O Ensinar e o Aprender. o desafio de ser professor hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Diana Raquel Pimenta de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21257
Resumo: O presente relatório de estágio foi concebido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento pretende constituir uma base efetiva de exposição do trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo da unidade curricular em questão e consequente reflexão sobre o mesmo, potenciando-se uma melhoria futura das práticas pedagógicas. Ao longo deste RE encontram-se, entre outros, alguns pressupostos teóricos e legais que estiveram subjacentes à ação da mestranda e apresentam uma elevada relevância na formação de docentes, seguidos das caracterizações dos contextos educativos, nos quais a mestranda implementou as suas regências. Seguidamente, é realizada uma exposição de uma seleção de algumas destas regências, com uma consequente reflexão sobre as mesmas. No presente RE é apresentada a conceptualização, implementação e posterior apresentação e análise de dados e conclusões de um projeto de investigação desenvolvido pela mestranda, no qual se pretendeu trabalhar, junto de uma turma do 2.º CEB, diversos conteúdos das Ciências Naturais. Para tal, utilizou-se a educação Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM), de modo a compreender como esta última pode potenciar as aprendizagens dos conteúdos em questão, bem como a motivação dos alunos nas aulas da mesma disciplina. Em geral, a mestranda conseguiu interagir com contextos diversificados, lecionou aulas com recurso a diversos materiais e, novamente, refletiu sobre todo o trabalho desenvolvido. Subjacente a tudo isto, identificou alguns dos seus pontos fortes e, sobretudo, pontos que deverá continuar a melhorar, numa perspetiva de constante evolução.
id RCAP_ff2da401b5114f9307ae7f6e9f1a7547
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21257
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ensinar e o Aprender. o desafio de ser professor hojePrática de ensino supervisionadaReflexãoInvestigação-açãoDesenvolvimento Pessoal e ProfissionalSupervised teaching practiceReflectionAction researchPersonal and professional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio foi concebido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento pretende constituir uma base efetiva de exposição do trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo da unidade curricular em questão e consequente reflexão sobre o mesmo, potenciando-se uma melhoria futura das práticas pedagógicas. Ao longo deste RE encontram-se, entre outros, alguns pressupostos teóricos e legais que estiveram subjacentes à ação da mestranda e apresentam uma elevada relevância na formação de docentes, seguidos das caracterizações dos contextos educativos, nos quais a mestranda implementou as suas regências. Seguidamente, é realizada uma exposição de uma seleção de algumas destas regências, com uma consequente reflexão sobre as mesmas. No presente RE é apresentada a conceptualização, implementação e posterior apresentação e análise de dados e conclusões de um projeto de investigação desenvolvido pela mestranda, no qual se pretendeu trabalhar, junto de uma turma do 2.º CEB, diversos conteúdos das Ciências Naturais. Para tal, utilizou-se a educação Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM), de modo a compreender como esta última pode potenciar as aprendizagens dos conteúdos em questão, bem como a motivação dos alunos nas aulas da mesma disciplina. Em geral, a mestranda conseguiu interagir com contextos diversificados, lecionou aulas com recurso a diversos materiais e, novamente, refletiu sobre todo o trabalho desenvolvido. Subjacente a tudo isto, identificou alguns dos seus pontos fortes e, sobretudo, pontos que deverá continuar a melhorar, numa perspetiva de constante evolução.This internship report was designed as part of the Supervised Teaching Practice (SEP) course, which is part of the study plan of the Master's Degree in Teaching of Primary School Education and Mathematics and Natural Sciences in Secondary School. This document is intended to be an effective basis for exposing the work done by the student during the course in question and the consequent reflection on it, with the potential for future improvement of teaching practices. Throughout this RE are found, among others, some theoretical and legal assumptions that underpinned the action of the master student and have a high relevance in teacher training, followed by the characterization of educational settings in which the student implemented her regencies. This is followed by a presentation of a selection of some of these regencies, with a consequent reflection on them. This RE presents the conceptualization, implementation and subsequent presentation and analysis of data and conclusions of a research project developed by the master's student, which aimed to work with, a class of 2nd CEB, several contents of Natural Sciences. To this end, Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM) education was used, in order to understand how the latter can enhance the learning of the contents in question, as well as the motivation of students in the lessons of the same subject. In general, the student was able to interact with diversified contexts, taught classes using several materials and, again, reflected on all the work developed. Underlying all this, she identified some of her strengths and, above all, points that she should continue to improve, in a perspective of constant evolution.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAboim, SaraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoura, Diana Raquel Pimenta de2022-12-29T12:23:08Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21257TID:203142578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:19.169059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ensinar e o Aprender. o desafio de ser professor hoje
title O Ensinar e o Aprender. o desafio de ser professor hoje
spellingShingle O Ensinar e o Aprender. o desafio de ser professor hoje
Moura, Diana Raquel Pimenta de
Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Investigação-ação
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Supervised teaching practice
Reflection
Action research
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O Ensinar e o Aprender. o desafio de ser professor hoje
title_full O Ensinar e o Aprender. o desafio de ser professor hoje
title_fullStr O Ensinar e o Aprender. o desafio de ser professor hoje
title_full_unstemmed O Ensinar e o Aprender. o desafio de ser professor hoje
title_sort O Ensinar e o Aprender. o desafio de ser professor hoje
author Moura, Diana Raquel Pimenta de
author_facet Moura, Diana Raquel Pimenta de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aboim, Sara
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Diana Raquel Pimenta de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Investigação-ação
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Supervised teaching practice
Reflection
Action research
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Reflexão
Investigação-ação
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Supervised teaching practice
Reflection
Action research
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio foi concebido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento pretende constituir uma base efetiva de exposição do trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo da unidade curricular em questão e consequente reflexão sobre o mesmo, potenciando-se uma melhoria futura das práticas pedagógicas. Ao longo deste RE encontram-se, entre outros, alguns pressupostos teóricos e legais que estiveram subjacentes à ação da mestranda e apresentam uma elevada relevância na formação de docentes, seguidos das caracterizações dos contextos educativos, nos quais a mestranda implementou as suas regências. Seguidamente, é realizada uma exposição de uma seleção de algumas destas regências, com uma consequente reflexão sobre as mesmas. No presente RE é apresentada a conceptualização, implementação e posterior apresentação e análise de dados e conclusões de um projeto de investigação desenvolvido pela mestranda, no qual se pretendeu trabalhar, junto de uma turma do 2.º CEB, diversos conteúdos das Ciências Naturais. Para tal, utilizou-se a educação Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM), de modo a compreender como esta última pode potenciar as aprendizagens dos conteúdos em questão, bem como a motivação dos alunos nas aulas da mesma disciplina. Em geral, a mestranda conseguiu interagir com contextos diversificados, lecionou aulas com recurso a diversos materiais e, novamente, refletiu sobre todo o trabalho desenvolvido. Subjacente a tudo isto, identificou alguns dos seus pontos fortes e, sobretudo, pontos que deverá continuar a melhorar, numa perspetiva de constante evolução.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29T12:23:08Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/21257
TID:203142578
url http://hdl.handle.net/10400.22/21257
identifier_str_mv TID:203142578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552048508370944