Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/8201 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os momentos vividos nas práticas pedagógicas nos diferentes contextos, evidenciando as experiências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, as dificuldades e os desafios que emergiram e, também, as aprendizagens realizadas. Na dimensão investigativa é apresentado o estudo que surgiu no âmbito de um contexto de prática pedagógica excecional, com duas turmas do 5.º de escolaridade do 2.º CEB, durante a pandemia provocada pela Covid-19. Neste estudo, através da triangulação de dados, apresenta-se um relato com diferentes perspetivas sobre as vivências, enquanto professoras, no período atípico vivenciado por todos na Educação em Portugal. Os resultados obtidos demonstram as limitações e potencialidades que um contexto atípico revelou na formação inicial de professores, como também, as potencialidades e limitações identificados no modelo de ensino praticado em contexto de prática de pedagógica excecional. |
id |
RCAP_66a15513d5d2d88834f0ac4d81ae5411 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8201 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecionalEnsino básico do 1.º CicloEnsino básico do 2.º CicloEnsino à DistânciaMatemáticaCiências NaturaisDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os momentos vividos nas práticas pedagógicas nos diferentes contextos, evidenciando as experiências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, as dificuldades e os desafios que emergiram e, também, as aprendizagens realizadas. Na dimensão investigativa é apresentado o estudo que surgiu no âmbito de um contexto de prática pedagógica excecional, com duas turmas do 5.º de escolaridade do 2.º CEB, durante a pandemia provocada pela Covid-19. Neste estudo, através da triangulação de dados, apresenta-se um relato com diferentes perspetivas sobre as vivências, enquanto professoras, no período atípico vivenciado por todos na Educação em Portugal. Os resultados obtidos demonstram as limitações e potencialidades que um contexto atípico revelou na formação inicial de professores, como também, as potencialidades e limitações identificados no modelo de ensino praticado em contexto de prática de pedagógica excecional.Pinto, Hélia GonçalvesIC-OnlineSantos, Mariana Sofia2023-03-13T11:10:59Z2022-12-132022-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8201TID:203246985porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:48Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:58.727829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional |
title |
Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional |
spellingShingle |
Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional Santos, Mariana Sofia Ensino básico do 1.º Ciclo Ensino básico do 2.º Ciclo Ensino à Distância Matemática Ciências Naturais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional |
title_full |
Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional |
title_fullStr |
Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional |
title_full_unstemmed |
Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional |
title_sort |
Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional |
author |
Santos, Mariana Sofia |
author_facet |
Santos, Mariana Sofia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Hélia Gonçalves IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mariana Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico do 1.º Ciclo Ensino básico do 2.º Ciclo Ensino à Distância Matemática Ciências Naturais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Ensino básico do 1.º Ciclo Ensino básico do 2.º Ciclo Ensino à Distância Matemática Ciências Naturais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os momentos vividos nas práticas pedagógicas nos diferentes contextos, evidenciando as experiências mais significativas, algumas propostas educativas implementadas, as dificuldades e os desafios que emergiram e, também, as aprendizagens realizadas. Na dimensão investigativa é apresentado o estudo que surgiu no âmbito de um contexto de prática pedagógica excecional, com duas turmas do 5.º de escolaridade do 2.º CEB, durante a pandemia provocada pela Covid-19. Neste estudo, através da triangulação de dados, apresenta-se um relato com diferentes perspetivas sobre as vivências, enquanto professoras, no período atípico vivenciado por todos na Educação em Portugal. Os resultados obtidos demonstram as limitações e potencialidades que um contexto atípico revelou na formação inicial de professores, como também, as potencialidades e limitações identificados no modelo de ensino praticado em contexto de prática de pedagógica excecional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-13 2022-12-13T00:00:00Z 2023-03-13T11:10:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/8201 TID:203246985 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/8201 |
identifier_str_mv |
TID:203246985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137001723658240 |