeno das marcas-ilustração no manual escolar
title_full_unstemmed “Audiências cativas" em espaço escolar? O fenómeno das marcas-ilustração no manual escolar
title_sort “Audiências cativas" em espaço escolar? O fenómeno das marcas-ilustração no manual escolar
author Farinha, Isabel Maria Bernardo Pereira
author_facet Farinha, Isabel Maria Bernardo Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Farinha, Isabel Maria Bernardo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing escolar
Consumo
Audiências
Crianças
Marcas
topic Marketing
Marketing escolar
Consumo
Audiências
Crianças
Marcas
description O fenómeno do Marketing Escolar inscreve-se numa forma de publicitação do espaço escolar, a que não é alheio o papel da criança na sociedade de consumo actual. Centra-se esta pesquisa, na problematização da relação entre manual escolar – livro de carácter didáctico-pedagógico, em estreita conexão com os Programas Curriculares Nacionais – e product placement, ferramenta do Marketing, catalisadora da esfera do consumo, por outro. Em síntese, constata-se que, num mundo de marcas e bens globalizado, as fontes que conjuntamente constituem o mercado de influência das crianças são, afinal, múltiplas e dispersas, neutralizando portanto os efeitos da comercialização do currículo no modelo tridimensional de mercado.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2011-11-28T10:29:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/647
url http://hdl.handle.net/10400.21/647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-1479
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CPIESCS
publisher.none.fl_str_mv CPIESCS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133359780134912