A importância do endomarketing para a comunicação interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sarah Cristina Martins Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Melo, José Airton Mendonça de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7462
Resumo: O presente artigo tem como objetivo identificar e estudar a percepção dos colaboradores de um órgão federal sobre as ferramentas do endomarketing e comunicação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cujas técnicas de coleta de dados empregada foram pesquisa bibliográfica e de campo, nesta última o instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a trinta funcionários de um órgão público prestador de serviço para a presidência, integrando efetivos e terceirizados. A análise dos resultados mostra que precisa haver uma melhoria na comunicação interna do órgão federal estudado. E em relação ao endomarketing, é necessário utilizar técnicas para que os funcionários possam obter o melhor rendimento no seu setor, fazendo-os entender a importância de uma melhoria de comunicação entre um setor e outro, para assim ter mais eficiência no processo produtivo.
id UTFPR-5_954b0ff00d56c92c64e35be08c502da6
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7462
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling A importância do endomarketing para a comunicação internaAdministração de empresas/mercadologia (6.02.01.00-2/6.02.01.03-7)Endomarketing; Comunicação; Comunicação internaO presente artigo tem como objetivo identificar e estudar a percepção dos colaboradores de um órgão federal sobre as ferramentas do endomarketing e comunicação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cujas técnicas de coleta de dados empregada foram pesquisa bibliográfica e de campo, nesta última o instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a trinta funcionários de um órgão público prestador de serviço para a presidência, integrando efetivos e terceirizados. A análise dos resultados mostra que precisa haver uma melhoria na comunicação interna do órgão federal estudado. E em relação ao endomarketing, é necessário utilizar técnicas para que os funcionários possam obter o melhor rendimento no seu setor, fazendo-os entender a importância de uma melhoria de comunicação entre um setor e outro, para assim ter mais eficiência no processo produtivo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lima, Sarah Cristina Martins GonçalvesMelo, José Airton Mendonça de2018-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/746210.3895/gi.v13n4.7462Revista Gestão Industrial; v. 13, n. 4 (2017)1808-044810.3895/gi.v13n4reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7462/5521Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-26T17:46:24Zoai:periodicos.utfpr:article/7462Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2018-10-26T17:46:24Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do endomarketing para a comunicação interna
title A importância do endomarketing para a comunicação interna
spellingShingle A importância do endomarketing para a comunicação interna
Lima, Sarah Cristina Martins Gonçalves
Administração de empresas/mercadologia (6.02.01.00-2/6.02.01.03-7)
Endomarketing; Comunicação; Comunicação interna
title_short A importância do endomarketing para a comunicação interna
title_full A importância do endomarketing para a comunicação interna
title_fullStr A importância do endomarketing para a comunicação interna
title_full_unstemmed A importância do endomarketing para a comunicação interna
title_sort A importância do endomarketing para a comunicação interna
author Lima, Sarah Cristina Martins Gonçalves
author_facet Lima, Sarah Cristina Martins Gonçalves
Melo, José Airton Mendonça de
author_role author
author2 Melo, José Airton Mendonça de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Sarah Cristina Martins Gonçalves
Melo, José Airton Mendonça de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas/mercadologia (6.02.01.00-2/6.02.01.03-7)
Endomarketing; Comunicação; Comunicação interna
topic Administração de empresas/mercadologia (6.02.01.00-2/6.02.01.03-7)
Endomarketing; Comunicação; Comunicação interna
description O presente artigo tem como objetivo identificar e estudar a percepção dos colaboradores de um órgão federal sobre as ferramentas do endomarketing e comunicação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cujas técnicas de coleta de dados empregada foram pesquisa bibliográfica e de campo, nesta última o instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a trinta funcionários de um órgão público prestador de serviço para a presidência, integrando efetivos e terceirizados. A análise dos resultados mostra que precisa haver uma melhoria na comunicação interna do órgão federal estudado. E em relação ao endomarketing, é necessário utilizar técnicas para que os funcionários possam obter o melhor rendimento no seu setor, fazendo-os entender a importância de uma melhoria de comunicação entre um setor e outro, para assim ter mais eficiência no processo produtivo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7462
10.3895/gi.v13n4.7462
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7462
identifier_str_mv 10.3895/gi.v13n4.7462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7462/5521
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 13, n. 4 (2017)
1808-0448
10.3895/gi.v13n4
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237641672687616