O ensino da geometria nos primeiros anos (1965-1974) em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mária
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Candeias, Rui Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/153137
Resumo: UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020 PTDC/CED-EDG/32422/2017
id RCAP_655f8988798f3278eaa55536bd253792
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/153137
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da geometria nos primeiros anos (1965-1974) em PortugalTeaching geometry in the early school years (1965-1974) in PortugalDialogue involving programs and materialsfor teacherformationDiálogo entre os programas e os materiais de formação dos professoresFormação de professoresMovimento da matemática modernaEnsino da geometriaModern Mathematics MovemenTeacher trainingTeaching of geometryUIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020 PTDC/CED-EDG/32422/2017Este artigo pretende aprofundar o conhecimento sobre o ensino da Matemática nos primeiros anos de escolaridade, estabelecendo um diálogo entre as propostas curriculares obrigatórias para o ensino da Geometria e as indicações didáticas transmitidas aos professores através de manuais de didática e de orientações para o ensino. Analisámos por um lado, os programas portugueses obrigatórios para a Matemática do ensino primário e para a Telescola, procurando conhecer os conteúdos, as orientações e os materiais didáticos relativos à Geometria referidos nesses documentos. Por outro lado, olhámos para os materiais da formação de professores do ensino primário e para as orientações para o ensino da Matemática na Telescola, em busca das indicações didáticas aí preconizadas para o ensino da Geometria. O período escolhido insere-se numa época em que circulavam internacionalmente ideias de renovação do ensino da matemática, o Movimento da Matemática Moderna, pelo que também procurámos a influência deste movimento nos materiais analisados. O estudo é baseado numa análise documental, de natureza descritiva e interpretativa, com uma perspetiva histórica. As fontes utilizadas englobam os programas em vigor na época e os materiais produzidos especificamente para professores, ou para futuros professores, que contêm indicações didáticas. De uma forma geral, os materiais produzidos especificamente para professores, ou para futuros professores, centram-se na componente pedagógica e seguem as indicações dos documentos curriculares oficiais na abordagem proposta. A análise evidenciou uma preocupação em adequar o ensino de geometria à faixa etária dos alunos favorecendo uma abordagem simultaneamente utilitária, formativa, intuitiva e ativa. This article intends to deepen knowledge about Mathematics teaching in the first years of schooling, by establishing a dialogue between the mandatory curricular proposals for the teaching of Geometry and the didactic indications transmitted to teachers through didactic manuals and guidelines for teaching. We analyzed, on the one hand, the Portuguese mandatory mathematics programs for primary education and for Telescola, looking forcontents, guidelines and teaching materials relating to Geometry in these documents. On the other hand, we looked at the materials for the training of primary school teachers and the guidelines for teaching Mathematics at Telescola, in search of the didactic indications recommended there for the teaching of Geometry. The chosen period is part of a time when ideas for the renewal of mathematics teaching circulated internationally, the Modern Mathematics Movement, so we also looked for the influence of this movement in the analyzed materials. The study is based on a descriptive and interpretive documentary analysis, with a historical perspective. Sources used include the mandatory programs and the materials produced specifically for teachers, or for future teachers, containing didactic indications. In general, the materials produced specifically for teachers, or for future teachers, focus on the pedagogical component and follow the indications of the official curriculum documents in the proposed approach. Analysis showed a concern to adapt the teaching of geometry to the age group of the students favoring a simultaneously utilitarian, formative, intuitive, and active approach.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)UIED - Unidade de Investigação Educação e DesenvolvimentoRUNAlmeida, MáriaCandeias, Rui Pedro2023-05-24T22:51:26Z2022-08-122022-08-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article16application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/153137por2175-795XPURE: 61181319https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84077info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:35:44Zoai:run.unl.pt:10362/153137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:11.374920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da geometria nos primeiros anos (1965-1974) em Portugal
Teaching geometry in the early school years (1965-1974) in PortugalDialogue involving programs and materialsfor teacherformation
Diálogo entre os programas e os materiais de formação dos professores
title O ensino da geometria nos primeiros anos (1965-1974) em Portugal
spellingShingle O ensino da geometria nos primeiros anos (1965-1974) em Portugal
Almeida, Mária
Formação de professores
Movimento da matemática moderna
Ensino da geometria
Modern Mathematics Movemen
Teacher training
Teaching of geometry
title_short O ensino da geometria nos primeiros anos (1965-1974) em Portugal
title_full O ensino da geometria nos primeiros anos (1965-1974) em Portugal
title_fullStr O ensino da geometria nos primeiros anos (1965-1974) em Portugal
title_full_unstemmed O ensino da geometria nos primeiros anos (1965-1974) em Portugal
title_sort O ensino da geometria nos primeiros anos (1965-1974) em Portugal
author Almeida, Mária
author_facet Almeida, Mária
Candeias, Rui Pedro
author_role author
author2 Candeias, Rui Pedro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)
UIED - Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Mária
Candeias, Rui Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Movimento da matemática moderna
Ensino da geometria
Modern Mathematics Movemen
Teacher training
Teaching of geometry
topic Formação de professores
Movimento da matemática moderna
Ensino da geometria
Modern Mathematics Movemen
Teacher training
Teaching of geometry
description UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020 PTDC/CED-EDG/32422/2017
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-12
2022-08-12T00:00:00Z
2023-05-24T22:51:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/153137
url http://hdl.handle.net/10362/153137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2175-795X
PURE: 61181319
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84077
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 16
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138139483144192