Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Sofia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8201
Resumo: O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os momentos vividos nas práticas pedagógicas nos diferentes contextos, evidenciando as experiências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, as dificuldades e os desafios que emergiram e, também, as aprendizagens realizadas. Na dimensão investigativa é apresentado o estudo que surgiu no âmbito de um contexto de prática pedagógica excecional, com duas turmas do 5.º de escolaridade do 2.º CEB, durante a pandemia provocada pela Covid-19. Neste estudo, através da triangulação de dados, apresenta-se um relato com diferentes perspetivas sobre as vivências, enquanto professoras, no período atípico vivenciado por todos na Educação em Portugal. Os resultados obtidos demonstram as limitações e potencialidades que um contexto atípico revelou na formação inicial de professores, como também, as potencialidades e limitações identificados no modelo de ensino praticado em contexto de prática de pedagógica excecional.
id RCAP_66a15513d5d2d88834f0ac4d81ae5411
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8201
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecionalEnsino básico do 1.º CicloEnsino básico do 2.º CicloEnsino à DistânciaMatemáticaCiências NaturaisDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os momentos vividos nas práticas pedagógicas nos diferentes contextos, evidenciando as experiências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, as dificuldades e os desafios que emergiram e, também, as aprendizagens realizadas. Na dimensão investigativa é apresentado o estudo que surgiu no âmbito de um contexto de prática pedagógica excecional, com duas turmas do 5.º de escolaridade do 2.º CEB, durante a pandemia provocada pela Covid-19. Neste estudo, através da triangulação de dados, apresenta-se um relato com diferentes perspetivas sobre as vivências, enquanto professoras, no período atípico vivenciado por todos na Educação em Portugal. Os resultados obtidos demonstram as limitações e potencialidades que um contexto atípico revelou na formação inicial de professores, como também, as potencialidades e limitações identificados no modelo de ensino praticado em contexto de prática de pedagógica excecional.Pinto, Hélia GonçalvesIC-OnlineSantos, Mariana Sofia2023-03-13T11:10:59Z2022-12-132022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8201TID:203246985porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:48Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:58.727829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional
title Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional
spellingShingle Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional
Santos, Mariana Sofia
Ensino básico do 1.º Ciclo
Ensino básico do 2.º Ciclo
Ensino à Distância
Matemática
Ciências Naturais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional
title_full Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional
title_fullStr Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional
title_full_unstemmed Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional
title_sort Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional
author Santos, Mariana Sofia
author_facet Santos, Mariana Sofia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Hélia Gonçalves
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mariana Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico do 1.º Ciclo
Ensino básico do 2.º Ciclo
Ensino à Distância
Matemática
Ciências Naturais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Ensino básico do 1.º Ciclo
Ensino básico do 2.º Ciclo
Ensino à Distância
Matemática
Ciências Naturais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os momentos vividos nas práticas pedagógicas nos diferentes contextos, evidenciando as experiências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, as dificuldades e os desafios que emergiram e, também, as aprendizagens realizadas. Na dimensão investigativa é apresentado o estudo que surgiu no âmbito de um contexto de prática pedagógica excecional, com duas turmas do 5.º de escolaridade do 2.º CEB, durante a pandemia provocada pela Covid-19. Neste estudo, através da triangulação de dados, apresenta-se um relato com diferentes perspetivas sobre as vivências, enquanto professoras, no período atípico vivenciado por todos na Educação em Portugal. Os resultados obtidos demonstram as limitações e potencialidades que um contexto atípico revelou na formação inicial de professores, como também, as potencialidades e limitações identificados no modelo de ensino praticado em contexto de prática de pedagógica excecional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13
2022-12-13T00:00:00Z
2023-03-13T11:10:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/8201
TID:203246985
url http://hdl.handle.net/10400.8/8201
identifier_str_mv TID:203246985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137001723658240