“Audiências cativas" em espaço escolar?– O fenómeno das marcas-ilustração no manual escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/8457 |
Resumo: | O fenómeno do Marketing Escolar inscreve-se numa forma de publicitação do espaço escolar a que não é alheio o papel da criança na sociedade de consumo actual. Centra-se esta pesquisa na problematização da relação entre manual escolar – livro de carácter didáctico-pedagógico, em estreita conexão com os Programas Curriculares Nacionais – e product placement, ferramenta do Marketing, catalisadora da esfera do consumo. Em síntese, constata-se que, num mundo de marcas e bens globalizado, as fontes que conjuntamente constituem o mercado de influência das crianças são, afinal, múltiplas e dispersas, neutralizando portanto os efeitos da comercialização do currículo no modelo tridimensional de mercado. |
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“Audiências cativas" em espaço escolar?– O fenómeno das marcas-ilustração no manual escolarin-school marketingschool textbookproduct placementchild consumercaptive audiencemarketing escolarmanual escolarproduct placementcriança consumidoraaudiências cativasO fenómeno do Marketing Escolar inscreve-se numa forma de publicitação do espaço escolar a que não é alheio o papel da criança na sociedade de consumo actual. Centra-se esta pesquisa na problematização da relação entre manual escolar – livro de carácter didáctico-pedagógico, em estreita conexão com os Programas Curriculares Nacionais – e product placement, ferramenta do Marketing, catalisadora da esfera do consumo. Em síntese, constata-se que, num mundo de marcas e bens globalizado, as fontes que conjuntamente constituem o mercado de influência das crianças são, afinal, múltiplas e dispersas, neutralizando portanto os efeitos da comercialização do currículo no modelo tridimensional de mercado.The phenomenon of in-school Marketing is a form of advertising of the school space, and has to be analysed beyond the paper of the child in the society of current consumption. This research studies the relation between the school textbook and product placement, Marketing tool, catalytic of the sphere of consumption. We observe in short that, in a world of brands and globalized products, the sources that jointly constitute the market of influence of the children are after all, dispersed and multiple, neutralizing therefore, the effect of the commercialization of the curriculum, in the three-dimensional model of the market.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2020-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/8457oai:revues.org:cp/8457porurn:doi:10.4000/cp.8457http://journals.openedition.org/cp/8457Farinha, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:26Zoai:revues.org:cp/8457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:19.962123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O fenómeno do Marketing Escolar inscreve-se numa forma de publicitação do espaço escolar a que não é alheio o papel da criança na sociedade de consumo actual. Centra-se esta pesquisa na problematização da relação entre manual escolar – livro de carácter didáctico-pedagógico, em estreita conexão com os Programas Curriculares Nacionais – e product placement, ferramenta do Marketing, catalisadora da esfera do consumo. Em síntese, constata-se que, num mundo de marcas e bens globalizado, as fontes que conjuntamente constituem o mercado de influência das crianças são, afinal, múltiplas e dispersas, neutralizando portanto os efeitos da comercialização do currículo no modelo tridimensional de mercado. |
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