Um profissional em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ana Cláudia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1165
Resumo: O presente trabalho constitui um relatório decorrente da Unidade Curricular Estágio II em 1.º Ciclo do Ensino Básico, incidindo também sobre a prática profissional vivenciada no semestre transato em Educação Pré-Escolar, para obtenção do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico. Este espelha a nossa intervenção ao longo de oito meses, quatro num jardim-de-infância e quatro num colégio, respetivamente. A fundamentação teórica é baseada nas perspetivas de diversos autores para a Educação de infância e 1.º Ciclo, aludindo também à intencionalidade educativa, que caracteriza a ação do profissional em educação e todos os seus componentes. Faz referência a instrumentos e a técnicas a usar para avaliar as crianças e potenciar o seu desenvolvimento, focando em especial que as crianças aprendem mais facilmente com a ação, com métodos ativos e através de experiências significativas. Em súmula, pretende-se dar uma visão do trabalho empírico efetuado, baseado num espírito investigativo, da avaliação do formando, demonstrando as competências adquiridas e necessárias à prática, sem esquecer as dificuldades sentidas.
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