Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, António Marco Moreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7664
Resumo: Uma parte importante dos ensinamentos de Ciências Naturais gira à volta de processos, como por exemplo a fotossíntese, uma erupção vulcânica, a circulação sanguínea, entre outros. Estes costumam ser difíceis de compreender pelos alunos devido à sua complexidade e, em muitos casos, por representarem conceitos abstratos. Os recursos digitais multimédia, especificamente os que envolvem animações, poderão ser uma estratégia útil, pois uma animação permite ver evolução de um fenómeno no tempo e a imagem permite tornar o abstrato em concreto. Sabemos que a maioria dos professores usa recursos animados deste tipo (PowerPoint, vídeos, Gifs, entre outros), pelo que se pergunta como é que estes recursos são usados/explorados na sala de aula. Esta tese apresenta um estudo onde se analisa o uso destes recursos, cruzando a sua conceção/edição com a exploração feita pelos professores, através da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia (TCAM), uma teoria cognitiva que sugere vários princípios para explicação de processos com recursos ao multimédia. Para isso foram analisadas aulas e entrevistados 4 professores de Ciências Naturais, quando estavam a lecionar processos, procurando compreender a intenção didática aquando da exploração dos recursos multimédia. Os dados parecem sugerir que os professores aplicam alguns dos princípios da TCAM na exploração destes recursos, embora levando os alunos a alguma carga extrínseca (carga cognitiva que não colabora para a construção de esquemas cognitivos), com gestão pouco eficiente da carga intrínseca (carga cognitiva vinculada à complexidade do conteúdo do material pedagógico), o que introduz limitações à carga cognitiva generativa (carga cognitiva que oferece sentido para o recurso instrucional). Verifica-se que alguns dos princípios não são aplicados por haver dificuldade aplicá-los em contexto de sala de aula, ainda que a distância, por haver alheamento por parte dos professores ou ainda por os referidos professores terem a convicção de que alguns princípios não apresentam relevância pedagógica.
id RCAP_658ed7794108766ca9bdac901e82df48
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturaisum estudo com professores dos 2º e 3º ciclos no ensino de processosTecnologia da EducaçãoEnsino básico do 1º cicloEnsino das ciênciasEnsino básico do 2º cicloDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoUma parte importante dos ensinamentos de Ciências Naturais gira à volta de processos, como por exemplo a fotossíntese, uma erupção vulcânica, a circulação sanguínea, entre outros. Estes costumam ser difíceis de compreender pelos alunos devido à sua complexidade e, em muitos casos, por representarem conceitos abstratos. Os recursos digitais multimédia, especificamente os que envolvem animações, poderão ser uma estratégia útil, pois uma animação permite ver evolução de um fenómeno no tempo e a imagem permite tornar o abstrato em concreto. Sabemos que a maioria dos professores usa recursos animados deste tipo (PowerPoint, vídeos, Gifs, entre outros), pelo que se pergunta como é que estes recursos são usados/explorados na sala de aula. Esta tese apresenta um estudo onde se analisa o uso destes recursos, cruzando a sua conceção/edição com a exploração feita pelos professores, através da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia (TCAM), uma teoria cognitiva que sugere vários princípios para explicação de processos com recursos ao multimédia. Para isso foram analisadas aulas e entrevistados 4 professores de Ciências Naturais, quando estavam a lecionar processos, procurando compreender a intenção didática aquando da exploração dos recursos multimédia. Os dados parecem sugerir que os professores aplicam alguns dos princípios da TCAM na exploração destes recursos, embora levando os alunos a alguma carga extrínseca (carga cognitiva que não colabora para a construção de esquemas cognitivos), com gestão pouco eficiente da carga intrínseca (carga cognitiva vinculada à complexidade do conteúdo do material pedagógico), o que introduz limitações à carga cognitiva generativa (carga cognitiva que oferece sentido para o recurso instrucional). Verifica-se que alguns dos princípios não são aplicados por haver dificuldade aplicá-los em contexto de sala de aula, ainda que a distância, por haver alheamento por parte dos professores ou ainda por os referidos professores terem a convicção de que alguns princípios não apresentam relevância pedagógica.Santos, Filipe Alexandre da SilvaIC-OnlinePedrosa, António Marco Moreira2022-09-13T14:18:46Z2022-06-092022-06-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7664TID:203059590porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:43Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:35.078265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais
um estudo com professores dos 2º e 3º ciclos no ensino de processos
title Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais
spellingShingle Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais
Pedrosa, António Marco Moreira
Tecnologia da Educação
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino das ciências
Ensino básico do 2º ciclo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais
title_full Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais
title_fullStr Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais
title_full_unstemmed Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais
title_sort Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais
author Pedrosa, António Marco Moreira
author_facet Pedrosa, António Marco Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Filipe Alexandre da Silva
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrosa, António Marco Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da Educação
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino das ciências
Ensino básico do 2º ciclo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Tecnologia da Educação
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino das ciências
Ensino básico do 2º ciclo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Uma parte importante dos ensinamentos de Ciências Naturais gira à volta de processos, como por exemplo a fotossíntese, uma erupção vulcânica, a circulação sanguínea, entre outros. Estes costumam ser difíceis de compreender pelos alunos devido à sua complexidade e, em muitos casos, por representarem conceitos abstratos. Os recursos digitais multimédia, especificamente os que envolvem animações, poderão ser uma estratégia útil, pois uma animação permite ver evolução de um fenómeno no tempo e a imagem permite tornar o abstrato em concreto. Sabemos que a maioria dos professores usa recursos animados deste tipo (PowerPoint, vídeos, Gifs, entre outros), pelo que se pergunta como é que estes recursos são usados/explorados na sala de aula. Esta tese apresenta um estudo onde se analisa o uso destes recursos, cruzando a sua conceção/edição com a exploração feita pelos professores, através da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia (TCAM), uma teoria cognitiva que sugere vários princípios para explicação de processos com recursos ao multimédia. Para isso foram analisadas aulas e entrevistados 4 professores de Ciências Naturais, quando estavam a lecionar processos, procurando compreender a intenção didática aquando da exploração dos recursos multimédia. Os dados parecem sugerir que os professores aplicam alguns dos princípios da TCAM na exploração destes recursos, embora levando os alunos a alguma carga extrínseca (carga cognitiva que não colabora para a construção de esquemas cognitivos), com gestão pouco eficiente da carga intrínseca (carga cognitiva vinculada à complexidade do conteúdo do material pedagógico), o que introduz limitações à carga cognitiva generativa (carga cognitiva que oferece sentido para o recurso instrucional). Verifica-se que alguns dos princípios não são aplicados por haver dificuldade aplicá-los em contexto de sala de aula, ainda que a distância, por haver alheamento por parte dos professores ou ainda por os referidos professores terem a convicção de que alguns princípios não apresentam relevância pedagógica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-13T14:18:46Z
2022-06-09
2022-06-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7664
TID:203059590
url http://hdl.handle.net/10400.8/7664
identifier_str_mv TID:203059590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136998734168064