A disciplina na creche e no jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Nânci Zara Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10605
Resumo: O presente relatório de investigação intitulado de “ A disciplina na creche e no jardim-de-infância – educar sem castigos e sem recompensas” tem como objetivo compreender o modo como as educadoras podem adotar uma prática pedagógica que desenvolva a construção da disciplina sem recorrer aos castigos e às recompensas. Pretende por isso compreender as suas conceções acerca do tema e a forma como intervêm em situações de indisciplina. O projeto desenvolvido enquadra-se no paradigma interpretativo da investigação qualitativa que tem como abordagem a investigação-ação que tem como finalidade a interpretação da informação recolhida nos contextos de estágio de Creche e Jardim-de-Infância integrados no plano de estudos do Mestrado em Pré-escolar. Inicialmente é feita uma abordagem teórica relacionada com a temática em estudo e articulada com as vivências decorrentes dos contextos de estágio. Deste modo o relatório apresenta ainda uma constituinte interventiva que tem como objetivo uma análise refletida sobre as intervenções desenvolvidas no âmbito da disciplina sem castigos e sem recompensas. Os dispositivos de recolha de informação assentam na observação participante, nas notas de campo, na análise documental dos projetos pedagógicos, na utilização de fotografias e na implementação de um inquérito por questionário. Por fim é realizada a análise e a reflexão da informação recolhida a partir das práticas e das conceções das educadoras cooperantes e apresentadas as considerações finais.
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