Aprendizaje del español en edad preescolar: análisis de la guía didáctica, recursos y materiales para el desarrollo de la lectoescritura emergente del español
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/63481 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda / Língua Estrangeira |
id |
RCAP_654f4206f83b32e0f03fb8a59496b8a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63481 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizaje del español en edad preescolar: análisis de la guía didáctica, recursos y materiales para el desarrollo de la lectoescritura emergente del españolAprendendo espanhol pré-escolar: análise do guia didático, recursos e materiais para o desenvolvimento da alfabetização emergente em língua espanholaHumanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda / Língua EstrangeiraEl aprendizaje de la lectoescritura en edad preescolar es uno de los mayores retos a los que se enfrenta un ser humano. La capacidad de comunicarse a través del lenguaje oral y de la escritura es fundamental para vivir en comunidad. El aprendizaje de más de una lengua proporciona a un individuo la oportunidad de comunicarse con personas de diferentes lugares en el mundo. Siendo el español una de las lenguas más habladas en el mundo, la enseñanza de la misma está en pleno auge en Estados Unidos y, por ello, la creación de materiales, guías didácticas y otros recursos para la enseñanza del español, tanto como lengua extranjera, como segunda lengua, es una necesidad primordial en la sociedad estadounidense actual. Tras la lectura, revisión y análisis de las investigaciones educativas del aprendizaje de la lectoescritura en español en edad preescolar que han tenido como objetivo proporcionar ideas para llevar a cabo prácticas de mejora de la calidad de la enseñanza, he participado en la creación y el desarrollo de un programa de lectoescritura emergente en español para la edad preescolar en la editorial donde trabajo en Nueva York: Benchamrk Education Company, LLC, lo que ha servido de inspiración e impulso para llevar a cabo este proyecto de investigación y análisis como trabajo final para el máster de la Enseñanza del español como lengua extranjera. En este trabajo se incluyen tanto el marco teórico y metodológico en el cuál me he basado para el desarrollo del programa de lectoescritura emergente en español que he desarrollado, como el análisis del mismo.O aprendizado da alfabetização na idade pré-escolar é um dos maiores desafios enfrentados pelo ser humano. A capacidade de se comunicar através da linguagem oral e escrita é fundamental para viver em comunidade. Aprender mais de uma língua dá ao indivíduo a oportunidade de se comunicar com pessoas de diferentes lugares do mundo O espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo, o ensino está crescendo nos Estados Unidos e, portanto, a criação de materiais, guias didáticos e outros recursos para o ensino do espanhol, tanto como língua estrangeira quanto como segunda língua, é uma necessidade fundamental da sociedade americana atual. Após a leitura, revisão e análise de pesquisas educacionais sobre alfabetização em espanhol em idade pré-escolar que visam fornecer idéias para realizar práticas para melhorar a qualidade do ensino, participei da criação e desenvolvimento de um programa de alfabetização emergente em espanhol para a idade pré-escolar na editora onde eu trabalho em Nova York: Benchamrk Education Company, LLC, o que serviu de inspiração e impulso para realizar este projeto de pesquisa e análise como trabalho final para o mestrado em Ensino de Espanhol como língua estrangeira. Este trabalho inclui tanto o referencial teórico e metodológico sobre o qual baseei o desenvolvimento do programa emergente de leitura e escrita em espanhol que desenvolvi, como também a análise dele.Pazos-Justo, CarlosUniversidade do MinhoSáez-Mesonero Charleston, Laura20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/63481spa202286142info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:43.791859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizaje del español en edad preescolar: análisis de la guía didáctica, recursos y materiales para el desarrollo de la lectoescritura emergente del español Aprendendo espanhol pré-escolar: análise do guia didático, recursos e materiais para o desenvolvimento da alfabetização emergente em língua espanhola |
title |
Aprendizaje del español en edad preescolar: análisis de la guía didáctica, recursos y materiales para el desarrollo de la lectoescritura emergente del español |
spellingShingle |
Aprendizaje del español en edad preescolar: análisis de la guía didáctica, recursos y materiales para el desarrollo de la lectoescritura emergente del español Sáez-Mesonero Charleston, Laura Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Aprendizaje del español en edad preescolar: análisis de la guía didáctica, recursos y materiales para el desarrollo de la lectoescritura emergente del español |
title_full |
Aprendizaje del español en edad preescolar: análisis de la guía didáctica, recursos y materiales para el desarrollo de la lectoescritura emergente del español |
title_fullStr |
Aprendizaje del español en edad preescolar: análisis de la guía didáctica, recursos y materiales para el desarrollo de la lectoescritura emergente del español |
title_full_unstemmed |
Aprendizaje del español en edad preescolar: análisis de la guía didáctica, recursos y materiales para el desarrollo de la lectoescritura emergente del español |
title_sort |
Aprendizaje del español en edad preescolar: análisis de la guía didáctica, recursos y materiales para el desarrollo de la lectoescritura emergente del español |
author |
Sáez-Mesonero Charleston, Laura |
author_facet |
Sáez-Mesonero Charleston, Laura |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pazos-Justo, Carlos Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sáez-Mesonero Charleston, Laura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Dissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda / Língua Estrangeira |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/63481 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/63481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202286142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132995641147392 |