A banda desenhada no processo de ensino-aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda de Fátima Teixeira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/35009
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_671894bc20d504a8854b968cbf88f28c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/35009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A banda desenhada no processo de ensino-aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoBanda desenhadaMateriais didácticosEscritaMotivaçãoEnsino básico (1º ciclo)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018Este relatório apresenta um conjunto de recursos motivadores desenvolvidos numa turma do 3.º ano de escolaridade, na disciplina de Inglês, no Colégio Manuel Bernardes. Este foi feito no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo de 2016/2017. Foram disponibilizadas onze aulas, de 45 minutos, ao longo das quais foi lecionada a unidade didática “playground activities”. Esta foi planificada tendo presente as especificidades do grupo etário. A problemática desta investigação prende-se com a construção do conhecimento de práticas pedagógicas eficazes para a promoção do gosto pela escrita através da banda desenhada (BD) em língua inglesa. Este estudo visa assim compreender o papel da BD para o desenvolvimento da literacia, de vocabulário e do conhecimento geral, com o objetivo de criar hábitos de escrita autónomos alicerçados numa vontade genuína de escrever e desenvolver uma BD. Os materiais aplicados foram criteriosamente escolhidos e recorreu-se a alguns instrumentos de avaliação, tais como um teste de avaliação, um questionário e a criação de uma BD individual, de forma a determinar a relevância e influência da metodologia aplicada no desenvolvimento geral das competências dos alunos. A criação da BD veio despertar nos alunos o gosto pela escrita e melhorar a sua capacidade de comunicação escrita, bem como o diálogo entre colegas. Após a recolha e análise dos dados pode-se constatar que a BD, quando usada nas aulas de inglês do 1.º ciclo, permite desenvolver nos alunos uma maior responsabilidade e autonomia, o gosto pela escrita e, o sentido crítico e reflexivo. Neste relatório pode-se constatar que utilizando com regularidade este recurso pedagógico motivador, em conjunto com uma seleção coerente de materiais didáticos, é possível desenvolver a escrita por prazer, podendo ser uma força motriz para o desenvolvimento global do aluno. Hábitos de escrita potenciam o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional, para além de permitirem a vivência de experiências que lhe estariam de outra forma vedadas.This report presents a set of motivational resources that were developed for a third grade English as a Foreign Language class at Colégio Manuel Bernardes. It was done within the context of the Student Teaching Practice during the 2016/2017 academic year. The teaching practice consisted in eleven classes where the didactic unit “playground activities” was developed accordingly to the age of the students. The present study looks into the importance of developing effective pedagogical practices, such as encouraging writing through the use of comics. Therefore, this research aims at understanding the impact comics have in the development of literacy, particularly to learn vocabulary and acquire knowledge. With this in mind, the purpose of my teaching practice was to develop independent writing habits based upon the creation of a comic strip. The teaching materials used were also carefully selected and several elements of assessment were applied, such as a written test, a survey and the creation of a comic strip. With this, it was possible to assess the relevance and influence of the chosen methodology. The opportunity to develop a comic strip in class helped to improve students’ writing skills, increase their ability to communicate and improve their social interaction skills. Considering all that was applied, it is evident that comics allow teachers to create a better learning environment, while also boosting responsibility and self-sufficiency among students, besides improving their critical judgment. It is also possible to verify that the regular use of comics, combined with a coherent selection of didactic materials, can be a powerful pedagogical resource that motivates students and promotes writing. In this sense, comics may be used to enhance the students’ global performance, while also creating important writing habits that develop the cognitive, affective and emotional aspects. Lastly, this method also allows learners to experience alternative modes of learning that would otherwise be inaccessible to them.Cavalheiro, Lili LopesRepositório da Universidade de LisboaSilva, Fernanda de Fátima Teixeira da2018-10-11T14:35:43Z20182018-02-232018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/35009TID:202193284porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/35009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:34.780479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A banda desenhada no processo de ensino-aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
title A banda desenhada no processo de ensino-aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A banda desenhada no processo de ensino-aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Silva, Fernanda de Fátima Teixeira da
Banda desenhada
Materiais didácticos
Escrita
Motivação
Ensino básico (1º ciclo)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A banda desenhada no processo de ensino-aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full A banda desenhada no processo de ensino-aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A banda desenhada no processo de ensino-aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A banda desenhada no processo de ensino-aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A banda desenhada no processo de ensino-aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Silva, Fernanda de Fátima Teixeira da
author_facet Silva, Fernanda de Fátima Teixeira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalheiro, Lili Lopes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernanda de Fátima Teixeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Banda desenhada
Materiais didácticos
Escrita
Motivação
Ensino básico (1º ciclo)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Banda desenhada
Materiais didácticos
Escrita
Motivação
Ensino básico (1º ciclo)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-11T14:35:43Z
2018
2018-02-23
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/35009
TID:202193284
url http://hdl.handle.net/10451/35009
identifier_str_mv TID:202193284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134428616720384