Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3254 |
Resumo: | Capítulo 1. O objectivo do presente capítulo prende-se com a exposição da minha intervenção no estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Quinta das Palmeiras estando inserida no grupo de Educação Física, e orientada pelo Professor Nuno Rodrigues. Tive o privilégio de vivenciar diversas experiências do contexto escolar, desde a leccionação até à organização e orientação de actividades, onde é mencionado a elaboração de planos de orientação e definidas estratégias para a intervenção com os alunos em aula e nas actividades. Colocar em prática o conhecimento adquirido em anos anteriores, o contacto directo com a realidade de um profissional de Educação Física e a aquisição de novas experiências, promoveu o aumento da minha formação como futura profissional de Educação Física, conseguindo promover ganhos cognitivos, físicos e sócio-afectivos nos alunos, de forma a estes se tornarem melhores cidadãos no futuro. Capítulo 2. O objectivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da aplicação de um programa de actividade física na composição corporal e no nível de aptidão física em alunas obesas e pré-obesas. Foi seleccionado um grupo experimental constituído por oito alunas (12,13±0,99 anos) e um grupo de controlo constituído também por oito alunas (13,25±1,16 anos). O grupo experimental foi sujeito a três dias de actividade física (treino aeróbio e treino de força) semanal, durante oito semanas. Para a avaliação da composição corporal e dos níveis de aptidão física, foi utilizada a bateria de testes do Fitnessgram, em ambos os grupos, antes e após as oito semanas do programa. Foram utilizados testes não paramétricos para a avaliação das diferenças entre os grupos e entre os momentos de avaliação. O grupo experimental apresentou uma tendência para a estabilização dos valores da composição corporal e para o aumento dos níveis de aptidão física, contrariamente ao grupo de controlo, que apresentou uma tendência para o aumento da composição corporal e para a diminuição da aptidão física. Os resultados do presente estudo parecem demonstrar que um programa de actividade física permite a manutenção dos valores de composição corporal e de aptidão física numa amostra de estudantes obesos. Estes dados sugerem que a elaboração de programas de actividade física deve ser uma preocupação na população escolar. |
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Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das PalmeirasEducação física - Estágio pedagógicoActividade física - Jovem - ObesidadeEducação física - Aptidão física - Jovens - AvaliaçãoDesporto escolarFitnessgramCapítulo 1. O objectivo do presente capítulo prende-se com a exposição da minha intervenção no estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Quinta das Palmeiras estando inserida no grupo de Educação Física, e orientada pelo Professor Nuno Rodrigues. Tive o privilégio de vivenciar diversas experiências do contexto escolar, desde a leccionação até à organização e orientação de actividades, onde é mencionado a elaboração de planos de orientação e definidas estratégias para a intervenção com os alunos em aula e nas actividades. Colocar em prática o conhecimento adquirido em anos anteriores, o contacto directo com a realidade de um profissional de Educação Física e a aquisição de novas experiências, promoveu o aumento da minha formação como futura profissional de Educação Física, conseguindo promover ganhos cognitivos, físicos e sócio-afectivos nos alunos, de forma a estes se tornarem melhores cidadãos no futuro. Capítulo 2. O objectivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da aplicação de um programa de actividade física na composição corporal e no nível de aptidão física em alunas obesas e pré-obesas. Foi seleccionado um grupo experimental constituído por oito alunas (12,13±0,99 anos) e um grupo de controlo constituído também por oito alunas (13,25±1,16 anos). O grupo experimental foi sujeito a três dias de actividade física (treino aeróbio e treino de força) semanal, durante oito semanas. Para a avaliação da composição corporal e dos níveis de aptidão física, foi utilizada a bateria de testes do Fitnessgram, em ambos os grupos, antes e após as oito semanas do programa. Foram utilizados testes não paramétricos para a avaliação das diferenças entre os grupos e entre os momentos de avaliação. O grupo experimental apresentou uma tendência para a estabilização dos valores da composição corporal e para o aumento dos níveis de aptidão física, contrariamente ao grupo de controlo, que apresentou uma tendência para o aumento da composição corporal e para a diminuição da aptidão física. Os resultados do presente estudo parecem demonstrar que um programa de actividade física permite a manutenção dos valores de composição corporal e de aptidão física numa amostra de estudantes obesos. Estes dados sugerem que a elaboração de programas de actividade física deve ser uma preocupação na população escolar.Abstract Chapter 1. The aim of the current chapter is to expose my intervention in the pedagogic practice carried in the school “Escola Secundária Quinta das Palmeiras” that make part of the group of Physical Education and oriented by the teacher Nuno Rodrigues. I had the privilege of experiencing many experiences of the scholar context, since the teaching to the organization and orientation of activities, where is mentioned the elaboration of orientation plans and defined strategies to the intervention with the students in class and in the activities. Place in practice the acquired knowledge in previous years, the direct contact with the reality of a Physical Educator and the acquisition of new experiences, promoted the increase of my formation as a future physical educator, archiving cognitive, physical and socio-emotional gains in the students, so they become better citizens in the future. Chapter 2. The aim of the current study was to evaluate the effects of a physical activity-training program on body composition and physical fitness in female obese and pre obese students. An experimental group of eight students (12,13±0,99 years-old) and a control group of eight students (13,25±1,16 years-old) were selected. The experimental group was involved in a three-day physical activity per week (aerobic and strength training), during eight weeks. Fitnessgram protocol was used to evaluate body composition and physical fitness, in both groups, before and after the eight weeks training program. Non-parametric tests were used to evaluate differences between groups and between evaluation moments. The experimental group presented a trend to maintain body composition values and to increase physical fitness, in opposition to control group, which presented a trend to increase body composition and to decrease fitness levels. These data seem to demonstrate that a physical activity-training program allows maintaining body composition and physical fitness in a sample of obese students. These data suggest that physical activity-training program should be applied on school.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumMarialva, Andreia Filipa Alexandre2015-04-13T15:21:17Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3254porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:36Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:43.674475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Capítulo 1. O objectivo do presente capítulo prende-se com a exposição da minha intervenção no estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Quinta das Palmeiras estando inserida no grupo de Educação Física, e orientada pelo Professor Nuno Rodrigues. Tive o privilégio de vivenciar diversas experiências do contexto escolar, desde a leccionação até à organização e orientação de actividades, onde é mencionado a elaboração de planos de orientação e definidas estratégias para a intervenção com os alunos em aula e nas actividades. Colocar em prática o conhecimento adquirido em anos anteriores, o contacto directo com a realidade de um profissional de Educação Física e a aquisição de novas experiências, promoveu o aumento da minha formação como futura profissional de Educação Física, conseguindo promover ganhos cognitivos, físicos e sócio-afectivos nos alunos, de forma a estes se tornarem melhores cidadãos no futuro. Capítulo 2. O objectivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da aplicação de um programa de actividade física na composição corporal e no nível de aptidão física em alunas obesas e pré-obesas. Foi seleccionado um grupo experimental constituído por oito alunas (12,13±0,99 anos) e um grupo de controlo constituído também por oito alunas (13,25±1,16 anos). O grupo experimental foi sujeito a três dias de actividade física (treino aeróbio e treino de força) semanal, durante oito semanas. Para a avaliação da composição corporal e dos níveis de aptidão física, foi utilizada a bateria de testes do Fitnessgram, em ambos os grupos, antes e após as oito semanas do programa. Foram utilizados testes não paramétricos para a avaliação das diferenças entre os grupos e entre os momentos de avaliação. O grupo experimental apresentou uma tendência para a estabilização dos valores da composição corporal e para o aumento dos níveis de aptidão física, contrariamente ao grupo de controlo, que apresentou uma tendência para o aumento da composição corporal e para a diminuição da aptidão física. Os resultados do presente estudo parecem demonstrar que um programa de actividade física permite a manutenção dos valores de composição corporal e de aptidão física numa amostra de estudantes obesos. Estes dados sugerem que a elaboração de programas de actividade física deve ser uma preocupação na população escolar. |
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