Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/30136 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_66044bd26600ed3fdbe925f2a5f54712 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30136 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridadeAlunosEnsinoJogo educativoAprendizagem em históriaAprendizagem em geografiaStudentsTeachingEducational gameLearning in historyLearning in geography371.382Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório apresenta o projeto de intervenção pedagógica supervisionada inserida no âmbito da unidade curricular de Estágio Profissional, no segundo ano do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, no ano letivo de 2011/2012. O tema selecionado para o desenrolar desta intervenção prendeu-se com as potencialidades dos jogos educativos na sala de aula, nomeadamente na disciplina de História e de Geografia. O objetivo deste projeto é perceber como os jogos educativos podem contribuir para a compreensão de uma temática em História e em Geografia. Procurou-se, deste modo, encontrar algumas respostas para as seguintes questões: a) Que níveis de compreensão mostram os alunos sobre uma determinada temática de História e Geografia através do uso do jogo educativo? b) Poderá o jogo educativo ser uma opção válida para a construção do conhecimento? No âmbito da disciplina de História, a temática na qual se realizou o jogo centrou-se na Construção da União Europeia e, na disciplina de Geografia, este pautou-se pelo tema do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Com este projeto confirmei a ideia de que o jogo pode ser relevante para a aprendizagem do aluno, desde que bem planeado tendo em vista uma progressão do conhecimento e não apenas a introdução de um momento lúdico na aula.This report presents the supervised pedagogical intervention project integrated in the professional training unity of the second year of the master degree in History and Geography Teaching for the middle and secondary schooling, in the year 2011/2012. The selected topic for this intervention seizes the potentialities of the educational games in the classroom, mainly in the subjects of History and Geography. The purpose of this project is to understand how educational games can contribute the understanding of a theme in History and in Geography. It was intended, then, to find some answers to the following questions: a) Which levels of understanding do the students show about a certain topic of History and of Geography through the use of an educational game? b) Can the educational game be a valid option for the process of knowledge? In the History subject, the topic in which the game was carried out, focused on the European Union Construction and, in the Geography subject, the topic focused on Environment and Sustainable Development. With this project I confirmed the idea that the educational game might be relevant for the student’s learning, when it is well planned, having in mind the knowledge progression and not only the introduction of a recreational moment during the class.Barca, IsabelUniversidade do MinhoGonçalves, Andreia Sofia Monteiro20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30136por201217180info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:52.858056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade |
title |
Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade Gonçalves, Andreia Sofia Monteiro Alunos Ensino Jogo educativo Aprendizagem em história Aprendizagem em geografia Students Teaching Educational game Learning in history Learning in geography 371.382 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade |
title_full |
Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade |
title_sort |
Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade |
author |
Gonçalves, Andreia Sofia Monteiro |
author_facet |
Gonçalves, Andreia Sofia Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barca, Isabel Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Andreia Sofia Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos Ensino Jogo educativo Aprendizagem em história Aprendizagem em geografia Students Teaching Educational game Learning in history Learning in geography 371.382 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Alunos Ensino Jogo educativo Aprendizagem em história Aprendizagem em geografia Students Teaching Educational game Learning in history Learning in geography 371.382 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/30136 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/30136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201217180 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132632161714176 |