Shakespeare e Machado de Assis: das origens do teatro brasileiro à apropriação de Hamlet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9711 |
Resumo: | Tese de mestrado, Estudos Ingleses, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013 |
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Shakespeare e Machado de Assis: das origens do teatro brasileiro à apropriação de HamletShakespeare, William, 1564-1616 - InfluênciaAssis, Machado de, 1839-1908 - Crítica e interpretaçãoLiteratura brasileira - séc.19 - História e críticaTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Estudos Ingleses, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013Esta dissertação propõe-se a analisar e reavaliar o contributo do escritor inglês William Shakespeare (1564-1616) para o universo ficcional de um dos mais relevantes autores da literatura brasileira, Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1909). Mais conhecido pelo realismo da sua obra literária, Machado de Assis foi também leitor activo e entusiástico de Shakespeare ao longo da sua vida. Neste sentido, começamos por abordar a questão da recepção de Shakespeare no Brasil oitocentista, bem como das primeiras representações das suas peças e das primeiras traduções, a fim de respondermos a questões, tais como: o modo como Machado chega a Shakespeare; o seu notável interesse pelo autor inglês; e quando a influência Shakespeariana começa a ser pertinente na sua obra. Dado que a escrita de Machado dialoga com a de Shakespeare através das mais diversas formas intertextuais (citações, alusões, adaptações, pastiches, apropriações, paródias, deslocamentos temáticos e fusões de natureza híbrida), procurámos fazer uma análise sistemática de alguns textos machadianos, à luz do exemplo particular de Hamlet. Este trabalho procura também demonstrar que a possibilidade de interpretação de novos diálogos intertextuais entre Shakespeare e Machado está longe de ser um tema encerrado. Deste modo, damos ênfase, sobretudo, a aspectos menos explorados pela crítica nomeadamente, a relação estabelecida com Hamlet na construção de um idioma ficcional próprio como o demonstram as análises feitas a crónica-conto “A Cena do cemitério” (1894) e do romance Helena (1876) onde evidenciamos na personagem homónima, traços ofelianos. Os resultados apresentados pretendem, por último, ser um contributo intertextual e comparatista para o estudo do diálogo produtivo existente ente a obra de Machado de Assis e William Shakespeare.ABSTRACT: This dissertation is a study and reassessment of the contribution of the English writer William Shakespeare (1564-1616) to the fictional universe of one of the most important Brazilian’s authors, Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1909). Well known for the realism of his major literary works, Machado de Assis was an active and enthusiastic Shakespeare’s reader throughout his life. In order to understand this literary relationship, we started by approaching the Brazilian reception of William Shakespeare in the first half of the nineteenth namely the first performances of his plays and the translations of his writings, in order to answer central questions to our enquiry, such as: how did Machado arrived at Shakespeare; why did last so long his remarkable interest about the English writer; and finally when did the Shakespearean influence begin to be relevant to the Brazilian master. The dialogue between Machado’s and Shakespeare’s works is visible by means of quotations, allusions, adaptations, pastiches, and appropriations. Within this vast set of text we sought mainly to analyse and interpret the early presence in Machado’s writings of the tragedy Hamlet and its universe. This study also aimed at showing that the inter-textual dialogue between Shakespeare and Machado is far from being an exhausted issue. As a matter of fact, we emphasized in this study, aspects less explored by scholars, namely the literary role of aspects of Hamlet in the building up of a proper Brazilian fictional idiom, namely in Machado’s novel Helena (1876) and in his chronicle-short-story “A Cena do Cemitério” (1894). Lastly, our study aims at offering a small contribution in order to further the understanding of the complex inter-textual dialogue between Machado de Assis and William Shakespeare.Bastos, Mário Vítor, 1961-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Kelly Aparecida dos Santos2013-12-17T13:20:49Z2013-10-112013-03-222013-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9711TID:201872285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:50.626368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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