“Audiências cativas" em espaço escolar?– O fenómeno das marcas-ilustração no manual escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farinha, Isabel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/8457
Resumo: O fenómeno do Marketing Escolar inscreve-se numa forma de publicitação do espaço escolar a que não é alheio o papel da criança na sociedade de consumo actual. Centra-se esta pesquisa na problematização da relação entre manual escolar – livro de carácter didáctico-pedagógico, em estreita conexão com os Programas Curriculares Nacionais – e product placement, ferramenta do Marketing, catalisadora da esfera do consumo. Em síntese, constata-se que, num mundo de marcas e bens globalizado, as fontes que conjuntamente constituem o mercado de influência das crianças são, afinal, múltiplas e dispersas, neutralizando portanto os efeitos da comercialização do currículo no modelo tridimensional de mercado.
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