Liderança positiva e a comunicação do líder: estudo de caso do Grupo Impresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Asseiceiro, Ana Rita
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15555
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
id RCAP_2173c02f2b505bb65730f44f83a1a4a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15555
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança positiva e a comunicação do líder: estudo de caso do Grupo ImpresaLiderança organizacionalLiderança positivaLiderança transformacionalRelações públicasComunicação organizacionalOrganizational leadershipTransformational leadershipPositive leadershipPublic relationsOrganizational communicationDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.Numa sociedade em constante mudança, as organizações devem conseguir adaptar-se a cada momento, de acordo com as respetivas necessidades. Neste sentido, o líder organizacional é o principal precursor de uma dinâmica laboral eficaz. Com base em características e competências específicas, o líder deve promover o exemplo, a competência e o respeito, para que os colaboradores se sintam motivados e atraídos pelo seu trabalho diário. No entanto, diferentes organizações e chefias têm métodos e modelos diferentes para gerir a sua atividade laboral e os seus colaboradores. Para isso, determinou-se como caso de estudo o Grupo Impresa e Francisco Pinto Balsemão, enquanto fundador e atual presidente do Conselho de Administração. Com o objetivo de analisar “Qual o estilo de liderança e de comunicação interpessoal das chefias do Grupo Impresa e como são percecionados pelos colaboradores?”, realizou-se uma investigação com uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa), através de uma entrevista ao líder Pinto Balsemão e inquéritos por questionário a uma amostra (N=177) de colaboradores do Grupo. Através da entrevista e dos inquéritos por questionário, pretendeu-se conhecer o estilo de liderança e comunicação interpessoal entre chefias e seus colaboradores, com foco nos principais tópicos da liderança transformacional: influência idealizada; liderança inspiracional; estimulação intelectual e consideração individualizada (Bass, 1999). Conclui-se que, no presente estudo de caso, o Presidente do Conselho de Administração tal como as restantes chefias adotam uma liderança transformacional, com destaque para as competências da influência idealizada, com um forte impacto no ambiente organizacional. Relativamente ao estilo de comunicação, as chefias do Grupo privilegiam uma comunicação aberta e social, com foco na tomada de decisão ponderada, baseada na escuta ativa e diálogo aberto com os restantes profissionais.ABSTRACT: In a constantly changing society, organizations must be able to adapt to each moment, according to their needs. In this sense, the organizational leader is the main precursor of an effective work dynamic. Based on specific characteristics and competencies, the leader must promote example, competence and respect, so that employees feel motivated and attracted to their daily work. However, different organizations and managers have different methods and models for managing their work and their employees. To this end, the Impresa Group and Francisco Pinto Balsemão, as founder and current chairman of the Board of Directors, were determined as a case study. With the aim of analyzing "What is the leadership style and interpersonal communication of the Impresa Group's managers and how are they perceived by the employees?", an investigation was carried out using a mixed methodology (qualitative and quantitative), through an interview with the leader Pinto Balsemão and questionnaire surveys of a sample (N=177) of the Group's employees. Through the interview and questionnaire surveys, we intended to know the leadership style and interpersonal communication between managers and their employees, focusing on the main topics of transformational leadership: idealized influence; inspirational leadership; intellectual stimulation and individualized consideration (Bass, 1999). We conclude that, in this case study, the Chairman of the Board of Directors, as well as the other managers, adopt transformational leadership, with emphasis on the competencies of idealized influence, with a strong impact on the organizational environment. Regarding the communication style, the Group's managers favor open and social communication, with a focus on thoughtful decision making, based on active listening and open dialogue with other professionals.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesRCIPLAsseiceiro, Ana Rita2023-02-13T15:02:53Z2022-12-142022-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15555TID:203188527porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:12.345972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança positiva e a comunicação do líder: estudo de caso do Grupo Impresa
title Liderança positiva e a comunicação do líder: estudo de caso do Grupo Impresa
spellingShingle Liderança positiva e a comunicação do líder: estudo de caso do Grupo Impresa
Asseiceiro, Ana Rita
Liderança organizacional
Liderança positiva
Liderança transformacional
Relações públicas
Comunicação organizacional
Organizational leadership
Transformational leadership
Positive leadership
Public relations
Organizational communication
title_short Liderança positiva e a comunicação do líder: estudo de caso do Grupo Impresa
title_full Liderança positiva e a comunicação do líder: estudo de caso do Grupo Impresa
title_fullStr Liderança positiva e a comunicação do líder: estudo de caso do Grupo Impresa
title_full_unstemmed Liderança positiva e a comunicação do líder: estudo de caso do Grupo Impresa
title_sort Liderança positiva e a comunicação do líder: estudo de caso do Grupo Impresa
author Asseiceiro, Ana Rita
author_facet Asseiceiro, Ana Rita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Sandra Marisa Lopes
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Asseiceiro, Ana Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança organizacional
Liderança positiva
Liderança transformacional
Relações públicas
Comunicação organizacional
Organizational leadership
Transformational leadership
Positive leadership
Public relations
Organizational communication
topic Liderança organizacional
Liderança positiva
Liderança transformacional
Relações públicas
Comunicação organizacional
Organizational leadership
Transformational leadership
Positive leadership
Public relations
Organizational communication
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
2022-12-14T00:00:00Z
2023-02-13T15:02:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15555
TID:203188527
url http://hdl.handle.net/10400.21/15555
identifier_str_mv TID:203188527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133504499351552