Motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do Ensino Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, Maria José Aires Saturnino da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5835
Resumo: O ensino profissional regula-se por práticas inclusivas, procurando chegar a todos os alunos, permitindo uma formação integral, geradora de cidadãos com competências para abraçar o mercado de trabalho cada vez mais exigente, e ao mesmo tempo orientar outros para o ingresso no ensino superior. O presente estudo procura conhecer as motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do ensino profissional. A investigação realizada numa Escola Profissional do Baixo Alentejo, inscreve-se numa metodologia qualitativa – estudo de caso – uma vez que procuramos compreender em profundidade uma realidade específica. A escolha da população de estudo, foi abrangente a todos os alunos referenciados pela equipa multidisciplinar, como alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID). A recolha de dados, que permitiu perceber o percurso escolar da população alvo, bem como as suas motivações e expetativas, foi desenvolvida em contexto escolar, recorrendo-se aos seguintes instrumentos, análise documental, observação direta em sala de aula e entrevistas. As conclusões do estudo confirmam que as expetativas e motivações da maioria dos alunos com DID, participantes no estudo, vão ao encontro dos objetivos e das práticas do ensino profissional, nomeadamente aprender uma profissão, arranjar emprego com mais facilidade, ser mais fácil, ter uma caráter mais prático e ficarem preparados para prosseguir estudos. Em função da análise e discussão dos resultados pretendeu-se elaborar uma proposta de intervenção, que compreende um guião de boas práticas e um plano de atuação, com vista a tornar a escola cada vez condizente com as motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A realização deste projeto nesta escola do ensino profissional visa melhorar a qualidade de vida dos seus alunos, com um plano de desenvolvimento em permanente mudança, aberto e adaptado a cada um em particular.
id RCAP_f695db48cb49450f3974477bd5927b11
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5835
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do Ensino ProfissionalMotivaçãoExpetativaEnsino ProfissionalDificuldades intelectuais e desenvolvimentaisO ensino profissional regula-se por práticas inclusivas, procurando chegar a todos os alunos, permitindo uma formação integral, geradora de cidadãos com competências para abraçar o mercado de trabalho cada vez mais exigente, e ao mesmo tempo orientar outros para o ingresso no ensino superior. O presente estudo procura conhecer as motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do ensino profissional. A investigação realizada numa Escola Profissional do Baixo Alentejo, inscreve-se numa metodologia qualitativa – estudo de caso – uma vez que procuramos compreender em profundidade uma realidade específica. A escolha da população de estudo, foi abrangente a todos os alunos referenciados pela equipa multidisciplinar, como alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID). A recolha de dados, que permitiu perceber o percurso escolar da população alvo, bem como as suas motivações e expetativas, foi desenvolvida em contexto escolar, recorrendo-se aos seguintes instrumentos, análise documental, observação direta em sala de aula e entrevistas. As conclusões do estudo confirmam que as expetativas e motivações da maioria dos alunos com DID, participantes no estudo, vão ao encontro dos objetivos e das práticas do ensino profissional, nomeadamente aprender uma profissão, arranjar emprego com mais facilidade, ser mais fácil, ter uma caráter mais prático e ficarem preparados para prosseguir estudos. Em função da análise e discussão dos resultados pretendeu-se elaborar uma proposta de intervenção, que compreende um guião de boas práticas e um plano de atuação, com vista a tornar a escola cada vez condizente com as motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A realização deste projeto nesta escola do ensino profissional visa melhorar a qualidade de vida dos seus alunos, com um plano de desenvolvimento em permanente mudança, aberto e adaptado a cada um em particular.2023-02-27T10:11:30Z2022-02-24T00:00:00Z2022-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5835TID:203087917porPalma, Maria José Aires Saturnino dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:17:11Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5835Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:23.049330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do Ensino Profissional
title Motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do Ensino Profissional
spellingShingle Motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do Ensino Profissional
Palma, Maria José Aires Saturnino da
Motivação
Expetativa
Ensino Profissional
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
title_short Motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do Ensino Profissional
title_full Motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do Ensino Profissional
title_fullStr Motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do Ensino Profissional
title_full_unstemmed Motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do Ensino Profissional
title_sort Motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do Ensino Profissional
author Palma, Maria José Aires Saturnino da
author_facet Palma, Maria José Aires Saturnino da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palma, Maria José Aires Saturnino da
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Expetativa
Ensino Profissional
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
topic Motivação
Expetativa
Ensino Profissional
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
description O ensino profissional regula-se por práticas inclusivas, procurando chegar a todos os alunos, permitindo uma formação integral, geradora de cidadãos com competências para abraçar o mercado de trabalho cada vez mais exigente, e ao mesmo tempo orientar outros para o ingresso no ensino superior. O presente estudo procura conhecer as motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais numa escola do ensino profissional. A investigação realizada numa Escola Profissional do Baixo Alentejo, inscreve-se numa metodologia qualitativa – estudo de caso – uma vez que procuramos compreender em profundidade uma realidade específica. A escolha da população de estudo, foi abrangente a todos os alunos referenciados pela equipa multidisciplinar, como alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID). A recolha de dados, que permitiu perceber o percurso escolar da população alvo, bem como as suas motivações e expetativas, foi desenvolvida em contexto escolar, recorrendo-se aos seguintes instrumentos, análise documental, observação direta em sala de aula e entrevistas. As conclusões do estudo confirmam que as expetativas e motivações da maioria dos alunos com DID, participantes no estudo, vão ao encontro dos objetivos e das práticas do ensino profissional, nomeadamente aprender uma profissão, arranjar emprego com mais facilidade, ser mais fácil, ter uma caráter mais prático e ficarem preparados para prosseguir estudos. Em função da análise e discussão dos resultados pretendeu-se elaborar uma proposta de intervenção, que compreende um guião de boas práticas e um plano de atuação, com vista a tornar a escola cada vez condizente com as motivações e expetativas dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. A realização deste projeto nesta escola do ensino profissional visa melhorar a qualidade de vida dos seus alunos, com um plano de desenvolvimento em permanente mudança, aberto e adaptado a cada um em particular.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-24T00:00:00Z
2022-02-24
2023-02-27T10:11:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12207/5835
TID:203087917
url https://hdl.handle.net/20.500.12207/5835
identifier_str_mv TID:203087917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130945046970368