Computadores no ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1989 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5231 |
Resumo: | A evolução acelarada da tecnologia e o desenvolvimento da informática têm tido uma profunda influência no modo de vida actual. Se tivermos em conta todas as potencialidades da informática poderemos mesmo dizer que estamos apenas no início e que as consequências da introdução das novas tecnologias na vida quotidiana são imprevísiveis. De facto, o baixo nível de preços que atingiram actualmente os computadores, assim como o desenvolvimento da tecnologia alcançado, fazem com que a informática comece a estar presente por todo o lado na actividade produtiva e nos serviços, com inúmeros tipos de aplicações e que, apesar de algumas reticências iniciais, ela acabe por ser bem aceite e encarada como um meio de facilitar tarefas e melhorar a produtividade. Paradoxalmente, no que diz respeito ao ensino, o computador como auxiliar pedagógico é ainda muito pouco usado, dificilmente aceite e o seu papel mal compreendido. Pode mesmo dizer-se que o computador só afectou de forma muito marginal e local os métodos e prática do ensino. Existem múltiplas razões que nos permitem explicar tal facto, podendo destacar-se: uma má compreensão do papel da a barreira psicológica da máquina; o receio de que ponha em causa a prática e competência do professor; a falta de programas para ensino e a falta de qualidade de muitos dos existentes; o preço do equipamento não acessível à capacidade financeira da instituição ou do agente de ensino; informática no ensino; a falta de informação. No entanto, parece-nos inevitável que o computador venha a ocupar um lugar de peso como auxiliar pedagógico dadas as suas potencialidades que permitem prever múltiplas aplicações e aproximações extremamente inovadoras. |
id |
RCAP_66cf133a1e8684cd394d12c58001aa1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5231 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Computadores no ensinoInexistenteA evolução acelarada da tecnologia e o desenvolvimento da informática têm tido uma profunda influência no modo de vida actual. Se tivermos em conta todas as potencialidades da informática poderemos mesmo dizer que estamos apenas no início e que as consequências da introdução das novas tecnologias na vida quotidiana são imprevísiveis. De facto, o baixo nível de preços que atingiram actualmente os computadores, assim como o desenvolvimento da tecnologia alcançado, fazem com que a informática comece a estar presente por todo o lado na actividade produtiva e nos serviços, com inúmeros tipos de aplicações e que, apesar de algumas reticências iniciais, ela acabe por ser bem aceite e encarada como um meio de facilitar tarefas e melhorar a produtividade. Paradoxalmente, no que diz respeito ao ensino, o computador como auxiliar pedagógico é ainda muito pouco usado, dificilmente aceite e o seu papel mal compreendido. Pode mesmo dizer-se que o computador só afectou de forma muito marginal e local os métodos e prática do ensino. Existem múltiplas razões que nos permitem explicar tal facto, podendo destacar-se: uma má compreensão do papel da a barreira psicológica da máquina; o receio de que ponha em causa a prática e competência do professor; a falta de programas para ensino e a falta de qualidade de muitos dos existentes; o preço do equipamento não acessível à capacidade financeira da instituição ou do agente de ensino; informática no ensino; a falta de informação. No entanto, parece-nos inevitável que o computador venha a ocupar um lugar de peso como auxiliar pedagógico dadas as suas potencialidades que permitem prever múltiplas aplicações e aproximações extremamente inovadoras.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMata, Paulina2017-01-28T15:41:17Z1989-01-01T00:00:00Z1989-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5231porAnálise Psicológica, 7, 471-480.0870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:57Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5231Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:02.773435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Computadores no ensino |
title |
Computadores no ensino |
spellingShingle |
Computadores no ensino Mata, Paulina Inexistente |
title_short |
Computadores no ensino |
title_full |
Computadores no ensino |
title_fullStr |
Computadores no ensino |
title_full_unstemmed |
Computadores no ensino |
title_sort |
Computadores no ensino |
author |
Mata, Paulina |
author_facet |
Mata, Paulina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mata, Paulina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inexistente |
topic |
Inexistente |
description |
A evolução acelarada da tecnologia e o desenvolvimento da informática têm tido uma profunda influência no modo de vida actual. Se tivermos em conta todas as potencialidades da informática poderemos mesmo dizer que estamos apenas no início e que as consequências da introdução das novas tecnologias na vida quotidiana são imprevísiveis. De facto, o baixo nível de preços que atingiram actualmente os computadores, assim como o desenvolvimento da tecnologia alcançado, fazem com que a informática comece a estar presente por todo o lado na actividade produtiva e nos serviços, com inúmeros tipos de aplicações e que, apesar de algumas reticências iniciais, ela acabe por ser bem aceite e encarada como um meio de facilitar tarefas e melhorar a produtividade. Paradoxalmente, no que diz respeito ao ensino, o computador como auxiliar pedagógico é ainda muito pouco usado, dificilmente aceite e o seu papel mal compreendido. Pode mesmo dizer-se que o computador só afectou de forma muito marginal e local os métodos e prática do ensino. Existem múltiplas razões que nos permitem explicar tal facto, podendo destacar-se: uma má compreensão do papel da a barreira psicológica da máquina; o receio de que ponha em causa a prática e competência do professor; a falta de programas para ensino e a falta de qualidade de muitos dos existentes; o preço do equipamento não acessível à capacidade financeira da instituição ou do agente de ensino; informática no ensino; a falta de informação. No entanto, parece-nos inevitável que o computador venha a ocupar um lugar de peso como auxiliar pedagógico dadas as suas potencialidades que permitem prever múltiplas aplicações e aproximações extremamente inovadoras. |
publishDate |
1989 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1989-01-01T00:00:00Z 1989-01-01T00:00:00Z 2017-01-28T15:41:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/5231 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/5231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica, 7, 471-480. 0870-8231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130091458920448 |