Brinca brincando, vai-se lendo a sério...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Virgílio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/922
Resumo: A leitura é um acto complexo, muito dependente da iniciativa pessoal, que – após o esforço inerente à aprendizagem inicial – necessita de uma prática continuada para que se converta gradualmente em hábito. O problema é saber como ajudar a criança a ganhar essa tendência preciosa para dedicar alguns momentos do seu dia a dia à leitura quando tudo à sua volta rema num outro sentido e com um ritmo diferente. Como poderá a escola básica ajudar a essa aproximação? No contexto actual de grande disseminação da imagem e das novas tecnologias, proclamar as vantagens e os prazeres da leitura não chega. Se é verdade que ler um bom livro proporciona momentos inesquecíveis, não é igualmente menos certo que enaltecer as maravilhas da obra impressa por oposição aos outros divertimentos (televisão, telemóvel, computador, dvd, playstation ou i-pod) procurando deste modo contrariar a tendência dominante nos jovens – a esmagadora maioria dos quais vivendo em ambientes onde o livro já não prevalece – se tem de facto mostrado muito pouco eficaz.
id RCAP_9f608ae2fc13d881e0a4a0502d55b233
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/922
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brinca brincando, vai-se lendo a sério...Hábitos de leituraInteresse pela leitura - animaçãoA leitura é um acto complexo, muito dependente da iniciativa pessoal, que – após o esforço inerente à aprendizagem inicial – necessita de uma prática continuada para que se converta gradualmente em hábito. O problema é saber como ajudar a criança a ganhar essa tendência preciosa para dedicar alguns momentos do seu dia a dia à leitura quando tudo à sua volta rema num outro sentido e com um ritmo diferente. Como poderá a escola básica ajudar a essa aproximação? No contexto actual de grande disseminação da imagem e das novas tecnologias, proclamar as vantagens e os prazeres da leitura não chega. Se é verdade que ler um bom livro proporciona momentos inesquecíveis, não é igualmente menos certo que enaltecer as maravilhas da obra impressa por oposição aos outros divertimentos (televisão, telemóvel, computador, dvd, playstation ou i-pod) procurando deste modo contrariar a tendência dominante nos jovens – a esmagadora maioria dos quais vivendo em ambientes onde o livro já não prevalece – se tem de facto mostrado muito pouco eficaz.2009-03-23T09:27:56Z2013-05-20T13:59:10Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/922por0873-3600Lopes, Maria Virgílioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:32Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:30.991536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brinca brincando, vai-se lendo a sério...
title Brinca brincando, vai-se lendo a sério...
spellingShingle Brinca brincando, vai-se lendo a sério...
Lopes, Maria Virgílio
Hábitos de leitura
Interesse pela leitura - animação
title_short Brinca brincando, vai-se lendo a sério...
title_full Brinca brincando, vai-se lendo a sério...
title_fullStr Brinca brincando, vai-se lendo a sério...
title_full_unstemmed Brinca brincando, vai-se lendo a sério...
title_sort Brinca brincando, vai-se lendo a sério...
author Lopes, Maria Virgílio
author_facet Lopes, Maria Virgílio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Virgílio
dc.subject.por.fl_str_mv Hábitos de leitura
Interesse pela leitura - animação
topic Hábitos de leitura
Interesse pela leitura - animação
description A leitura é um acto complexo, muito dependente da iniciativa pessoal, que – após o esforço inerente à aprendizagem inicial – necessita de uma prática continuada para que se converta gradualmente em hábito. O problema é saber como ajudar a criança a ganhar essa tendência preciosa para dedicar alguns momentos do seu dia a dia à leitura quando tudo à sua volta rema num outro sentido e com um ritmo diferente. Como poderá a escola básica ajudar a essa aproximação? No contexto actual de grande disseminação da imagem e das novas tecnologias, proclamar as vantagens e os prazeres da leitura não chega. Se é verdade que ler um bom livro proporciona momentos inesquecíveis, não é igualmente menos certo que enaltecer as maravilhas da obra impressa por oposição aos outros divertimentos (televisão, telemóvel, computador, dvd, playstation ou i-pod) procurando deste modo contrariar a tendência dominante nos jovens – a esmagadora maioria dos quais vivendo em ambientes onde o livro já não prevalece – se tem de facto mostrado muito pouco eficaz.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2009-03-23T09:27:56Z
2013-05-20T13:59:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/922
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-3600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131618429894656