Estádios de exploração organizacional dos media sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Ana Catarina de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19257
Resumo: A evolução tecnológica é acompanhada por novas oportunidade e desafios. Em concreto as tecnologias da informação e da comunicação têm mudado a forma como as pessoas comunicam, o que gerou novas formas de interação entre as empresas e o seu público-alvo. Hoje, estas interações assumem diferentes formas, recursos e plataformas tecnológicas como os tweets no Twitter, as atualizações de estado no Facebook, os vídeos no YouTube, entre outras. Todas estas mudanças têm especificidades que as empresas têm de acompanhar, conhecer e adaptar-se para que a comunicação com o target seja bem sucedida. Identifica-se aqui um problema de gestão da complexidade da comunicação em múltiplas plataformas e para públicos específicos a que a presente investigação procura dar um contributo. Inspirando-se na metodologia de estudo de caso e usando o método de análise documental, produziu-se um estudo descritivo e exploratório, materializado num modelo de suporte às empresas no que diz respeito à sua presença nos media sociais. O modelo procura facilitar a gestão da presença online identificando diversos estádios evolutivos da exploração dos canais. Identificam-se quatro níveis para sete dimensões centrais da comunicação – presença, relações, reputação, grupos, conversação, partilha e identidade – que têm um papel preponderante nos media sociais. É não só importante para as empresas saber estar presente em plataformas digitais sociais, como também medir a sua participação e fazer uso das ferramentas que o meio digital apresenta. Neste sentido, o modelo apresentado procura também suportar as empresas com ferramentas que poderão utilizar em cada estado de evolução, bem como com métricas que permitam aferir se os objetivos, definidos por cada empresa, estão a ser cumpridos.
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