Práticas educativas promotoras do desenvolvimento de competências socioemocionais na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plácido, Mariana Sofia Maia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32455
Resumo: A Educação no século XXI exige pensar nos desafios que emergem de uma sociedade em constante mudança, em que a imprevisibilidade domina o estilo de vida. Nesse sentido, as competências socioemocionais surgem como ferramentas-chave na adaptação às exigências do atual quadro societal, sendo imprescindível promover e desenvolver estas competências desde a infância, de modo a contribuírem para um percurso de vida de sucesso em todos os domínios. Atendendo a esta preocupação, e no âmbito da Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surge o presente estudo que procurou desenvolver competências socioemocionais em crianças em idade pré-escolar, a frequentar um Jardim de Infância pertencente ao Agrupamento de Escolas do concelho de Aveiro. O estudo incluiu como participantes um grupo de 25 crianças, no entanto, selecionaram-se três dessas para desenvolver um estudo de caso, de caráter misto, com qualidades de investigação-ação. O plano de estudo organizou-se em três fases: I- Identificação das capacidades e dificuldades ao nível das competências socioemocionais do grupo e das três crianças alvo de estudo; II-Promoção de oportunidades educativas potenciadoras do desenvolvimento das competências socioemocionais, em dois contextos educativos distintos -Jardim de Infância e Floresta- e compreensão do processo nas três crianças alvo de estudo, pelo auxílio de uma grelha de observação e III- Identificação de alterações no desenvolvimento das competências socioemocionais do grupo e das três crianças alvo de estudo. Para a análise dos dados recorreu-se aos softwares WebQDA – análise de conteúdo- e IBM SPSS, versão26 - análise estatística não paramétrica. Os resultados revelam que as práticas educativas promotoras do desenvolvimento de competências socioemocionais permitiram registar uma evolução positiva, dessas competências nas crianças, particularmente em contexto Floresta.
id RCAP_eadca7bd91fbb1048cac549f37686b25
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32455
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas educativas promotoras do desenvolvimento de competências socioemocionais na infânciaCompetências socioemocionaisDesenvolvimentoInfânciaPráticas educativasEducação no século XXIBrincar na naturezaA Educação no século XXI exige pensar nos desafios que emergem de uma sociedade em constante mudança, em que a imprevisibilidade domina o estilo de vida. Nesse sentido, as competências socioemocionais surgem como ferramentas-chave na adaptação às exigências do atual quadro societal, sendo imprescindível promover e desenvolver estas competências desde a infância, de modo a contribuírem para um percurso de vida de sucesso em todos os domínios. Atendendo a esta preocupação, e no âmbito da Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surge o presente estudo que procurou desenvolver competências socioemocionais em crianças em idade pré-escolar, a frequentar um Jardim de Infância pertencente ao Agrupamento de Escolas do concelho de Aveiro. O estudo incluiu como participantes um grupo de 25 crianças, no entanto, selecionaram-se três dessas para desenvolver um estudo de caso, de caráter misto, com qualidades de investigação-ação. O plano de estudo organizou-se em três fases: I- Identificação das capacidades e dificuldades ao nível das competências socioemocionais do grupo e das três crianças alvo de estudo; II-Promoção de oportunidades educativas potenciadoras do desenvolvimento das competências socioemocionais, em dois contextos educativos distintos -Jardim de Infância e Floresta- e compreensão do processo nas três crianças alvo de estudo, pelo auxílio de uma grelha de observação e III- Identificação de alterações no desenvolvimento das competências socioemocionais do grupo e das três crianças alvo de estudo. Para a análise dos dados recorreu-se aos softwares WebQDA – análise de conteúdo- e IBM SPSS, versão26 - análise estatística não paramétrica. Os resultados revelam que as práticas educativas promotoras do desenvolvimento de competências socioemocionais permitiram registar uma evolução positiva, dessas competências nas crianças, particularmente em contexto Floresta.Education in the 21st century requires thinking about the challenges that emerge from a society in constant change, where unpredictability dominates the lifestyle. In this sense, socio-emotional skills emerge as key tools in adapting to the demands of the current societal framework, and it is essential to promote and develop these skills from childhood in order to contribute to a successful life path in all areas. In response to this concern, and within the scope of the Supervised Pedagogical Practice of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, the present study aims to develop socio-emotional skills in pre-school children, attending a kindergarten belonging to the Schools Grouping of the municipality of Aveiro. The study included as participants a group of 25 children, however, three of these were selected to develop a case study, of mixed character, with qualities of investigation-action. The study plan was organized in three phases: I- Identification of the capacities and difficulties at the level of the socio-emotional competences of the group and of the three children targeted by the study; II- Promotion of educational opportunities enhancing the development of socio-emotional competences, in two distinct educational contexts -Childhood Garden and Forest- and understanding of the process in the three children targeted by the aid of an observation grid and III- Identification of alterations in the development of the socio-emotional competences of the group and of the three children targeted by the study. For data analysis, WebQDA - content analysis - and IBM SPSS, version26 - non-parametric statistical analysis were used. The results show that the educational practices that promote the development of socio-emotional skills allowed to record a positive evolution of these skills in children, particularly in the Forest context.2021-10-26T08:43:35Z2021-02-26T00:00:00Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32455porPlácido, Mariana Sofia Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:34Zoai:ria.ua.pt:10773/32455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:07.294219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas promotoras do desenvolvimento de competências socioemocionais na infância
title Práticas educativas promotoras do desenvolvimento de competências socioemocionais na infância
spellingShingle Práticas educativas promotoras do desenvolvimento de competências socioemocionais na infância
Plácido, Mariana Sofia Maia
Competências socioemocionais
Desenvolvimento
Infância
Práticas educativas
Educação no século XXI
Brincar na natureza
title_short Práticas educativas promotoras do desenvolvimento de competências socioemocionais na infância
title_full Práticas educativas promotoras do desenvolvimento de competências socioemocionais na infância
title_fullStr Práticas educativas promotoras do desenvolvimento de competências socioemocionais na infância
title_full_unstemmed Práticas educativas promotoras do desenvolvimento de competências socioemocionais na infância
title_sort Práticas educativas promotoras do desenvolvimento de competências socioemocionais na infância
author Plácido, Mariana Sofia Maia
author_facet Plácido, Mariana Sofia Maia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Plácido, Mariana Sofia Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Competências socioemocionais
Desenvolvimento
Infância
Práticas educativas
Educação no século XXI
Brincar na natureza
topic Competências socioemocionais
Desenvolvimento
Infância
Práticas educativas
Educação no século XXI
Brincar na natureza
description A Educação no século XXI exige pensar nos desafios que emergem de uma sociedade em constante mudança, em que a imprevisibilidade domina o estilo de vida. Nesse sentido, as competências socioemocionais surgem como ferramentas-chave na adaptação às exigências do atual quadro societal, sendo imprescindível promover e desenvolver estas competências desde a infância, de modo a contribuírem para um percurso de vida de sucesso em todos os domínios. Atendendo a esta preocupação, e no âmbito da Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surge o presente estudo que procurou desenvolver competências socioemocionais em crianças em idade pré-escolar, a frequentar um Jardim de Infância pertencente ao Agrupamento de Escolas do concelho de Aveiro. O estudo incluiu como participantes um grupo de 25 crianças, no entanto, selecionaram-se três dessas para desenvolver um estudo de caso, de caráter misto, com qualidades de investigação-ação. O plano de estudo organizou-se em três fases: I- Identificação das capacidades e dificuldades ao nível das competências socioemocionais do grupo e das três crianças alvo de estudo; II-Promoção de oportunidades educativas potenciadoras do desenvolvimento das competências socioemocionais, em dois contextos educativos distintos -Jardim de Infância e Floresta- e compreensão do processo nas três crianças alvo de estudo, pelo auxílio de uma grelha de observação e III- Identificação de alterações no desenvolvimento das competências socioemocionais do grupo e das três crianças alvo de estudo. Para a análise dos dados recorreu-se aos softwares WebQDA – análise de conteúdo- e IBM SPSS, versão26 - análise estatística não paramétrica. Os resultados revelam que as práticas educativas promotoras do desenvolvimento de competências socioemocionais permitiram registar uma evolução positiva, dessas competências nas crianças, particularmente em contexto Floresta.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-26T08:43:35Z
2021-02-26T00:00:00Z
2021-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32455
url http://hdl.handle.net/10773/32455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137696566738944