Brinca brincando, vai-se lendo a sério...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/922 |
Resumo: | A leitura é um acto complexo, muito dependente da iniciativa pessoal, que – após o esforço inerente à aprendizagem inicial – necessita de uma prática continuada para que se converta gradualmente em hábito. O problema é saber como ajudar a criança a ganhar essa tendência preciosa para dedicar alguns momentos do seu dia a dia à leitura quando tudo à sua volta rema num outro sentido e com um ritmo diferente. Como poderá a escola básica ajudar a essa aproximação? No contexto actual de grande disseminação da imagem e das novas tecnologias, proclamar as vantagens e os prazeres da leitura não chega. Se é verdade que ler um bom livro proporciona momentos inesquecíveis, não é igualmente menos certo que enaltecer as maravilhas da obra impressa por oposição aos outros divertimentos (televisão, telemóvel, computador, dvd, playstation ou i-pod) procurando deste modo contrariar a tendência dominante nos jovens – a esmagadora maioria dos quais vivendo em ambientes onde o livro já não prevalece – se tem de facto mostrado muito pouco eficaz. |
id |
RCAP_9f608ae2fc13d881e0a4a0502d55b233 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/922 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brinca brincando, vai-se lendo a sério...Hábitos de leituraInteresse pela leitura - animaçãoA leitura é um acto complexo, muito dependente da iniciativa pessoal, que – após o esforço inerente à aprendizagem inicial – necessita de uma prática continuada para que se converta gradualmente em hábito. O problema é saber como ajudar a criança a ganhar essa tendência preciosa para dedicar alguns momentos do seu dia a dia à leitura quando tudo à sua volta rema num outro sentido e com um ritmo diferente. Como poderá a escola básica ajudar a essa aproximação? No contexto actual de grande disseminação da imagem e das novas tecnologias, proclamar as vantagens e os prazeres da leitura não chega. Se é verdade que ler um bom livro proporciona momentos inesquecíveis, não é igualmente menos certo que enaltecer as maravilhas da obra impressa por oposição aos outros divertimentos (televisão, telemóvel, computador, dvd, playstation ou i-pod) procurando deste modo contrariar a tendência dominante nos jovens – a esmagadora maioria dos quais vivendo em ambientes onde o livro já não prevalece – se tem de facto mostrado muito pouco eficaz.2009-03-23T09:27:56Z2013-05-20T13:59:10Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/922por0873-3600Lopes, Maria Virgílioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:32Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:30.991536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brinca brincando, vai-se lendo a sério... |
title |
Brinca brincando, vai-se lendo a sério... |
spellingShingle |
Brinca brincando, vai-se lendo a sério... Lopes, Maria Virgílio Hábitos de leitura Interesse pela leitura - animação |
title_short |
Brinca brincando, vai-se lendo a sério... |
title_full |
Brinca brincando, vai-se lendo a sério... |
title_fullStr |
Brinca brincando, vai-se lendo a sério... |
title_full_unstemmed |
Brinca brincando, vai-se lendo a sério... |
title_sort |
Brinca brincando, vai-se lendo a sério... |
author |
Lopes, Maria Virgílio |
author_facet |
Lopes, Maria Virgílio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Maria Virgílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hábitos de leitura Interesse pela leitura - animação |
topic |
Hábitos de leitura Interesse pela leitura - animação |
description |
A leitura é um acto complexo, muito dependente da iniciativa pessoal, que – após o esforço inerente à aprendizagem inicial – necessita de uma prática continuada para que se converta gradualmente em hábito. O problema é saber como ajudar a criança a ganhar essa tendência preciosa para dedicar alguns momentos do seu dia a dia à leitura quando tudo à sua volta rema num outro sentido e com um ritmo diferente. Como poderá a escola básica ajudar a essa aproximação? No contexto actual de grande disseminação da imagem e das novas tecnologias, proclamar as vantagens e os prazeres da leitura não chega. Se é verdade que ler um bom livro proporciona momentos inesquecíveis, não é igualmente menos certo que enaltecer as maravilhas da obra impressa por oposição aos outros divertimentos (televisão, telemóvel, computador, dvd, playstation ou i-pod) procurando deste modo contrariar a tendência dominante nos jovens – a esmagadora maioria dos quais vivendo em ambientes onde o livro já não prevalece – se tem de facto mostrado muito pouco eficaz. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2009-03-23T09:27:56Z 2013-05-20T13:59:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/922 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-3600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131618429894656 |