Por um ensino mais envolvente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Margarida Paiva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19186
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento, que tem como intuito a habilitação ao grau de mestre, permite uma reflexão, fundamentação, investigação, e análise da prática pedagógica realizada ao longo do ano letivo, e também evidenciar os pressupostos legais e teóricos que suportam a ação. Esta prática assenta numa investigação com traços semelhantes a uma investigação-ação, tem como fases a observação, planificação, implementação e consequente reflexão da ação. A reflexão mostra-se ser um momento fundamental neste processo pois permite a aquisição de novos conhecimentos e aperfeiçoamento da prática. O momento da implementação da investigação focou-se na intervenção do professor no estudo na área curricular de Ciências Naturais. A Prática de Ensino Supervisionada possibilitou a interação com diversos contextos e metodologias, permitindo à mestranda compreender que ser professor é um processo de evolução constante e contínua, tanto na vertente pessoal como profissional, baseando-se nos interesses e necessidades dos alunos, tornando-se um profissional mais envolvido na vida do aluno. Desta forma surge como tema deste relatório “Por um ensino mais envolvente: o professor como agente de mudança no estudo”.
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