Liderança em agências de relações públicas: contributos para o desenvolvimento de um líder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15557 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
id |
RCAP_6601b64693d64e9b1c9b94684531f6b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15557 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Liderança em agências de relações públicas: contributos para o desenvolvimento de um líderRelações públicasLiderançaAgências de relações públicasCompetências de liderançaComunicação organizacionalPublic relationsLeadershipPublic relations agencyLeadership skillsOrganizational communicationDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.Nunca antes as relações públicas ocuparam um lugar tão preponderante no contexto organizacional como na atualidade. À medida que cresce o corpo de conhecimento no campo, aumentam também os debates e as pesquisas em torno dos estilos e competências de liderança considerados eficazes. Neste cenário, a partir das vivências de profissionais da área, buscou-se analisar quais são as condições e competências necessárias para que se possa exercer com sucesso a liderança em agências de relações públicas. A presente investigação incide sobre os processos da liderança nas agências brasileiras de relações públicas e recorre à metodologia mista conduzida em duas etapas, o que resulta na maximização dos pontos fortes e na compensação das fraquezas de cada abordagem. Realizou se primeiramente a recolha e análise de dados qualitativos obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com três profissionais brasileiros que ocupam posição de liderança em agências de relações públicas. Paralelamente, procedeu-se a recolha e análise estatística de dados quantitativos obtidos através de um inquérito por questionário que foi respondido por 152 profissionais brasileiros que trabalham nas vinte maiores agências do país. Os resultados apontam que os líderes no campo das relações públicas usam diferentes estilos de liderança dependendo das demandas de cada situação, com maior tendência para comportamentos transformacionais e autênticos, caracterizados pelo interesse genuíno no bem-estar dos funcionários e na promoção de uma atmosfera de confiança que promove a criação de um vínculo entre líderes e liderados. Espera-se que as descobertas e reflexões alcançadas com a presente investigação possam contribuir para o aperfeiçoamento do campo e aprimoramento da compreensão da liderança de relações públicas no contexto brasileiro.ABSTRACT: Public relations have never before occupied such a preponderant place in the organizational context as today. As the body of knowledge in the field grows, so does the debate and research around the style and skills of leadership considered effective. In this scenario, based on the experiences of professionals in the area, we sought to analyze what are the necessary conditions and skills to successfully exercise leadership in public relations agencies. The present investigation focuses on the leadership processes in Brazilian public relations agencies and uses a mixed methodology conducted in two stages, which results in the maximization of the strengths and the compensation of the weaknesses of each approach. It took place first, the collection and analysis of qualitative data obtained from semi-structured interviews with three Brazilian professionals that occupy leadership position in public relations agencies. At the same time, it was carried out the collection and statistical analysis of quantitative data obtained through a questionnaire survey, which was answered by 152 Brazilian professionals who work in the twenty largest agencies in the country. The results show that leaders in the field of public relations use different leadership styles depending on the demands of each situation, with greater tendency towards transformational and authentic behaviors, characterized by the genuine interest in the well-being of employees and in promoting an atmosphere of trust, that promotes the creation of a bond between leaders and followers. It is hoped that the findings and reflections achieved with the present investigation can contribute to the improvement of the field and the enhancement of the understanding of public relations leadership in the Brazilian context.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesRCIPLBaú, Daiane2023-02-13T15:28:29Z2022-12-132022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15557TID:203188560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:12.446977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liderança em agências de relações públicas: contributos para o desenvolvimento de um líder |
title |
Liderança em agências de relações públicas: contributos para o desenvolvimento de um líder |
spellingShingle |
Liderança em agências de relações públicas: contributos para o desenvolvimento de um líder Baú, Daiane Relações públicas Liderança Agências de relações públicas Competências de liderança Comunicação organizacional Public relations Leadership Public relations agency Leadership skills Organizational communication |
title_short |
Liderança em agências de relações públicas: contributos para o desenvolvimento de um líder |
title_full |
Liderança em agências de relações públicas: contributos para o desenvolvimento de um líder |
title_fullStr |
Liderança em agências de relações públicas: contributos para o desenvolvimento de um líder |
title_full_unstemmed |
Liderança em agências de relações públicas: contributos para o desenvolvimento de um líder |
title_sort |
Liderança em agências de relações públicas: contributos para o desenvolvimento de um líder |
author |
Baú, Daiane |
author_facet |
Baú, Daiane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Sandra Marisa Lopes RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baú, Daiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações públicas Liderança Agências de relações públicas Competências de liderança Comunicação organizacional Public relations Leadership Public relations agency Leadership skills Organizational communication |
topic |
Relações públicas Liderança Agências de relações públicas Competências de liderança Comunicação organizacional Public relations Leadership Public relations agency Leadership skills Organizational communication |
description |
Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-13 2022-12-13T00:00:00Z 2023-02-13T15:28:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15557 TID:203188560 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15557 |
identifier_str_mv |
TID:203188560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550897686773760 |