Inclusão de alunos no 1º ciclo da escola pública: perceção dos professores e dos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Micaela Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8263
Resumo: Compreendendo a inclusão como um fenómeno social complexo, que depende principalmente do planeamento e capacidade dos agentes envolvidos no processo, o presente trabalho de pesquisa teve como objetivo geral compreender a perceção dos professores e dos pais sobre a inclusão dos alunos no 1º ciclo da escola pública, tentando identificar as práticas utilizadas por parte dos professores e a ligação dos pais à escola. O estudo de cariz qualitativo decorreu num Agrupamento de Escolas do concelho de Loulé e dá a conhecer a forma como se está a processar a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas (NE) nas escolas desse Agrupamento. Inquiriram-se onze participantes, sendo cinco professores e seis pais, tendo sido utilizada uma entrevista semiestruturada. Aos dados obtidos foi feita uma análise de conteúdo, com categorias e subcategorias, criadas à posteriori. Conclui-se que os professores têm a perceção do que é uma escola inclusiva e que, na generalidade, manifestam perceções positivas face à inclusão de alunos com necessidades educativas (NE) nas escolas do ensino regular, embora apresentem muitas reservas quanto à implementação do processo de inclusão. Essas reservas são mais influenciadas pela falta de recursos humanos e materiais, do que por fatores relacionados com os próprios professores, nomeadamente, atitudes e práticas inclusivas e a necessidade de formação específica na área das NE. Os professores consideram que as escolas ainda não estão preparadas para a concretização da filosofia inclusiva. Quanto aos pais conclui-se que maioritariamente reconhecem que os professores tem realizado um bom trabalho com os seus educandos.
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