As transformações das agências de publicidade e os seus novos modelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Fernando Aguiar Soares da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28312
Resumo: Este trabalho pretende analisar a transformação que o mercado das agências de publicidade está a sofrer. Estamos a perceber uma verdadeira revolução a vários níveis dentro das agências de publicidade tradicionais. E isto ocorre como reflexo da sociedade que também está a mudar. Os clientes estão a investir cada vez menos em publicidade tradicional e a reduzir consideravelmente os seus orçamentos para publicidade. Algumas grandes marcas como Adidas já não investem em publicidade offline. Por outro lado, novas metodologias de criatividade e cocriação estão a surgir e a atrair a atenção do mercado; mas muitos destes novos métodos criativos aparecem em empresas que não necessariamente se denominam como Agências, antes são consultorias criativas, start-ups ou hubs criativos. Esta investigação pretende refletir sobre estes novos modelos e tenta ir à procura de respostas sobre como serão as agências no futuro. No processo investigativo apoiamo-nos na experiência profissional pessoal nesta área e usamos como metodologia a entrevista a profissionais de várias empresas; na revisão da literatura verificamos que, por ser um assunto muito recente, ela é escassa neste tema pelo que usamos outros materiais como registos videográficos e jornalísticos sobre o assunto. Esta dissertação poderá ser vista como um guia de indicações para os novos modelos de negócio que se estão a desenhar na área da comunicação e publicidade.
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