Relatório de estágio em educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9960 |
Resumo: | O presente relatório tem como intuito descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo do estágio, bem como, a aprendizagem profissional que a mesma foi fazendo. Por tal, no relatório são abordados diversos temas a nível dos processos educativos que a mestranda desenvolveu ao longo do ano de estágio. Estes processos foram: a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, relativos à metodologia de investigação-ação, articulando estes processos com os referenciais teóricos e legais que sustentaram a ação da mestranda. Neste relatório é exposto o percurso da mestranda nas duas valências creche e jardim-de-infância, tendo este permitido um aprofundamento dos seus conhecimentos e posterior desenvolvimento de saberes e competências em torno da construção de um perfil pessoal enquanto futura educadora de infância. É deveras importante salientar que, todo o relatório integra a imagem de criança enquanto ser competente e com capacidade, interveniente ativo no processo de aprendizagem e construção de conhecimento, pelo que entendese que a criança deve ser respeitada e integrada nos diversos processos sociais, culturais e educativos. |
id |
RCAP_65e2d7b651f7d5b2b4902b877ef8a99a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9960 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio em educação pré-escolarCrecheEducação Pré-EscolarInvestigação-AçãoCompetências profissionaisDaycarePre-School EducationAction ResearchProfessional SkillsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como intuito descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo do estágio, bem como, a aprendizagem profissional que a mesma foi fazendo. Por tal, no relatório são abordados diversos temas a nível dos processos educativos que a mestranda desenvolveu ao longo do ano de estágio. Estes processos foram: a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, relativos à metodologia de investigação-ação, articulando estes processos com os referenciais teóricos e legais que sustentaram a ação da mestranda. Neste relatório é exposto o percurso da mestranda nas duas valências creche e jardim-de-infância, tendo este permitido um aprofundamento dos seus conhecimentos e posterior desenvolvimento de saberes e competências em torno da construção de um perfil pessoal enquanto futura educadora de infância. É deveras importante salientar que, todo o relatório integra a imagem de criança enquanto ser competente e com capacidade, interveniente ativo no processo de aprendizagem e construção de conhecimento, pelo que entendese que a criança deve ser respeitada e integrada nos diversos processos sociais, culturais e educativos.The purpose of this report is to describe the analysis of the work carried out by the master's student during the internship, as well as the professional learning that it has been doing. These processes were: observation, planning, action, evaluation and reflection, related to the action-research methodology, articulating these processes with the theoretical and legal frameworks that underpinned the master's action. This report shows the course of the master in defree the two nursery and kindergarten valencies, which allowed a deepening of their knowledge and subsequent development of knowledge and skills around the construction of a personal profile as a future kindergarten teacher. It is important to note that the whole report integrates the image of children as being competent and capable, an active participant in the process of learning and building knowledge, by which is understood that the child must be respected and integrated into the various social, cultural and educational processes.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoLuís, Joana FreitasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCruz, Nancy Sousa2017-06-28T10:47:32Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9960TID:201711796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:46:57Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:28.788271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
title |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
spellingShingle |
Relatório de estágio em educação pré-escolar Cruz, Nancy Sousa Creche Educação Pré-Escolar Investigação-Ação Competências profissionais Daycare Pre-School Education Action Research Professional Skills Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
title_full |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
title_fullStr |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
title_sort |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
author |
Cruz, Nancy Sousa |
author_facet |
Cruz, Nancy Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luís, Joana Freitas Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Nancy Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Educação Pré-Escolar Investigação-Ação Competências profissionais Daycare Pre-School Education Action Research Professional Skills Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Creche Educação Pré-Escolar Investigação-Ação Competências profissionais Daycare Pre-School Education Action Research Professional Skills Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório tem como intuito descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo do estágio, bem como, a aprendizagem profissional que a mesma foi fazendo. Por tal, no relatório são abordados diversos temas a nível dos processos educativos que a mestranda desenvolveu ao longo do ano de estágio. Estes processos foram: a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, relativos à metodologia de investigação-ação, articulando estes processos com os referenciais teóricos e legais que sustentaram a ação da mestranda. Neste relatório é exposto o percurso da mestranda nas duas valências creche e jardim-de-infância, tendo este permitido um aprofundamento dos seus conhecimentos e posterior desenvolvimento de saberes e competências em torno da construção de um perfil pessoal enquanto futura educadora de infância. É deveras importante salientar que, todo o relatório integra a imagem de criança enquanto ser competente e com capacidade, interveniente ativo no processo de aprendizagem e construção de conhecimento, pelo que entendese que a criança deve ser respeitada e integrada nos diversos processos sociais, culturais e educativos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-28T10:47:32Z 2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/9960 TID:201711796 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/9960 |
identifier_str_mv |
TID:201711796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131400662679552 |