Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Roberto Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4408
Resumo: Com a realização deste estudo, pretende-se conhecer a opinião dos praticantes acerca do impacto dos comportamentos pedagógicos dos instrutores, na sua satisfação nas aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios. A amostra do estudo é constituida por 272 praticantes de aulas de grupo de localizada pré-coreografada da cadeia de ginásios MaisFitness, 83,8% do género feminino e 16,2% do género masculino, com uma média de idades de 39,23±11,39 anos. Para conhecer a opinião dos praticantes, foi enviado via app dos ginásios, o questionário dos comportamentos do instrutor de fitness (Q-CIF), desenvolvido por Franco, Rodrigues e Castañer (2012) para conhecer a opinião dos participantes, com uma escala de Likert de 7 níveis de impacto na satisfação. Pretendeu-se também comparar resultados entre grupos, nomeadamente, género, tempo de experiência como praticantes das aulas de grupo de localizada pré-coreografadas, horários diferentes de prática e a relação com a idade. Os resultados apontaram os comportamentos de Informação com Exercício, Demonstração com Informação e Encorajamento com Exercício, como os que têm um impacto mais positivo na satisfação dos praticantes. Já os comportamentos Demonstração sem Informação, Afetividade Negativa, Exercício Independente, Escuta e Conversas com outros são o que constituem um impacto mais negativo. Na maior parte dos comportamentos não se encontraram diferenças significativas no impacto na satisfação nas comparações entre grupos, nem se verificou uma associação positiva com a idade.
id RCAP_65262698f5a3e9e357e765525d599074
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4408
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantesaulas de grupocomportamentos pedagógicos dos instrutoressatisfaçãopré-coreografiasfitnessgroup classesinstructor pedagogical behaviorssatisfactionpre choreographyCom a realização deste estudo, pretende-se conhecer a opinião dos praticantes acerca do impacto dos comportamentos pedagógicos dos instrutores, na sua satisfação nas aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios. A amostra do estudo é constituida por 272 praticantes de aulas de grupo de localizada pré-coreografada da cadeia de ginásios MaisFitness, 83,8% do género feminino e 16,2% do género masculino, com uma média de idades de 39,23±11,39 anos. Para conhecer a opinião dos praticantes, foi enviado via app dos ginásios, o questionário dos comportamentos do instrutor de fitness (Q-CIF), desenvolvido por Franco, Rodrigues e Castañer (2012) para conhecer a opinião dos participantes, com uma escala de Likert de 7 níveis de impacto na satisfação. Pretendeu-se também comparar resultados entre grupos, nomeadamente, género, tempo de experiência como praticantes das aulas de grupo de localizada pré-coreografadas, horários diferentes de prática e a relação com a idade. Os resultados apontaram os comportamentos de Informação com Exercício, Demonstração com Informação e Encorajamento com Exercício, como os que têm um impacto mais positivo na satisfação dos praticantes. Já os comportamentos Demonstração sem Informação, Afetividade Negativa, Exercício Independente, Escuta e Conversas com outros são o que constituem um impacto mais negativo. Na maior parte dos comportamentos não se encontraram diferenças significativas no impacto na satisfação nas comparações entre grupos, nem se verificou uma associação positiva com a idade.With this study, it is intended to know the opinion of the participants about the impact of the instructors' pedagogical behaviors in their satisfaction , in the pre-choreographed group classes of resistance training, at gymnasiums. A study sample consists in 272 participants of resistance training pre-choreographed group classes, at MaisFitness gym chain, 83.8% female and 16.2% male, with an average age of 39.23±11.39 years. To know the opinion of the participants, the fitness instructor's behavior questionnaire (Q-CIF), developed by Franco, Rodrigues and Castañer (2012) was sent via the gyms app, to know the participants' opinion, with a Likert scale of 7 levels of impact on satisfaction. It was also intended to compare results between groups, namely gender, different experience at the level of pre-choreographed resistance training group classes, different schedules and relationship with age. The results indicated the behaviors of Information with Exercise, Demonstration with Information and Encouragement with Exercise, as those that have a more positive impact on the participants´satisfaction. On the other hand, demonstration without information, negative affectivity, independent exercise, listening and conversations with others are those with a more negative impact. In most behaviors, no significant differences in impact on satisfaction were found between groups, nor a positive association with age were found.Franco, SusanaPimenta, NunoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCoelho, Roberto Alves2023-04-24T10:07:48Z2023-04-132023-04-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4408TID:203279832por203279832info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:37:52Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:02.495655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes
title Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes
spellingShingle Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes
Coelho, Roberto Alves
aulas de grupo
comportamentos pedagógicos dos instrutores
satisfação
pré-coreografias
fitness
group classes
instructor pedagogical behaviors
satisfaction
pre choreography
title_short Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes
title_full Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes
title_fullStr Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes
title_full_unstemmed Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes
title_sort Comportamentos pedagógicos dos instrutores de aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios: impacto na satisfação dos praticantes
author Coelho, Roberto Alves
author_facet Coelho, Roberto Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Susana
Pimenta, Nuno
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Roberto Alves
dc.subject.por.fl_str_mv aulas de grupo
comportamentos pedagógicos dos instrutores
satisfação
pré-coreografias
fitness
group classes
instructor pedagogical behaviors
satisfaction
pre choreography
topic aulas de grupo
comportamentos pedagógicos dos instrutores
satisfação
pré-coreografias
fitness
group classes
instructor pedagogical behaviors
satisfaction
pre choreography
description Com a realização deste estudo, pretende-se conhecer a opinião dos praticantes acerca do impacto dos comportamentos pedagógicos dos instrutores, na sua satisfação nas aulas de grupo pré-coreografadas de localizada em ginásios. A amostra do estudo é constituida por 272 praticantes de aulas de grupo de localizada pré-coreografada da cadeia de ginásios MaisFitness, 83,8% do género feminino e 16,2% do género masculino, com uma média de idades de 39,23±11,39 anos. Para conhecer a opinião dos praticantes, foi enviado via app dos ginásios, o questionário dos comportamentos do instrutor de fitness (Q-CIF), desenvolvido por Franco, Rodrigues e Castañer (2012) para conhecer a opinião dos participantes, com uma escala de Likert de 7 níveis de impacto na satisfação. Pretendeu-se também comparar resultados entre grupos, nomeadamente, género, tempo de experiência como praticantes das aulas de grupo de localizada pré-coreografadas, horários diferentes de prática e a relação com a idade. Os resultados apontaram os comportamentos de Informação com Exercício, Demonstração com Informação e Encorajamento com Exercício, como os que têm um impacto mais positivo na satisfação dos praticantes. Já os comportamentos Demonstração sem Informação, Afetividade Negativa, Exercício Independente, Escuta e Conversas com outros são o que constituem um impacto mais negativo. Na maior parte dos comportamentos não se encontraram diferenças significativas no impacto na satisfação nas comparações entre grupos, nem se verificou uma associação positiva com a idade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-24T10:07:48Z
2023-04-13
2023-04-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4408
TID:203279832
url http://hdl.handle.net/10400.15/4408
identifier_str_mv TID:203279832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203279832
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137048870780928