Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/4408 |
Resumo: | Com a realização deste estudo, pretende-se conhecer a opinião dos praticantes acerca do impacto dos comportamentos pedagógicos dos instrutores, na sua satisfação nas aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios. A amostra do estudo é constituida por 272 praticantes de aulas de grupo de localizada pré-coreografada da cadeia de ginásios MaisFitness, 83,8% do género feminino e 16,2% do género masculino, com uma média de idades de 39,23±11,39 anos. Para conhecer a opinião dos praticantes, foi enviado via app dos ginásios, o questionário dos comportamentos do instrutor de fitness (Q-CIF), desenvolvido por Franco, Rodrigues e Castañer (2012) para conhecer a opinião dos participantes, com uma escala de Likert de 7 níveis de impacto na satisfação. Pretendeu-se também comparar resultados entre grupos, nomeadamente, género, tempo de experiência como praticantes das aulas de grupo de localizada pré-coreografadas, horários diferentes de prática e a relação com a idade. Os resultados apontaram os comportamentos de Informação com Exercício, Demonstração com Informação e Encorajamento com Exercício, como os que têm um impacto mais positivo na satisfação dos praticantes. Já os comportamentos Demonstração sem Informação, Afetividade Negativa, Exercício Independente, Escuta e Conversas com outros são o que constituem um impacto mais negativo. Na maior parte dos comportamentos não se encontraram diferenças significativas no impacto na satisfação nas comparações entre grupos, nem se verificou uma associação positiva com a idade. |
id |
RCAP_65262698f5a3e9e357e765525d599074 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4408 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantesaulas de grupocomportamentos pedagógicos dos instrutoressatisfaçãopré-coreografiasfitnessgroup classesinstructor pedagogical behaviorssatisfactionpre choreographyCom a realização deste estudo, pretende-se conhecer a opinião dos praticantes acerca do impacto dos comportamentos pedagógicos dos instrutores, na sua satisfação nas aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios. A amostra do estudo é constituida por 272 praticantes de aulas de grupo de localizada pré-coreografada da cadeia de ginásios MaisFitness, 83,8% do género feminino e 16,2% do género masculino, com uma média de idades de 39,23±11,39 anos. Para conhecer a opinião dos praticantes, foi enviado via app dos ginásios, o questionário dos comportamentos do instrutor de fitness (Q-CIF), desenvolvido por Franco, Rodrigues e Castañer (2012) para conhecer a opinião dos participantes, com uma escala de Likert de 7 níveis de impacto na satisfação. Pretendeu-se também comparar resultados entre grupos, nomeadamente, género, tempo de experiência como praticantes das aulas de grupo de localizada pré-coreografadas, horários diferentes de prática e a relação com a idade. Os resultados apontaram os comportamentos de Informação com Exercício, Demonstração com Informação e Encorajamento com Exercício, como os que têm um impacto mais positivo na satisfação dos praticantes. Já os comportamentos Demonstração sem Informação, Afetividade Negativa, Exercício Independente, Escuta e Conversas com outros são o que constituem um impacto mais negativo. Na maior parte dos comportamentos não se encontraram diferenças significativas no impacto na satisfação nas comparações entre grupos, nem se verificou uma associação positiva com a idade.With this study, it is intended to know the opinion of the participants about the impact of the instructors' pedagogical behaviors in their satisfaction , in the pre-choreographed group classes of resistance training, at gymnasiums. A study sample consists in 272 participants of resistance training pre-choreographed group classes, at MaisFitness gym chain, 83.8% female and 16.2% male, with an average age of 39.23±11.39 years. To know the opinion of the participants, the fitness instructor's behavior questionnaire (Q-CIF), developed by Franco, Rodrigues and Castañer (2012) was sent via the gyms app, to know the participants' opinion, with a Likert scale of 7 levels of impact on satisfaction. It was also intended to compare results between groups, namely gender, different experience at the level of pre-choreographed resistance training group classes, different schedules and relationship with age. The results indicated the behaviors of Information with Exercise, Demonstration with Information and Encouragement with Exercise, as those that have a more positive impact on the participants´satisfaction. On the other hand, demonstration without information, negative affectivity, independent exercise, listening and conversations with others are those with a more negative impact. In most behaviors, no significant differences in impact on satisfaction were found between groups, nor a positive association with age were found.Franco, SusanaPimenta, NunoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCoelho, Roberto Alves2023-04-24T10:07:48Z2023-04-132023-04-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4408TID:203279832por203279832info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:37:52Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:02.495655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes |
title |
Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes |
spellingShingle |
Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes Coelho, Roberto Alves aulas de grupo comportamentos pedagógicos dos instrutores satisfação pré-coreografias fitness group classes instructor pedagogical behaviors satisfaction pre choreography |
title_short |
Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes |
title_full |
Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes |
title_fullStr |
Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes |
title_full_unstemmed |
Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes |
title_sort |
Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes |
author |
Coelho, Roberto Alves |
author_facet |
Coelho, Roberto Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Franco, Susana Pimenta, Nuno Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Roberto Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aulas de grupo comportamentos pedagógicos dos instrutores satisfação pré-coreografias fitness group classes instructor pedagogical behaviors satisfaction pre choreography |
topic |
aulas de grupo comportamentos pedagógicos dos instrutores satisfação pré-coreografias fitness group classes instructor pedagogical behaviors satisfaction pre choreography |
description |
Com a realização deste estudo, pretende-se conhecer a opinião dos praticantes acerca do impacto dos comportamentos pedagógicos dos instrutores, na sua satisfação nas aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios. A amostra do estudo é constituida por 272 praticantes de aulas de grupo de localizada pré-coreografada da cadeia de ginásios MaisFitness, 83,8% do género feminino e 16,2% do género masculino, com uma média de idades de 39,23±11,39 anos. Para conhecer a opinião dos praticantes, foi enviado via app dos ginásios, o questionário dos comportamentos do instrutor de fitness (Q-CIF), desenvolvido por Franco, Rodrigues e Castañer (2012) para conhecer a opinião dos participantes, com uma escala de Likert de 7 níveis de impacto na satisfação. Pretendeu-se também comparar resultados entre grupos, nomeadamente, género, tempo de experiência como praticantes das aulas de grupo de localizada pré-coreografadas, horários diferentes de prática e a relação com a idade. Os resultados apontaram os comportamentos de Informação com Exercício, Demonstração com Informação e Encorajamento com Exercício, como os que têm um impacto mais positivo na satisfação dos praticantes. Já os comportamentos Demonstração sem Informação, Afetividade Negativa, Exercício Independente, Escuta e Conversas com outros são o que constituem um impacto mais negativo. Na maior parte dos comportamentos não se encontraram diferenças significativas no impacto na satisfação nas comparações entre grupos, nem se verificou uma associação positiva com a idade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-24T10:07:48Z 2023-04-13 2023-04-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/4408 TID:203279832 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/4408 |
identifier_str_mv |
TID:203279832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203279832 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137048870780928 |