Contributos da reflexão na construção da profissionalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1168 |
Resumo: | Um dos objetivos deste relatório é reunir e dar a conhecer o processo de formação realizado no espaço de Intervenção/Ação, a partir das evidências e observações efetuadas, recolhidas durante o período de intervenção educativa na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Sendo o objeto de estudo a construção da profissionalização para a habilitação da docência generalista, apresenta-se neste relatório uma estrutura de auto análise reflexiva e avaliativa da prática nas duas valências, sustentada na teoria e em metodologias de investigação. É nossa pretensão, com a realização deste relatório, evidenciar que todos podemos ser autores e atores dos nossos projetos, conferindo-nos autonomia e valoração. Para finalizar, acrescenta-se que, este documento pretende, ainda, constituir uma prova viva de como se encara cada dificuldade, ultrapassando cada degrau, chegando ao fim de algo tão complexo como um estágio integrado num mestrado profissionalizante. |
id |
RCAP_dcd603629e750fea3ef947d4a19777fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1168 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos da reflexão na construção da profissionalidadeEnsino básico(1º ciclo)Educação pré-escolarDocente generalistaUm dos objetivos deste relatório é reunir e dar a conhecer o processo de formação realizado no espaço de Intervenção/Ação, a partir das evidências e observações efetuadas, recolhidas durante o período de intervenção educativa na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Sendo o objeto de estudo a construção da profissionalização para a habilitação da docência generalista, apresenta-se neste relatório uma estrutura de auto análise reflexiva e avaliativa da prática nas duas valências, sustentada na teoria e em metodologias de investigação. É nossa pretensão, com a realização deste relatório, evidenciar que todos podemos ser autores e atores dos nossos projetos, conferindo-nos autonomia e valoração. Para finalizar, acrescenta-se que, este documento pretende, ainda, constituir uma prova viva de como se encara cada dificuldade, ultrapassando cada degrau, chegando ao fim de algo tão complexo como um estágio integrado num mestrado profissionalizante.One of the goals of this report is to gather and share with all the training process performed within the scope of Intervention/Action from the evidences and observations which were carried out, collected during the educational intervention period both in the Kindergarten and Primary School. Since the subject of study is the professionalization construction aiming the authorization of the double teaching, it is presented in this report a reflexive and evaluative self-analysis structure of the practice in both valences, supported in theory and in investigation methodologies. With this report we want to show clearly that all of us can be authors and actors of our own projects, giving us autonomy and valuation. Finally, it must be said that a goal of this document is also to be an evidence of how to face each difficulty, getting through each step, reaching the end of something as complex as an integrated traineeship in a professionalizing master’s degree.2012-03-20T16:08:34Z2013-05-20T14:06:22Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1168porGonçalves, Vandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:39Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:40.908729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos da reflexão na construção da profissionalidade |
title |
Contributos da reflexão na construção da profissionalidade |
spellingShingle |
Contributos da reflexão na construção da profissionalidade Gonçalves, Vanda Ensino básico(1º ciclo) Educação pré-escolar Docente generalista |
title_short |
Contributos da reflexão na construção da profissionalidade |
title_full |
Contributos da reflexão na construção da profissionalidade |
title_fullStr |
Contributos da reflexão na construção da profissionalidade |
title_full_unstemmed |
Contributos da reflexão na construção da profissionalidade |
title_sort |
Contributos da reflexão na construção da profissionalidade |
author |
Gonçalves, Vanda |
author_facet |
Gonçalves, Vanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Vanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico(1º ciclo) Educação pré-escolar Docente generalista |
topic |
Ensino básico(1º ciclo) Educação pré-escolar Docente generalista |
description |
Um dos objetivos deste relatório é reunir e dar a conhecer o processo de formação realizado no espaço de Intervenção/Ação, a partir das evidências e observações efetuadas, recolhidas durante o período de intervenção educativa na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Sendo o objeto de estudo a construção da profissionalização para a habilitação da docência generalista, apresenta-se neste relatório uma estrutura de auto análise reflexiva e avaliativa da prática nas duas valências, sustentada na teoria e em metodologias de investigação. É nossa pretensão, com a realização deste relatório, evidenciar que todos podemos ser autores e atores dos nossos projetos, conferindo-nos autonomia e valoração. Para finalizar, acrescenta-se que, este documento pretende, ainda, constituir uma prova viva de como se encara cada dificuldade, ultrapassando cada degrau, chegando ao fim de algo tão complexo como um estágio integrado num mestrado profissionalizante. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-20T16:08:34Z 2012-02-01T00:00:00Z 2012-02 2013-05-20T14:06:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1168 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131620057284608 |