SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14403 |
Resumo: | O presente estudo visou conhecer as perceções de um grupo de educadores, relativamente à importância da Supervisão no seu desenvolvimento profissional. Pretendeu-se conhecer, analisar e interpretar o modo como os Educadores percecionam a supervisão, identificando as funções e competências do Supervisor, as práticas supervisivas que consideram promotoras de desenvolvimento profissional assim como os constrangimentos e aspetos facilitadores subjacentes a este processo. O estudo foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social com 9 educadores de infância. Optou-se por uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa. Recolheram-se informações através de entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados deste estudo apontam para um reconhecimento por parte dos Educadores da importância da supervisão, da colaboração e da reflexão para o seu desenvolvimento profissional. Foram ainda identificados os principais fatores que facilitam ou dificultam este processo. A pesquisa possibilitou identificar qual o perfil de competências facilitador de desenvolvimento profissional e perspetivar formas de promover uma prática de trabalho mais reflexiva que contribua para a construção de conhecimentos, tomada de decisões e resolução de problemas. Este estudo evidencia ainda a importância do trabalho colaborativo na reflexão e melhoria das práticas de trabalho, como contributo para o desenvolvimento da aprendizagem profissional. Palavras-chave: Supervisão, desenvolvimento profissional, reflexão, colaboração, supervisor. |
id |
RCAP_64d3ce1388dcf1d9d52db687d2193b2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14403 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES DE INFÂNCIAArtigosO presente estudo visou conhecer as perceções de um grupo de educadores, relativamente à importância da Supervisão no seu desenvolvimento profissional. Pretendeu-se conhecer, analisar e interpretar o modo como os Educadores percecionam a supervisão, identificando as funções e competências do Supervisor, as práticas supervisivas que consideram promotoras de desenvolvimento profissional assim como os constrangimentos e aspetos facilitadores subjacentes a este processo. O estudo foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social com 9 educadores de infância. Optou-se por uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa. Recolheram-se informações através de entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados deste estudo apontam para um reconhecimento por parte dos Educadores da importância da supervisão, da colaboração e da reflexão para o seu desenvolvimento profissional. Foram ainda identificados os principais fatores que facilitam ou dificultam este processo. A pesquisa possibilitou identificar qual o perfil de competências facilitador de desenvolvimento profissional e perspetivar formas de promover uma prática de trabalho mais reflexiva que contribua para a construção de conhecimentos, tomada de decisões e resolução de problemas. Este estudo evidencia ainda a importância do trabalho colaborativo na reflexão e melhoria das práticas de trabalho, como contributo para o desenvolvimento da aprendizagem profissional. Palavras-chave: Supervisão, desenvolvimento profissional, reflexão, colaboração, supervisor.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2016-04-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14403por2182-9608Oliveira, SóniaCardona, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:20Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:54.391627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA |
title |
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA |
spellingShingle |
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA Oliveira, Sónia Artigos |
title_short |
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA |
title_full |
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA |
title_fullStr |
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA |
title_full_unstemmed |
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA |
title_sort |
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA |
author |
Oliveira, Sónia |
author_facet |
Oliveira, Sónia Cardona, Maria João |
author_role |
author |
author2 |
Cardona, Maria João |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sónia Cardona, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente estudo visou conhecer as perceções de um grupo de educadores, relativamente à importância da Supervisão no seu desenvolvimento profissional. Pretendeu-se conhecer, analisar e interpretar o modo como os Educadores percecionam a supervisão, identificando as funções e competências do Supervisor, as práticas supervisivas que consideram promotoras de desenvolvimento profissional assim como os constrangimentos e aspetos facilitadores subjacentes a este processo. O estudo foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social com 9 educadores de infância. Optou-se por uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa. Recolheram-se informações através de entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados deste estudo apontam para um reconhecimento por parte dos Educadores da importância da supervisão, da colaboração e da reflexão para o seu desenvolvimento profissional. Foram ainda identificados os principais fatores que facilitam ou dificultam este processo. A pesquisa possibilitou identificar qual o perfil de competências facilitador de desenvolvimento profissional e perspetivar formas de promover uma prática de trabalho mais reflexiva que contribua para a construção de conhecimentos, tomada de decisões e resolução de problemas. Este estudo evidencia ainda a importância do trabalho colaborativo na reflexão e melhoria das práticas de trabalho, como contributo para o desenvolvimento da aprendizagem profissional. Palavras-chave: Supervisão, desenvolvimento profissional, reflexão, colaboração, supervisor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14403 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130484193624064 |