O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.24887 |
Resumo: | O cenário da educação atual exige várias adaptações e mudanças ante à pandemia da covid-19, portanto, transitando de um ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial(ERE)[1]. Desta forma, a coordenação pedagógica precisa caminhar a passos largos para acompanhar e compreender os processos que se entrelaçam nessa transição de ensino. O estudo visa analisar o Ensino Remoto Emergencial na educação profissional e tecnológica sob o viés das reflexões de um coordenador pedagógico. A construção do texto delineia-se metodologicamente por meio da pesquisa bibliográfica e descritiva. As análises e os resultados apontam a necessidade de flexibilização e de redirecionamento perante os desafios encontrados no percurso do Ensino Remoto Emergencial, e ainda, a viabilidade de formações que permitam ao coordenador pedagógico proporcionar cooperação aos docentes numa visão de colaboração. [1] O termo acompanha o conceito proposto por Behar (2020). |
id |
RCAP_64dd6338090ac43acd73195a3449b381 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24887 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica:ArtigosO cenário da educação atual exige várias adaptações e mudanças ante à pandemia da covid-19, portanto, transitando de um ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial(ERE)[1]. Desta forma, a coordenação pedagógica precisa caminhar a passos largos para acompanhar e compreender os processos que se entrelaçam nessa transição de ensino. O estudo visa analisar o Ensino Remoto Emergencial na educação profissional e tecnológica sob o viés das reflexões de um coordenador pedagógico. A construção do texto delineia-se metodologicamente por meio da pesquisa bibliográfica e descritiva. As análises e os resultados apontam a necessidade de flexibilização e de redirecionamento perante os desafios encontrados no percurso do Ensino Remoto Emergencial, e ainda, a viabilidade de formações que permitam ao coordenador pedagógico proporcionar cooperação aos docentes numa visão de colaboração. [1] O termo acompanha o conceito proposto por Behar (2020).Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.24887por1646-2335Matos Moreira da Rocha, Sueli, Cleonice Pereira do Nascimento BittencourtCarvalho da Rocha , Ernaniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:02.215553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica: |
title |
O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica: |
spellingShingle |
O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica: Matos Moreira da Rocha, Sueli Artigos |
title_short |
O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica: |
title_full |
O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica: |
title_fullStr |
O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica: |
title_full_unstemmed |
O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica: |
title_sort |
O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica: |
author |
Matos Moreira da Rocha, Sueli |
author_facet |
Matos Moreira da Rocha, Sueli , Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt Carvalho da Rocha , Ernani |
author_role |
author |
author2 |
, Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt Carvalho da Rocha , Ernani |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos Moreira da Rocha, Sueli , Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt Carvalho da Rocha , Ernani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O cenário da educação atual exige várias adaptações e mudanças ante à pandemia da covid-19, portanto, transitando de um ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial(ERE)[1]. Desta forma, a coordenação pedagógica precisa caminhar a passos largos para acompanhar e compreender os processos que se entrelaçam nessa transição de ensino. O estudo visa analisar o Ensino Remoto Emergencial na educação profissional e tecnológica sob o viés das reflexões de um coordenador pedagógico. A construção do texto delineia-se metodologicamente por meio da pesquisa bibliográfica e descritiva. As análises e os resultados apontam a necessidade de flexibilização e de redirecionamento perante os desafios encontrados no percurso do Ensino Remoto Emergencial, e ainda, a viabilidade de formações que permitam ao coordenador pedagógico proporcionar cooperação aos docentes numa visão de colaboração. [1] O termo acompanha o conceito proposto por Behar (2020). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.24887 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.24887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950890684416 |