Fatores que influenciam os consumidores portugueses na compra online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Cintia Larissa Semedo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11497
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal compreender os motivos que levam os consumidores portugueses a optarem pelo comércio online. Com isso, pretendeu-se analisar os hábitos de consumo, identificar os principais influenciadores, avaliar o grau de satisfação, e identificar os riscos percebidos pelos consumidores no processo de decisão de compras online. Para realização desta investigação efetuou-se uma pesquisa bibliográfica, levantamentos documentais e estatísticos. Em seguida, aplicou-se o questionário, que contou com uma amostra de 219 participantes, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. Após a recolha da amostra do google formulário, fez-se a conversão dos dados para o programa SPSS onde se aplicaram técnicas de estatística descritiva e inferencial, que permitiu analisar a relação existente entre as variáveis sociodemográficas, com os fatores influenciadores no processo da decisão de compras online. Os resultados da análise contribuíram para identificar o preço e a comodidade como sendo os principais motivos pelos quais os consumidores compram online. Através da análise estatística permitiu verificar-se que existem diferenças significativas nas variáveis sociodemográficas (género e idade) com os fatores influenciadores no processo da decisão de compras online. Enquanto que, a situação profissional e as habilitações académicas não revelaram ter efeitos significativos.
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