Por um ensino mais envolvente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19186 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento, que tem como intuito a habilitação ao grau de mestre, permite uma reflexão, fundamentação, investigação, e análise da prática pedagógica realizada ao longo do ano letivo, e também evidenciar os pressupostos legais e teóricos que suportam a ação. Esta prática assenta numa investigação com traços semelhantes a uma investigação-ação, tem como fases a observação, planificação, implementação e consequente reflexão da ação. A reflexão mostra-se ser um momento fundamental neste processo pois permite a aquisição de novos conhecimentos e aperfeiçoamento da prática. O momento da implementação da investigação focou-se na intervenção do professor no estudo na área curricular de Ciências Naturais. A Prática de Ensino Supervisionada possibilitou a interação com diversos contextos e metodologias, permitindo à mestranda compreender que ser professor é um processo de evolução constante e contínua, tanto na vertente pessoal como profissional, baseando-se nos interesses e necessidades dos alunos, tornando-se um profissional mais envolvido na vida do aluno. Desta forma surge como tema deste relatório “Por um ensino mais envolvente: o professor como agente de mudança no estudo”. |
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Por um ensino mais envolventePrática de ensino supervisionadaInvestigação-AçãoReflexãoDesenvolvimento pessoal e profissionalSupervised teaching practiceAction researchReflectionPersonal and professional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento, que tem como intuito a habilitação ao grau de mestre, permite uma reflexão, fundamentação, investigação, e análise da prática pedagógica realizada ao longo do ano letivo, e também evidenciar os pressupostos legais e teóricos que suportam a ação. Esta prática assenta numa investigação com traços semelhantes a uma investigação-ação, tem como fases a observação, planificação, implementação e consequente reflexão da ação. A reflexão mostra-se ser um momento fundamental neste processo pois permite a aquisição de novos conhecimentos e aperfeiçoamento da prática. O momento da implementação da investigação focou-se na intervenção do professor no estudo na área curricular de Ciências Naturais. A Prática de Ensino Supervisionada possibilitou a interação com diversos contextos e metodologias, permitindo à mestranda compreender que ser professor é um processo de evolução constante e contínua, tanto na vertente pessoal como profissional, baseando-se nos interesses e necessidades dos alunos, tornando-se um profissional mais envolvido na vida do aluno. Desta forma surge como tema deste relatório “Por um ensino mais envolvente: o professor como agente de mudança no estudo”.This report is part of the Supervised Teaching Practice course, included in the study plan of the Master's Degree in Teaching in the 1st cycle of basic education and in Mathematics and Natural Sciences of the 2nd cycle of basic education. This document, which aims to qualify for a master's degree, allows for reflection, fundamentation, investigation, and analysis of the teaching practice carried out throughout the school year, as well as evidence of the legal and theoretical assumptions that support the action. This practice is based on an investigation with features similar to an action research. This has as phases the observation, planning, implementation, and consequently a reflection of the action. Reflection is a fundamental moment in this process because it allows the acquisition of new knowledge and the improvement of practice. During the implementation, at the time of the research, the teacher's intervention in the study in the curricular area of Natural Sciences was one of the focuses under study. The Supervised Teaching Practice enabled the interaction with several contexts and methodologies, allowing the student to understand that being a teacher is a process of constant evolution, both of personal and professional learning, based on the students' interests and needs, becoming a professional more involved in the student's life. Thus, the theme of this report is "For a more engaging teaching: the teacher as an agent of change in the study".Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSilva, Sara Aboim daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, Margarida Paiva2021-12-21T13:07:20Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19186TID:202941035porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-17T01:46:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:14.001915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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