As marcas e os hábitos de consumo : análise dos fatores que influenciam o comportamento de consumo na maior rede do segmento de presentes no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Junior, Gilberto da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10377
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é analisar os fatores que influenciam as pessoas a fazerem suas escolhas e definirem o que, quando, como consumir e, principalmente, quanto vão gastar. Utilizamos exemplos de todo o mundo, mas o foco e a pesquisa são no hábito do consumidor brasileiro. Trata-se de um estudo de caso formal de natureza quantitativa e qualitativa. O estudo pretende compreender os critérios de tomada de decisão do consumidor especificamente no momento da compra de presentes. Caracteriza-se como pesquisa exploratória e descritiva: exploratória visto que é por meio da pesquisa bibliográfica que é formada a base de conhecimento para o desenvolvimento e aplicação de pesquisa descritiva A pesquisa tem como objetivo entender melhor um dos aspectos do consumo: o presente. Avaliando as questões que movem as pessoas a trocarem produtos. Além disso, esse estudo se justifica pela falta de estudos dentro da psicologia do consumidor e marketing que estejam especificamente direcionados ao processo de compra e troca de presentes na atualidade. Nesse mesmo sentido, pode-se dizer que a fim de garantir o ganho de vantagem competitiva, é necessário que seja construído conhecimento acerca dos fatores influenciadores da tomada de decisão do consumidor a respeito de marca, valor, momento, quantidade e freqüência. Os resultados apresentam evidências concretas da motivação causada pelas estratégias de marketing aplicadas, no comportamento de consumo das pessoas, inclusive na valorização do objeto adquirido e na demonstração de afeto entre pares. Fica evidente que o valor não é fator preponderante, existem diferentes fatores que, em conjunto, geram uma maior satisfação, no momento da realização da compra para o consumidor quanto para quem recebe o presente.
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