Computadores no ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, Paulina
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5231
Resumo: A evolução acelarada da tecnologia e o desenvolvimento da informática têm tido uma profunda influência no modo de vida actual. Se tivermos em conta todas as potencialidades da informática poderemos mesmo dizer que estamos apenas no início e que as consequências da introdução das novas tecnologias na vida quotidiana são imprevísiveis. De facto, o baixo nível de preços que atingiram actualmente os computadores, assim como o desenvolvimento da tecnologia alcançado, fazem com que a informática comece a estar presente por todo o lado na actividade produtiva e nos serviços, com inúmeros tipos de aplicações e que, apesar de algumas reticências iniciais, ela acabe por ser bem aceite e encarada como um meio de facilitar tarefas e melhorar a produtividade. Paradoxalmente, no que diz respeito ao ensino, o computador como auxiliar pedagógico é ainda muito pouco usado, dificilmente aceite e o seu papel mal compreendido. Pode mesmo dizer-se que o computador só afectou de forma muito marginal e local os métodos e prática do ensino. Existem múltiplas razões que nos permitem explicar tal facto, podendo destacar-se: uma má compreensão do papel da a barreira psicológica da máquina; o receio de que ponha em causa a prática e competência do professor; a falta de programas para ensino e a falta de qualidade de muitos dos existentes; o preço do equipamento não acessível à capacidade financeira da instituição ou do agente de ensino; informática no ensino; a falta de informação. No entanto, parece-nos inevitável que o computador venha a ocupar um lugar de peso como auxiliar pedagógico dadas as suas potencialidades que permitem prever múltiplas aplicações e aproximações extremamente inovadoras.
id RCAP_66cf133a1e8684cd394d12c58001aa1a
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5231
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Computadores no ensinoInexistenteA evolução acelarada da tecnologia e o desenvolvimento da informática têm tido uma profunda influência no modo de vida actual. Se tivermos em conta todas as potencialidades da informática poderemos mesmo dizer que estamos apenas no início e que as consequências da introdução das novas tecnologias na vida quotidiana são imprevísiveis. De facto, o baixo nível de preços que atingiram actualmente os computadores, assim como o desenvolvimento da tecnologia alcançado, fazem com que a informática comece a estar presente por todo o lado na actividade produtiva e nos serviços, com inúmeros tipos de aplicações e que, apesar de algumas reticências iniciais, ela acabe por ser bem aceite e encarada como um meio de facilitar tarefas e melhorar a produtividade. Paradoxalmente, no que diz respeito ao ensino, o computador como auxiliar pedagógico é ainda muito pouco usado, dificilmente aceite e o seu papel mal compreendido. Pode mesmo dizer-se que o computador só afectou de forma muito marginal e local os métodos e prática do ensino. Existem múltiplas razões que nos permitem explicar tal facto, podendo destacar-se: uma má compreensão do papel da a barreira psicológica da máquina; o receio de que ponha em causa a prática e competência do professor; a falta de programas para ensino e a falta de qualidade de muitos dos existentes; o preço do equipamento não acessível à capacidade financeira da instituição ou do agente de ensino; informática no ensino; a falta de informação. No entanto, parece-nos inevitável que o computador venha a ocupar um lugar de peso como auxiliar pedagógico dadas as suas potencialidades que permitem prever múltiplas aplicações e aproximações extremamente inovadoras.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMata, Paulina2017-01-28T15:41:17Z1989-01-01T00:00:00Z1989-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5231porAnálise Psicológica, 7, 471-480.0870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:57Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5231Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:02.773435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Computadores no ensino
title Computadores no ensino
spellingShingle Computadores no ensino
Mata, Paulina
Inexistente
title_short Computadores no ensino
title_full Computadores no ensino
title_fullStr Computadores no ensino
title_full_unstemmed Computadores no ensino
title_sort Computadores no ensino
author Mata, Paulina
author_facet Mata, Paulina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Mata, Paulina
dc.subject.por.fl_str_mv Inexistente
topic Inexistente
description A evolução acelarada da tecnologia e o desenvolvimento da informática têm tido uma profunda influência no modo de vida actual. Se tivermos em conta todas as potencialidades da informática poderemos mesmo dizer que estamos apenas no início e que as consequências da introdução das novas tecnologias na vida quotidiana são imprevísiveis. De facto, o baixo nível de preços que atingiram actualmente os computadores, assim como o desenvolvimento da tecnologia alcançado, fazem com que a informática comece a estar presente por todo o lado na actividade produtiva e nos serviços, com inúmeros tipos de aplicações e que, apesar de algumas reticências iniciais, ela acabe por ser bem aceite e encarada como um meio de facilitar tarefas e melhorar a produtividade. Paradoxalmente, no que diz respeito ao ensino, o computador como auxiliar pedagógico é ainda muito pouco usado, dificilmente aceite e o seu papel mal compreendido. Pode mesmo dizer-se que o computador só afectou de forma muito marginal e local os métodos e prática do ensino. Existem múltiplas razões que nos permitem explicar tal facto, podendo destacar-se: uma má compreensão do papel da a barreira psicológica da máquina; o receio de que ponha em causa a prática e competência do professor; a falta de programas para ensino e a falta de qualidade de muitos dos existentes; o preço do equipamento não acessível à capacidade financeira da instituição ou do agente de ensino; informática no ensino; a falta de informação. No entanto, parece-nos inevitável que o computador venha a ocupar um lugar de peso como auxiliar pedagógico dadas as suas potencialidades que permitem prever múltiplas aplicações e aproximações extremamente inovadoras.
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989-01-01T00:00:00Z
1989-01-01T00:00:00Z
2017-01-28T15:41:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/5231
url http://hdl.handle.net/10400.12/5231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 7, 471-480.
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130091458920448