Livros para que vos quero: promoção da leitura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1090 |
Resumo: | Este trabalho surgiu da necessidade de intervir junto de crianças, que em contexto escolar, manifestam repetidamente repúdio pela atividade livre de leitura. No nosso contexto profissional deparamo-nos, com frequência com crianças que sabendo ler, oferecem resistência à leitura individual. Estando cientes das etapas da leitura – decifração e compreensão – percecionamos que a escola se preocupa demasiado com a primeira fase, descurando a segunda por considerar que isso acontecerá naturalmente. São já muitos os autores que de debruçaram sobre esta problemática, alertando para que a compreensão também necessita ser ensinada, ou pelo menos, fornecer ferramentas para que os jovens leitores possam desbravar o enredo de palavras que conhecem mas das quais não se conseguem apropriar. Tendo consciência destes factos, pareceu-nos imperioso testar a possibilidade de, para um grupo restrito de crianças, alterar a sua experiencia leitora. A Literatura, sem ser uma receita para levar alguém à leitura, possui caraterística únicas que permitem a quem lê experienciar e espelhar contextos, através dos quais se pode operar uma identificação ou alteridade do leitor. Acreditamos que através da leitura poderemos fazer cidadãos diferentes e conscientes, podendo assim dar o nosso pequeno contributo para que haja uma sociedade melhor. O projeto que apresentamos pretende articular três campos conceptuais, que sendo distintos, se interligam e atuam uns nos outros: a leitura, a Literatura e a Animação da mesma. |
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Livros para que vos quero: promoção da leituraLiteraturaInteresse pela leituraAnimação da leituraEste trabalho surgiu da necessidade de intervir junto de crianças, que em contexto escolar, manifestam repetidamente repúdio pela atividade livre de leitura. No nosso contexto profissional deparamo-nos, com frequência com crianças que sabendo ler, oferecem resistência à leitura individual. Estando cientes das etapas da leitura – decifração e compreensão – percecionamos que a escola se preocupa demasiado com a primeira fase, descurando a segunda por considerar que isso acontecerá naturalmente. São já muitos os autores que de debruçaram sobre esta problemática, alertando para que a compreensão também necessita ser ensinada, ou pelo menos, fornecer ferramentas para que os jovens leitores possam desbravar o enredo de palavras que conhecem mas das quais não se conseguem apropriar. Tendo consciência destes factos, pareceu-nos imperioso testar a possibilidade de, para um grupo restrito de crianças, alterar a sua experiencia leitora. A Literatura, sem ser uma receita para levar alguém à leitura, possui caraterística únicas que permitem a quem lê experienciar e espelhar contextos, através dos quais se pode operar uma identificação ou alteridade do leitor. Acreditamos que através da leitura poderemos fazer cidadãos diferentes e conscientes, podendo assim dar o nosso pequeno contributo para que haja uma sociedade melhor. O projeto que apresentamos pretende articular três campos conceptuais, que sendo distintos, se interligam e atuam uns nos outros: a leitura, a Literatura e a Animação da mesma.This research paper was driven by the need to intervene in the case of school children who recurrently show repulse for reading as a hobby. In our professional environment we are often faced with children who are able to read but are reluctant to individual reading. Being aware of the reading stages – decoding and comprehension – we feel that school is far more concerned with the former than the latter, as it believes that comprehension will eventually and naturally happen. Quite a few authors have pored over this problematic issue and warned that comprehension also needs to be taught, or at least, tools have to be supplied in order to enable young readers to untangle the word plot they already know but cannot make their own. Bearing these facts in mind, it seemed imperative to us, to test a restricted group of children for the possibility of changing their reading experience. Literature, which is not a recipe for inducing reading, has unique characteristics that allow whoever reads to experience and mirror contexts, and through which a reader’s identification or alterity may take place. We believe that through reading we will be able to develop different and more conscious citizens, thus playing our little role in building a better society. Our project intends to articulate three distinct, though interrelated concepts: Reading, Literature and its Encouragement.2012-06-12T09:50:00Z2013-05-20T14:03:46Z2012-03-01T00:00:00Z2012-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plaintext/plaintext/plaintext/plaintext/plaintext/plainapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1090porSousa, Maria da Graça Costa da Silva Prima deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:37Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:38.055999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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