Construção de medidas socioeducativas para a gestão de conflitos em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3019 |
Resumo: | Este estágio teve como objetivo explorar o papel do Educador Social em contexto escolar, tendo-se verificado que a gestão e mediação de conflitos, bem como o desenvolvimento de competências intergrupais dos alunos, através da construção de relações positivas são áreas chave para a intervenção deste técnico. Procurou-se, através da intervenção, contribuir para o sucesso escolar do Agrupamento. A ação levada a cabo teve como pilar a Metodologia de Investigação-Ação. A partir das necessidades diagnosticadas, foram desenhadas dinâmicas de grupo, com o objetivo de trabalhar as competências pessoais e sociais dos alunos de forma a sensibilizar e consciencializar para a minimização de conflitos. Foram também, desempenhadas funções de mediação de conflitos. Neste sentido, projetaram-se três possíveis linhas de intervenção. Em suma, hoje são pedidas à escola funções de cariz social, mostrando-se o Educador Social capacitado para intervir nestes contextos complexos de modo a potencializar a construção de medidas socioeducativas favorecendo pontes relacional entre os intervenientes. |
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