Aprendizagem: familia e parameologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/2628 |
Resumo: | A aprendizagem no seu todo é encarada como acção educativa, tem como finalidade ajudar a desenvolver no educando as capacidades que lhe permitam ser capaz de entrar numa relação pessoal com o meio em que vive (Tavares & Alarcão, 1990). É na realidade com base neste conceito e face ao tema em pesquisa, que nos parece importante explanar para compreender até que ponto as mensagens geracionais contribuem também para capacitar as relações do indivíduo com o meio envolvente, esperando que ele seja um contributo à comunidade académica e científica. A família, unidade básica importante na promoção da continuidade, valores e tradições em termos de aprendizagem em particular e socialização em geral. As tradições estão ligadas à memória colectiva e tem guardiães tal como defendido por Beck, Gidedens e Lash (2000). Os são provérbios integrantes do sistema de crenças, pode dizer-se que são impulsionadores de acções positivas, são modeladores de saúde, bem estar e felicidade e quanta mais emoção a a pessoa sentiu no momento em que ouviu determinado provérbio mais probabilidade de o reter definitivamente; quanto mais importante efectivamente a pessoa que o proferiu, mais certeza de se tornar uma ordem interna poderosa. (Azambuja, 2002 ; Bragança Júnior, 1999). |
id |
RCAP_66c764daba81b89b2fa9e51d65c17bd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/2628 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem: familia e parameologiaFamíliaAprendizagemDesenvolvimentoParameologiaA aprendizagem no seu todo é encarada como acção educativa, tem como finalidade ajudar a desenvolver no educando as capacidades que lhe permitam ser capaz de entrar numa relação pessoal com o meio em que vive (Tavares & Alarcão, 1990). É na realidade com base neste conceito e face ao tema em pesquisa, que nos parece importante explanar para compreender até que ponto as mensagens geracionais contribuem também para capacitar as relações do indivíduo com o meio envolvente, esperando que ele seja um contributo à comunidade académica e científica. A família, unidade básica importante na promoção da continuidade, valores e tradições em termos de aprendizagem em particular e socialização em geral. As tradições estão ligadas à memória colectiva e tem guardiães tal como defendido por Beck, Gidedens e Lash (2000). Os são provérbios integrantes do sistema de crenças, pode dizer-se que são impulsionadores de acções positivas, são modeladores de saúde, bem estar e felicidade e quanta mais emoção a a pessoa sentiu no momento em que ouviu determinado provérbio mais probabilidade de o reter definitivamente; quanto mais importante efectivamente a pessoa que o proferiu, mais certeza de se tornar uma ordem interna poderosa. (Azambuja, 2002 ; Bragança Júnior, 1999).Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativade la Infancia, Adolescencia Mayores y DiscapcidadBiblioteca Digital do IPBAntão, CelesteCastro, Florêncio Vicente deVeiga-Branco, Augusta2010-09-30T10:39:08Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/2628porAntão, Celeste; Vicente, Florêncio; Branco, Maria Augusta (2001). Aprendizagem: familia e parameologia. International Journal of Developmental and Educational Psycology. ISSN 0214-9877. 1. p. 463-4660214-9877info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:07:12Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/2628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:55:44.185900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem: familia e parameologia |
title |
Aprendizagem: familia e parameologia |
spellingShingle |
Aprendizagem: familia e parameologia Antão, Celeste Família Aprendizagem Desenvolvimento Parameologia |
title_short |
Aprendizagem: familia e parameologia |
title_full |
Aprendizagem: familia e parameologia |
title_fullStr |
Aprendizagem: familia e parameologia |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem: familia e parameologia |
title_sort |
Aprendizagem: familia e parameologia |
author |
Antão, Celeste |
author_facet |
Antão, Celeste Castro, Florêncio Vicente de Veiga-Branco, Augusta |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Florêncio Vicente de Veiga-Branco, Augusta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antão, Celeste Castro, Florêncio Vicente de Veiga-Branco, Augusta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família Aprendizagem Desenvolvimento Parameologia |
topic |
Família Aprendizagem Desenvolvimento Parameologia |
description |
A aprendizagem no seu todo é encarada como acção educativa, tem como finalidade ajudar a desenvolver no educando as capacidades que lhe permitam ser capaz de entrar numa relação pessoal com o meio em que vive (Tavares & Alarcão, 1990). É na realidade com base neste conceito e face ao tema em pesquisa, que nos parece importante explanar para compreender até que ponto as mensagens geracionais contribuem também para capacitar as relações do indivíduo com o meio envolvente, esperando que ele seja um contributo à comunidade académica e científica. A família, unidade básica importante na promoção da continuidade, valores e tradições em termos de aprendizagem em particular e socialização em geral. As tradições estão ligadas à memória colectiva e tem guardiães tal como defendido por Beck, Gidedens e Lash (2000). Os são provérbios integrantes do sistema de crenças, pode dizer-se que são impulsionadores de acções positivas, são modeladores de saúde, bem estar e felicidade e quanta mais emoção a a pessoa sentiu no momento em que ouviu determinado provérbio mais probabilidade de o reter definitivamente; quanto mais importante efectivamente a pessoa que o proferiu, mais certeza de se tornar uma ordem interna poderosa. (Azambuja, 2002 ; Bragança Júnior, 1999). |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-30T10:39:08Z 2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/2628 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/2628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Antão, Celeste; Vicente, Florêncio; Branco, Maria Augusta (2001). Aprendizagem: familia e parameologia. International Journal of Developmental and Educational Psycology. ISSN 0214-9877. 1. p. 463-466 0214-9877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativade la Infancia, Adolescencia Mayores y Discapcidad |
publisher.none.fl_str_mv |
Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativade la Infancia, Adolescencia Mayores y Discapcidad |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135162376650752 |