A gravidade da violência e da indisciplina escolar dos alunos percepcionada por pais e encarregados de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernando
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Veiga, Feliciano Henriques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5228
Resumo: O presente estudo teve como objectivo geral analisar as representações de encarregados de educação acerca da gravidade atribuída a dimensões específicas dos comportamentos indisciplinados dos alunos. Especificamente, foram colocadas as seguintes questões de estudo: Como se distribuem os encarregados de educação dos alunos pela gravidade atribuída a comportamentos indisciplinados, nas suas diferentes dimensões (agressão a professores, falta de assiduidade, agressão a colegas, desobediência, transgressão a regras fora da aula, excessos de linguagem, distracção, transgressão de regras de higiene, transgressão de regras na aula, e transgressão de regras de boas maneiras na aula), em função de variáveis independentes específicas (constituição da família, idade, género do encarregado de educação, profissão, habilitações literárias, e retenções do aluno)? A amostra foi constituída por 423 encarregados de educação, de ambos os sexos, com idades variadas, de alunos de escolas do distrito da Guarda. Como instrumentos foram construídos vários indicadores agregados, constituídos por itens conforme a literatura revista. A análise dos resultados permitiu observar relações específicas entre as dimensões dos comportamentos indisciplinados e as variáveis independentes, apresentando-se a distribuição dos sujeitos pela gravidade, atribuída aos comportamentos, em consonância com as hipóteses de estudo inicialmente formuladas. Os resultados aproximam-se de estudos prévios, foram interpretados numa perspectiva cognitivo-social e sugerem novas investigações.
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