Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Virgínia de Fátima Queirós
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7659
Resumo: O presente relatório de final de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada integrada no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tem como finalidade documentar o trabalho realizado ao longo da prática profissional em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. As instituições na qual realizamos a ação educativa foram, respetivamente, uma Instituição Particular de Solidariedade Social e uma escola da rede pública do concelho de Bragança. Neste sentido, consideramos que esta unidade curricular foi uma ferramenta principal na nossa formação. Se por um lado nos permitiu experienciar e desenvolver atividades que proporcionassem nas crianças experiências significativas, por outro lado, criou-nos o meio ótimo para refletir sobre o nosso papel de agente educador/professor. Foi partindo desta ideia que delineamos uma prática pedagógica sustentada no papel ativo das crianças na construção das suas aprendizagens. Assim sendo, o nosso papel enquanto educador/professor foi de orientador e mediador de aprendizagens permitindo às crianças construírem os seus próprios conceitos, valores e atitudes. Tentamos abordar os conteúdos de forma integradora nas atividades realizadas, salientando as dimensões pedagógicas: espaço, tempo e interações. Ao longo das experiências de aprendizagem selecionadas são descritos e refletidos todos os procedimentos metodológicos, apresentando, ainda, os diálogos criados em interação com as crianças e o adulto, de forma a enaltecer as suas contribuições. Também as fotografias foram um elemento importante para documentar todo o processo ao longo da prática pedagógica. The present final report is an integrated document of the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Master's degree course in Preschool Education and Elementary Teaching Education. It aims to document the work developed along the context of professional practice in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. The institutions in which educational activities were conducted, respectively, was an Institution for Social Solidarity and a public school of Bragança. In this sense we considerer that this curricular unit was an important subject in our teaching formation process. If by one side it left us do experience and develop activities which promote significant learning's in children, in the other way, it was an excellent mode to reflect in our role and function as educator / teacher. This idea permitted us to structure a practice supported in the active role of students under the construction of their learning. The role as educator / teacher was mentor, facilitator of learning allowing children to construct their own concepts, values and attitudes. We try to address the contents in a integrated way in the activities make, highlighting the pedagogical dimensions: space, time and interactions. Along the learning activities selected are described and reflected all the methodological procedures taken, presenting also the dialogues created in interaction with children and adults in order to enhance their contributions. The photography's were a fundamental element to document all the process along the pedagogical practice.
id RCAP_668d9066f679e494880620cacbf7141d
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7659
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicoFormação de professoresEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoPrática de ensino supervisionadaO presente relatório de final de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada integrada no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tem como finalidade documentar o trabalho realizado ao longo da prática profissional em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. As instituições na qual realizamos a ação educativa foram, respetivamente, uma Instituição Particular de Solidariedade Social e uma escola da rede pública do concelho de Bragança. Neste sentido, consideramos que esta unidade curricular foi uma ferramenta principal na nossa formação. Se por um lado nos permitiu experienciar e desenvolver atividades que proporcionassem nas crianças experiências significativas, por outro lado, criou-nos o meio ótimo para refletir sobre o nosso papel de agente educador/professor. Foi partindo desta ideia que delineamos uma prática pedagógica sustentada no papel ativo das crianças na construção das suas aprendizagens. Assim sendo, o nosso papel enquanto educador/professor foi de orientador e mediador de aprendizagens permitindo às crianças construírem os seus próprios conceitos, valores e atitudes. Tentamos abordar os conteúdos de forma integradora nas atividades realizadas, salientando as dimensões pedagógicas: espaço, tempo e interações. Ao longo das experiências de aprendizagem selecionadas são descritos e refletidos todos os procedimentos metodológicos, apresentando, ainda, os diálogos criados em interação com as crianças e o adulto, de forma a enaltecer as suas contribuições. Também as fotografias foram um elemento importante para documentar todo o processo ao longo da prática pedagógica. The present final report is an integrated document of the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Master's degree course in Preschool Education and Elementary Teaching Education. It aims to document the work developed along the context of professional practice in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. The institutions in which educational activities were conducted, respectively, was an Institution for Social Solidarity and a public school of Bragança. In this sense we considerer that this curricular unit was an important subject in our teaching formation process. If by one side it left us do experience and develop activities which promote significant learning's in children, in the other way, it was an excellent mode to reflect in our role and function as educator / teacher. This idea permitted us to structure a practice supported in the active role of students under the construction of their learning. The role as educator / teacher was mentor, facilitator of learning allowing children to construct their own concepts, values and attitudes. We try to address the contents in a integrated way in the activities make, highlighting the pedagogical dimensions: space, time and interactions. Along the learning activities selected are described and reflected all the methodological procedures taken, presenting also the dialogues created in interaction with children and adults in order to enhance their contributions. The photography's were a fundamental element to document all the process along the pedagogical practice.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMesquita, CristinaQueirós, Telma Maria GonçalvesBiblioteca Digital do IPBMorais, Virgínia de Fátima Queirós2012-10-15T14:50:02Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7659porMorais, Virgínia de Fátima Queirós (2012). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:53Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:23.634228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Morais, Virgínia de Fátima Queirós
Formação de professores
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Prática de ensino supervisionada
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
author Morais, Virgínia de Fátima Queirós
author_facet Morais, Virgínia de Fátima Queirós
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Cristina
Queirós, Telma Maria Gonçalves
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Virgínia de Fátima Queirós
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Prática de ensino supervisionada
topic Formação de professores
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Prática de ensino supervisionada
description O presente relatório de final de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada integrada no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tem como finalidade documentar o trabalho realizado ao longo da prática profissional em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. As instituições na qual realizamos a ação educativa foram, respetivamente, uma Instituição Particular de Solidariedade Social e uma escola da rede pública do concelho de Bragança. Neste sentido, consideramos que esta unidade curricular foi uma ferramenta principal na nossa formação. Se por um lado nos permitiu experienciar e desenvolver atividades que proporcionassem nas crianças experiências significativas, por outro lado, criou-nos o meio ótimo para refletir sobre o nosso papel de agente educador/professor. Foi partindo desta ideia que delineamos uma prática pedagógica sustentada no papel ativo das crianças na construção das suas aprendizagens. Assim sendo, o nosso papel enquanto educador/professor foi de orientador e mediador de aprendizagens permitindo às crianças construírem os seus próprios conceitos, valores e atitudes. Tentamos abordar os conteúdos de forma integradora nas atividades realizadas, salientando as dimensões pedagógicas: espaço, tempo e interações. Ao longo das experiências de aprendizagem selecionadas são descritos e refletidos todos os procedimentos metodológicos, apresentando, ainda, os diálogos criados em interação com as crianças e o adulto, de forma a enaltecer as suas contribuições. Também as fotografias foram um elemento importante para documentar todo o processo ao longo da prática pedagógica. The present final report is an integrated document of the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Master's degree course in Preschool Education and Elementary Teaching Education. It aims to document the work developed along the context of professional practice in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. The institutions in which educational activities were conducted, respectively, was an Institution for Social Solidarity and a public school of Bragança. In this sense we considerer that this curricular unit was an important subject in our teaching formation process. If by one side it left us do experience and develop activities which promote significant learning's in children, in the other way, it was an excellent mode to reflect in our role and function as educator / teacher. This idea permitted us to structure a practice supported in the active role of students under the construction of their learning. The role as educator / teacher was mentor, facilitator of learning allowing children to construct their own concepts, values and attitudes. We try to address the contents in a integrated way in the activities make, highlighting the pedagogical dimensions: space, time and interactions. Along the learning activities selected are described and reflected all the methodological procedures taken, presenting also the dialogues created in interaction with children and adults in order to enhance their contributions. The photography's were a fundamental element to document all the process along the pedagogical practice.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-15T14:50:02Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7659
url http://hdl.handle.net/10198/7659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, Virgínia de Fátima Queirós (2012). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135217426890752