Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7664 |
Resumo: | Uma parte importante dos ensinamentos de Ciências Naturais gira à volta de processos, como por exemplo a fotossíntese, uma erupção vulcânica, a circulação sanguínea, entre outros. Estes costumam ser difíceis de compreender pelos alunos devido à sua complexidade e, em muitos casos, por representarem conceitos abstratos. Os recursos digitais multimédia, especificamente os que envolvem animações, poderão ser uma estratégia útil, pois uma animação permite ver evolução de um fenómeno no tempo e a imagem permite tornar o abstrato em concreto. Sabemos que a maioria dos professores usa recursos animados deste tipo (PowerPoint, vídeos, Gifs, entre outros), pelo que se pergunta como é que estes recursos são usados/explorados na sala de aula. Esta tese apresenta um estudo onde se analisa o uso destes recursos, cruzando a sua conceção/edição com a exploração feita pelos professores, através da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia (TCAM), uma teoria cognitiva que sugere vários princípios para explicação de processos com recursos ao multimédia. Para isso foram analisadas aulas e entrevistados 4 professores de Ciências Naturais, quando estavam a lecionar processos, procurando compreender a intenção didática aquando da exploração dos recursos multimédia. Os dados parecem sugerir que os professores aplicam alguns dos princípios da TCAM na exploração destes recursos, embora levando os alunos a alguma carga extrínseca (carga cognitiva que não colabora para a construção de esquemas cognitivos), com gestão pouco eficiente da carga intrínseca (carga cognitiva vinculada à complexidade do conteúdo do material pedagógico), o que introduz limitações à carga cognitiva generativa (carga cognitiva que oferece sentido para o recurso instrucional). Verifica-se que alguns dos princípios não são aplicados por haver dificuldade aplicá-los em contexto de sala de aula, ainda que a distância, por haver alheamento por parte dos professores ou ainda por os referidos professores terem a convicção de que alguns princípios não apresentam relevância pedagógica. |
id |
RCAP_658ed7794108766ca9bdac901e82df48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7664 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturaisum estudo com professores dos 2º e 3º ciclos no ensino de processosTecnologia da EducaçãoEnsino básico do 1º cicloEnsino das ciênciasEnsino básico do 2º cicloDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoUma parte importante dos ensinamentos de Ciências Naturais gira à volta de processos, como por exemplo a fotossíntese, uma erupção vulcânica, a circulação sanguínea, entre outros. Estes costumam ser difíceis de compreender pelos alunos devido à sua complexidade e, em muitos casos, por representarem conceitos abstratos. Os recursos digitais multimédia, especificamente os que envolvem animações, poderão ser uma estratégia útil, pois uma animação permite ver evolução de um fenómeno no tempo e a imagem permite tornar o abstrato em concreto. Sabemos que a maioria dos professores usa recursos animados deste tipo (PowerPoint, vídeos, Gifs, entre outros), pelo que se pergunta como é que estes recursos são usados/explorados na sala de aula. Esta tese apresenta um estudo onde se analisa o uso destes recursos, cruzando a sua conceção/edição com a exploração feita pelos professores, através da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia (TCAM), uma teoria cognitiva que sugere vários princípios para explicação de processos com recursos ao multimédia. Para isso foram analisadas aulas e entrevistados 4 professores de Ciências Naturais, quando estavam a lecionar processos, procurando compreender a intenção didática aquando da exploração dos recursos multimédia. Os dados parecem sugerir que os professores aplicam alguns dos princípios da TCAM na exploração destes recursos, embora levando os alunos a alguma carga extrínseca (carga cognitiva que não colabora para a construção de esquemas cognitivos), com gestão pouco eficiente da carga intrínseca (carga cognitiva vinculada à complexidade do conteúdo do material pedagógico), o que introduz limitações à carga cognitiva generativa (carga cognitiva que oferece sentido para o recurso instrucional). Verifica-se que alguns dos princípios não são aplicados por haver dificuldade aplicá-los em contexto de sala de aula, ainda que a distância, por haver alheamento por parte dos professores ou ainda por os referidos professores terem a convicção de que alguns princípios não apresentam relevância pedagógica.Santos, Filipe Alexandre da SilvaIC-OnlinePedrosa, António Marco Moreira2022-09-13T14:18:46Z2022-06-092022-06-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7664TID:203059590porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:43Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:35.078265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais um estudo com professores dos 2º e 3º ciclos no ensino de processos |
title |
Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais |
spellingShingle |
Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais Pedrosa, António Marco Moreira Tecnologia da Educação Ensino básico do 1º ciclo Ensino das ciências Ensino básico do 2º ciclo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais |
title_full |
Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais |
title_fullStr |
Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais |
title_full_unstemmed |
Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais |
title_sort |
Exploração didática de recursos digitais multimédia em Ciências Naturais |
author |
Pedrosa, António Marco Moreira |
author_facet |
Pedrosa, António Marco Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Filipe Alexandre da Silva IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrosa, António Marco Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da Educação Ensino básico do 1º ciclo Ensino das ciências Ensino básico do 2º ciclo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Tecnologia da Educação Ensino básico do 1º ciclo Ensino das ciências Ensino básico do 2º ciclo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Uma parte importante dos ensinamentos de Ciências Naturais gira à volta de processos, como por exemplo a fotossíntese, uma erupção vulcânica, a circulação sanguínea, entre outros. Estes costumam ser difíceis de compreender pelos alunos devido à sua complexidade e, em muitos casos, por representarem conceitos abstratos. Os recursos digitais multimédia, especificamente os que envolvem animações, poderão ser uma estratégia útil, pois uma animação permite ver evolução de um fenómeno no tempo e a imagem permite tornar o abstrato em concreto. Sabemos que a maioria dos professores usa recursos animados deste tipo (PowerPoint, vídeos, Gifs, entre outros), pelo que se pergunta como é que estes recursos são usados/explorados na sala de aula. Esta tese apresenta um estudo onde se analisa o uso destes recursos, cruzando a sua conceção/edição com a exploração feita pelos professores, através da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia (TCAM), uma teoria cognitiva que sugere vários princípios para explicação de processos com recursos ao multimédia. Para isso foram analisadas aulas e entrevistados 4 professores de Ciências Naturais, quando estavam a lecionar processos, procurando compreender a intenção didática aquando da exploração dos recursos multimédia. Os dados parecem sugerir que os professores aplicam alguns dos princípios da TCAM na exploração destes recursos, embora levando os alunos a alguma carga extrínseca (carga cognitiva que não colabora para a construção de esquemas cognitivos), com gestão pouco eficiente da carga intrínseca (carga cognitiva vinculada à complexidade do conteúdo do material pedagógico), o que introduz limitações à carga cognitiva generativa (carga cognitiva que oferece sentido para o recurso instrucional). Verifica-se que alguns dos princípios não são aplicados por haver dificuldade aplicá-los em contexto de sala de aula, ainda que a distância, por haver alheamento por parte dos professores ou ainda por os referidos professores terem a convicção de que alguns princípios não apresentam relevância pedagógica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-13T14:18:46Z 2022-06-09 2022-06-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7664 TID:203059590 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7664 |
identifier_str_mv |
TID:203059590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136998734168064 |