Contributos da reflexão na construção da profissionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Vanda
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1168
Resumo: Um dos objetivos deste relatório é reunir e dar a conhecer o processo de formação realizado no espaço de Intervenção/Ação, a partir das evidências e observações efetuadas, recolhidas durante o período de intervenção educativa na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Sendo o objeto de estudo a construção da profissionalização para a habilitação da docência generalista, apresenta-se neste relatório uma estrutura de auto análise reflexiva e avaliativa da prática nas duas valências, sustentada na teoria e em metodologias de investigação. É nossa pretensão, com a realização deste relatório, evidenciar que todos podemos ser autores e atores dos nossos projetos, conferindo-nos autonomia e valoração. Para finalizar, acrescenta-se que, este documento pretende, ainda, constituir uma prova viva de como se encara cada dificuldade, ultrapassando cada degrau, chegando ao fim de algo tão complexo como um estágio integrado num mestrado profissionalizante.
id RCAP_dcd603629e750fea3ef947d4a19777fa
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da reflexão na construção da profissionalidadeEnsino básico(1º ciclo)Educação pré-escolarDocente generalistaUm dos objetivos deste relatório é reunir e dar a conhecer o processo de formação realizado no espaço de Intervenção/Ação, a partir das evidências e observações efetuadas, recolhidas durante o período de intervenção educativa na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Sendo o objeto de estudo a construção da profissionalização para a habilitação da docência generalista, apresenta-se neste relatório uma estrutura de auto análise reflexiva e avaliativa da prática nas duas valências, sustentada na teoria e em metodologias de investigação. É nossa pretensão, com a realização deste relatório, evidenciar que todos podemos ser autores e atores dos nossos projetos, conferindo-nos autonomia e valoração. Para finalizar, acrescenta-se que, este documento pretende, ainda, constituir uma prova viva de como se encara cada dificuldade, ultrapassando cada degrau, chegando ao fim de algo tão complexo como um estágio integrado num mestrado profissionalizante.One of the goals of this report is to gather and share with all the training process performed within the scope of Intervention/Action from the evidences and observations which were carried out, collected during the educational intervention period both in the Kindergarten and Primary School. Since the subject of study is the professionalization construction aiming the authorization of the double teaching, it is presented in this report a reflexive and evaluative self-analysis structure of the practice in both valences, supported in theory and in investigation methodologies. With this report we want to show clearly that all of us can be authors and actors of our own projects, giving us autonomy and valuation. Finally, it must be said that a goal of this document is also to be an evidence of how to face each difficulty, getting through each step, reaching the end of something as complex as an integrated traineeship in a professionalizing master’s degree.2012-03-20T16:08:34Z2013-05-20T14:06:22Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1168porGonçalves, Vandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:39Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:40.908729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da reflexão na construção da profissionalidade
title Contributos da reflexão na construção da profissionalidade
spellingShingle Contributos da reflexão na construção da profissionalidade
Gonçalves, Vanda
Ensino básico(1º ciclo)
Educação pré-escolar
Docente generalista
title_short Contributos da reflexão na construção da profissionalidade
title_full Contributos da reflexão na construção da profissionalidade
title_fullStr Contributos da reflexão na construção da profissionalidade
title_full_unstemmed Contributos da reflexão na construção da profissionalidade
title_sort Contributos da reflexão na construção da profissionalidade
author Gonçalves, Vanda
author_facet Gonçalves, Vanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Vanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico(1º ciclo)
Educação pré-escolar
Docente generalista
topic Ensino básico(1º ciclo)
Educação pré-escolar
Docente generalista
description Um dos objetivos deste relatório é reunir e dar a conhecer o processo de formação realizado no espaço de Intervenção/Ação, a partir das evidências e observações efetuadas, recolhidas durante o período de intervenção educativa na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Sendo o objeto de estudo a construção da profissionalização para a habilitação da docência generalista, apresenta-se neste relatório uma estrutura de auto análise reflexiva e avaliativa da prática nas duas valências, sustentada na teoria e em metodologias de investigação. É nossa pretensão, com a realização deste relatório, evidenciar que todos podemos ser autores e atores dos nossos projetos, conferindo-nos autonomia e valoração. Para finalizar, acrescenta-se que, este documento pretende, ainda, constituir uma prova viva de como se encara cada dificuldade, ultrapassando cada degrau, chegando ao fim de algo tão complexo como um estágio integrado num mestrado profissionalizante.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-20T16:08:34Z
2012-02-01T00:00:00Z
2012-02
2013-05-20T14:06:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1168
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620057284608