Bases biológicas da dislexia do desenvolvimento: estudo com um questionário de história da leitura aplicada aos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damas, Diana Isabel Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/28360
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Bases biológicas da dislexia do desenvolvimento: estudo com um questionário de história da leitura aplicada aos paisDislexia, criançaDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraAs questões em torno da definição e etiologia de dislexia do desenvolvimento (DD) são múltiplas e continuam sem gerar consensos. No entanto, ainda que sem desprezar a importância dos fatores ambientais, o paradigma neurobiológico tem vindo a consolidar-se e disso é exemplo a nova definição da APA (2013) ao incluir esta dificuldade específica de aprendizagem dentro das perturbações do neurodesenvolvimento. Neste contexto, a nossa investigação apresenta-se como um modesto contributo que explora as questões da genética da DD. Para o efeito analisámos os antecedentes familiares patogénicos de uma amostra de crianças disléxicas. A amostra deste estudo é constituída por 92 sujeitos, dos quais 43 são pais de crianças com DD, sendo que os restantes são pais de crianças sem DD, de ambos os sexos, cujos filhos frequentam as consultas de Avaliação Psicológica, Aconselhamento e Reabilitação do Centro de Prestação de Serviços à Comunidade da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. A todos eles foi aplicado o Questionário de História da Leitura – QHL, cuja versão original é de Lefty e Pennington, 2000 adaptado para a população portuguesa por Alves e Castro (2005).The issues surrounding the definition and etiology of developmental dyslexia (DD) are multiple and they still can’t generate consensus. However, though without denigrating the importance of environmental factors, the neurobiological paradigm has been which we can see in the new APA (2013) definition which included this specific learning difficulty within the neurodevelopmental disorders. In this context, our research presents itself as a modest contribution that explores genetic DD issue. To this end we examined the pathogenic family history from a sample of dyslexic children. The sample consists of 92 subjects, from which 43 are parents of children with DD while the remaining are parents of children without DD, from both sexes, whose children attend the queries of Avaliação Psicológica, Aconselhamento e Reabilitação do Centro de Prestação de Serviços à Comunidade da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. To all of them we applied the Questionnaire of Reading History - QHL, whose original version belongs to Lefty and Pennington, 2000 adapted to the Portuguese population by Alves and Castro (2005).2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28360http://hdl.handle.net/10316/28360TID:201445190porDamas, Diana Isabel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:39.218062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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