Realidade aumentada e suas implicações na promoção da leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1280 |
Resumo: | O presente trabalho situa-se na área de especialização em Animação da Leitura do Mestrado em Ciências da Educação e visa averiguar de que forma se reflete a introdução da tecnologia Realidade Aumentada na promoção da leitura e das competências leitoras. Neste trabalho, considera-se que a introdução e exploração da tecnologia Realidade Aumentada em livros infantis, atualmente efetivada por algumas editoras e centros de investigação, lança novos desafios à forma como abordamos e compreendemos o livro, a leitura e como poderá suceder a promoção das competências leitoras. Mas será realmente esta uma tecnologia adaptável aos propósitos a que agora se propõe? E como abordar esta nova tecnologia no sentido de promover a compreensão leitora? Com este projeto, foi possível concluir que a Realidade Aumentada constitui uma mais-valia ao serviço da promoção da leitura, nomeadamente através do trabalho levado a cabo na primeira fase deste projeto, centrado em torno da utilização de publicações já existentes no mercado. A esta mais-valia acrescem benefícios específicos em torno da promoção das competências leitoras, as quais foram identificáveis mediante a construção, partilhada com os alunos, de livros recorrendo a esta tecnologia. ABSTRACT This work is a specialization in the Animation of the Reading of the Master’s in Education and it aims to investigate how the introduction of technology in Augmented Reality reflects in the promotion of reading and skill readers. This paper considers that the introduction and exploitation of the technology Augmented Reality in children's books, currently enforced by some publishers and research centers, poses new challenges to how we approach and understand the book, the reading and how can happen the promotion of skills readers. But is this technology really adaptable to the purpose that it aims? And how to approach this new technology in order to promote reading comprehension? With this project, it was concluded that Augmented Reality is an added value to the service of promoting reading, particularly through the work carried out in the first phase of this project, centered around the use of existing publications on the market. To this surplus value, specific benefits are added around the promotion of readers’ skills, which were identified with the help of students creating books using this technology. |
id |
RCAP_7658e79051a0dd23099cf519bf80a976 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1280 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Realidade aumentada e suas implicações na promoção da leituraAnimação da leituraHábitos de leituraO presente trabalho situa-se na área de especialização em Animação da Leitura do Mestrado em Ciências da Educação e visa averiguar de que forma se reflete a introdução da tecnologia Realidade Aumentada na promoção da leitura e das competências leitoras. Neste trabalho, considera-se que a introdução e exploração da tecnologia Realidade Aumentada em livros infantis, atualmente efetivada por algumas editoras e centros de investigação, lança novos desafios à forma como abordamos e compreendemos o livro, a leitura e como poderá suceder a promoção das competências leitoras. Mas será realmente esta uma tecnologia adaptável aos propósitos a que agora se propõe? E como abordar esta nova tecnologia no sentido de promover a compreensão leitora? Com este projeto, foi possível concluir que a Realidade Aumentada constitui uma mais-valia ao serviço da promoção da leitura, nomeadamente através do trabalho levado a cabo na primeira fase deste projeto, centrado em torno da utilização de publicações já existentes no mercado. A esta mais-valia acrescem benefícios específicos em torno da promoção das competências leitoras, as quais foram identificáveis mediante a construção, partilhada com os alunos, de livros recorrendo a esta tecnologia. ABSTRACT This work is a specialization in the Animation of the Reading of the Master’s in Education and it aims to investigate how the introduction of technology in Augmented Reality reflects in the promotion of reading and skill readers. This paper considers that the introduction and exploitation of the technology Augmented Reality in children's books, currently enforced by some publishers and research centers, poses new challenges to how we approach and understand the book, the reading and how can happen the promotion of skills readers. But is this technology really adaptable to the purpose that it aims? And how to approach this new technology in order to promote reading comprehension? With this project, it was concluded that Augmented Reality is an added value to the service of promoting reading, particularly through the work carried out in the first phase of this project, centered around the use of existing publications on the market. To this surplus value, specific benefits are added around the promotion of readers’ skills, which were identified with the help of students creating books using this technology.2013-10-23T08:42:15Z2013-06-13T00:00:00Z2013-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1280porRibeiro, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:45.821245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Realidade aumentada e suas implicações na promoção da leitura |
title |
Realidade aumentada e suas implicações na promoção da leitura |
spellingShingle |
Realidade aumentada e suas implicações na promoção da leitura Ribeiro, Sara Animação da leitura Hábitos de leitura |
title_short |
Realidade aumentada e suas implicações na promoção da leitura |
title_full |
Realidade aumentada e suas implicações na promoção da leitura |
title_fullStr |
Realidade aumentada e suas implicações na promoção da leitura |
title_full_unstemmed |
Realidade aumentada e suas implicações na promoção da leitura |
title_sort |
Realidade aumentada e suas implicações na promoção da leitura |
author |
Ribeiro, Sara |
author_facet |
Ribeiro, Sara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animação da leitura Hábitos de leitura |
topic |
Animação da leitura Hábitos de leitura |
description |
O presente trabalho situa-se na área de especialização em Animação da Leitura do Mestrado em Ciências da Educação e visa averiguar de que forma se reflete a introdução da tecnologia Realidade Aumentada na promoção da leitura e das competências leitoras. Neste trabalho, considera-se que a introdução e exploração da tecnologia Realidade Aumentada em livros infantis, atualmente efetivada por algumas editoras e centros de investigação, lança novos desafios à forma como abordamos e compreendemos o livro, a leitura e como poderá suceder a promoção das competências leitoras. Mas será realmente esta uma tecnologia adaptável aos propósitos a que agora se propõe? E como abordar esta nova tecnologia no sentido de promover a compreensão leitora? Com este projeto, foi possível concluir que a Realidade Aumentada constitui uma mais-valia ao serviço da promoção da leitura, nomeadamente através do trabalho levado a cabo na primeira fase deste projeto, centrado em torno da utilização de publicações já existentes no mercado. A esta mais-valia acrescem benefícios específicos em torno da promoção das competências leitoras, as quais foram identificáveis mediante a construção, partilhada com os alunos, de livros recorrendo a esta tecnologia. ABSTRACT This work is a specialization in the Animation of the Reading of the Master’s in Education and it aims to investigate how the introduction of technology in Augmented Reality reflects in the promotion of reading and skill readers. This paper considers that the introduction and exploitation of the technology Augmented Reality in children's books, currently enforced by some publishers and research centers, poses new challenges to how we approach and understand the book, the reading and how can happen the promotion of skills readers. But is this technology really adaptable to the purpose that it aims? And how to approach this new technology in order to promote reading comprehension? With this project, it was concluded that Augmented Reality is an added value to the service of promoting reading, particularly through the work carried out in the first phase of this project, centered around the use of existing publications on the market. To this surplus value, specific benefits are added around the promotion of readers’ skills, which were identified with the help of students creating books using this technology. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-23T08:42:15Z 2013-06-13T00:00:00Z 2013-06-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1280 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621010440192 |