Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Andreia Sofia Monteiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30136
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_66044bd26600ed3fdbe925f2a5f54712
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30136
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridadeAlunosEnsinoJogo educativoAprendizagem em históriaAprendizagem em geografiaStudentsTeachingEducational gameLearning in historyLearning in geography371.382Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório apresenta o projeto de intervenção pedagógica supervisionada inserida no âmbito da unidade curricular de Estágio Profissional, no segundo ano do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, no ano letivo de 2011/2012. O tema selecionado para o desenrolar desta intervenção prendeu-se com as potencialidades dos jogos educativos na sala de aula, nomeadamente na disciplina de História e de Geografia. O objetivo deste projeto é perceber como os jogos educativos podem contribuir para a compreensão de uma temática em História e em Geografia. Procurou-se, deste modo, encontrar algumas respostas para as seguintes questões: a) Que níveis de compreensão mostram os alunos sobre uma determinada temática de História e Geografia através do uso do jogo educativo? b) Poderá o jogo educativo ser uma opção válida para a construção do conhecimento? No âmbito da disciplina de História, a temática na qual se realizou o jogo centrou-se na Construção da União Europeia e, na disciplina de Geografia, este pautou-se pelo tema do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Com este projeto confirmei a ideia de que o jogo pode ser relevante para a aprendizagem do aluno, desde que bem planeado tendo em vista uma progressão do conhecimento e não apenas a introdução de um momento lúdico na aula.This report presents the supervised pedagogical intervention project integrated in the professional training unity of the second year of the master degree in History and Geography Teaching for the middle and secondary schooling, in the year 2011/2012. The selected topic for this intervention seizes the potentialities of the educational games in the classroom, mainly in the subjects of History and Geography. The purpose of this project is to understand how educational games can contribute the understanding of a theme in History and in Geography. It was intended, then, to find some answers to the following questions: a) Which levels of understanding do the students show about a certain topic of History and of Geography through the use of an educational game? b) Can the educational game be a valid option for the process of knowledge? In the History subject, the topic in which the game was carried out, focused on the European Union Construction and, in the Geography subject, the topic focused on Environment and Sustainable Development. With this project I confirmed the idea that the educational game might be relevant for the student’s learning, when it is well planned, having in mind the knowledge progression and not only the introduction of a recreational moment during the class.Barca, IsabelUniversidade do MinhoGonçalves, Andreia Sofia Monteiro20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30136por201217180info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:52.858056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade
title Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade
spellingShingle Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade
Gonçalves, Andreia Sofia Monteiro
Alunos
Ensino
Jogo educativo
Aprendizagem em história
Aprendizagem em geografia
Students
Teaching
Educational game
Learning in history
Learning in geography
371.382
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade
title_full Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade
title_fullStr Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade
title_sort Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade
author Gonçalves, Andreia Sofia Monteiro
author_facet Gonçalves, Andreia Sofia Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barca, Isabel
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Andreia Sofia Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Ensino
Jogo educativo
Aprendizagem em história
Aprendizagem em geografia
Students
Teaching
Educational game
Learning in history
Learning in geography
371.382
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Alunos
Ensino
Jogo educativo
Aprendizagem em história
Aprendizagem em geografia
Students
Teaching
Educational game
Learning in history
Learning in geography
371.382
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/30136
url http://hdl.handle.net/1822/30136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201217180
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132632161714176